🔎 Um vídeo satírico que mostra objetos como uma escultura de um pênis e um tapete com o rosto de Che Guevara na entrada da @fiocruz, no Rio de Janeiro, vem sendo compartilhado nas redes como se fosse real.
💻 Os objetos mostrados foram inseridos digitalmente em trechos de um vídeo publicado pelo @JornalOGlobo em julho de 2018 sobre o prédio da fundação.
❌ O vídeo editado foi publicado originalmente por um usuário do TikTok em maio, para satirizar um áudio da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro. Porém, na última semana, o conteúdo passou a ser compartilhado como se fosse um registro real da sede da Fiocruz.
NO AR. Bolsonaro promete provas de fraude, mas apresenta alegações já desmentidas sobre as urnas eletrônicas aosfatos.org/noticias/bolso…
🗳️ Em live nas redes sociais nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro citou suposto indício de fraude nas urnas eletrônicas durante a eleição de 2018.
❌ A declaração é FALSA porque a denúncia mencionada pelo presidente foi desmentida ainda durante as eleições de 2018. O TRE-MG analisou as imagens e concluiu que se tratava de uma montagem, conforme mostra vídeo.
🚨 Em live nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro usou peças de desinformação que circulam nas redes e já foram checadas por Aos Fatos para levantar desconfiança sobre o funcionamento das urnas eletrônicas.
🗳️ Um dos vídeos exibidos trata-se de montagem que circulou nas eleições de 2018. A peça de desinformação alegava que uma urna teria sido fraudada para que, ao digitar o número 1 na votação para presidente, mostrasse a foto de Fernando Haddad. aosfatos.org/noticias/nao-e…
❌ Em 2018, uma análise técnica do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) apontou que o vídeo apresentava indícios de manipulação e edição. O @TSEjusbr também confirmou que o material é falso. Na época, o vídeo foi compartilhado pelo hoje senador Flávio Bolsonaro.
⚠️ O presidente Jair Bolsonaro já afirmou mais de 90 vezes que o STF delegou as ações de combate à pandemia unicamente a governadores e prefeitos. O que é FALSO. O dado é do nosso contador de declarações do presidente. aosfatos.org/todas-as-decla…
⚖️ O @STF_oficial decidiu que o governo federal não poderia invadir competências de prefeitos e governadores. Isso não quer dizer que Bolsonaro foi afastado do combate à pandemia: medidas de abrangência nacional são de responsabilidade da União.
😷 Cabe ao governo federal, por exemplo, as medidas sanitárias relativas a fronteiras e estradas, além da coordenação de ações nacionais de medidas de contenção da pandemia, como a vacinação.
NO AR. Vídeo que mostra chuva de granizo não é recente nem foi gravado em Campo Mourão aosfatos.org/noticias/video…
❄️ O registro circula pelo menos desde dezembro de 2018 na internet e já foi atribuído às cidades baianas de Porto Seguro e São Gabriel, além de Orizona (GO) e Mauriti (CE).
🌨️ Além disso, não houve chuva de granizo na terça-feira (27) no Paraná, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). aosfatos.org/noticias/video…
Yacunã Tuxá (@yacunatuxa) mostra "o protagonismo das mulheres indígenas em defesa do território, do espírito e, principalmente, em defesa da vacina para salvar vidas". O obra faz parte do Artefato. Compartilhe!
@yacunatuxa Yacunã Tuxá (@yacunatuxa) é artista visual da etnia Tuxá de Rodelas, no interior da Bahia, colaborou para revistas como Vogue Brasil e Claudia. É ativista da causa indígena LGBTQIA+.
Hoje no tira-dúvidas: Vacinas contra Covid-19 transformam as pessoas em ímãs?
NÃO! Nada na composição das vacinas pode transformar a pele humana em um ímã.
NO AR. Desinformação nas redes sobre senadores da CPI da Covid-19 mira G7 com falsos casos de corrupção aosfatos.org/noticias/desin…
📡 Levantamento do Radar Aos Fatos mostra que conteúdos desinformativos já checados pela nossa equipe sobre senadores da CPI da Covid-19 alcançaram ao menos 485 mil interações no Facebook e no Twitter.
🎯 Em comum, a maioria dos posts contendo alegações falsas ou distorcidas busca associar à corrupção integrantes da comissão que se declaram independentes e oposicionistas em relação ao governo Bolsonaro, o chamado G7.