A China está em 1º lugar nas Olímpiadas, e isso não é um acidente de percurso. Articulando esforços produtivos, em infraestrutura e voltados também à saúde, as medalhas chinesas são reflexos de uma política de Estado de desenvolvimento da indústria do esporte. Eu te explico 👇🏾
1. Até agora, na metade dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a China já ultrapassou suas medalhas de ouro dos Jogos anteriores. O país lidera o quadro de medalhas com 32 ouros, 21 pratas e 16 bronzes, seguida pelos EUA. O anfitrião, Japão, está em 3º lugar.
2. De 1993 a 2008 o orçamento voltado ao financiamento nacional e provincial dos esportes passou de cerca de 1bi yuans para mais de 24bi yuans.
Fonte: GAS (1993 - 2008) Statistical Yearbook of Sport 2008. Beijing, China: General Administration of Sport.
3. Em outubro de 2014, o governo chinês divulgou um documento que estabelecia a missão de criar a maior indústria esportiva do mundo, com meta de cinco trilhões de RMB em receita anual até 2025.
sport.gov.cn/n319/n4835/c97…
4. Em 2018, a produção total da indústria esportiva nacional foi de 2.657,9 bilhões de yuans, com valor agregado de 1007,8 bilhões de yuans. O valor agregado da indústria do esporte representou 1,1% do PIB.
sport.gov.cn/n319/n4835/c94…
5. Composição indústria esportiva: Serviços esportivos são 65% da indústria, com valor agregado de RMB653bi; Fabricação de artigos esportivos e produtos são 34% da indústria, valor agregado de RMB340bi; Construção de instalações esportivas contou com valor agregado de RMB15bi.
6. No final de 2018, haviam 238.000 empresas compondo indústria do esporte, com 4,439 milhões de empregados (excluindo indústrias e autônomos). Os ativos totais das empresas ultrapassaram os RMB 3 trilhões. Os lucros das empresas da indústria do esporte foi de RMB234,64 bilhões.
📚 Para saber mais:

TAN, Tien-Chin; HOULIHAN, Barrie. Chinese Olympic sport policy: Managing the impact of globalisation. International review for the sociology of sport, v. 48, n. 2, p. 131-152, 2013.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Melissa Cambuhy

Melissa Cambuhy Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MelissaCambuhy

23 Jul
[THREAD] 1,4 bilhão de pessoas, e ainda assim a China conseguiu erradicar a pobreza extrema no país. Como isso foi possível? Segue o fio que eu te explico. 👇
[1] Em 25 de fevereiro deste ano, o governo chinês anunciou que a pobreza extrema havia sido abolida do país, uma vitória histórica que teve seu processo iniciado ainda na Revolução Chinesa, há sete décadas atrás.
[2] Na fase iniciada em 2013, o governo chegou a gastar 1,6 trilhão de yuans para construir 1,1 milhão de km de estradas rurais, levando acesso à internet a 98% dos vilarejos pobres, reformando casas para 25,68 milhões de pessoas e construindo novas moradias para 9,6 milhões.
Read 7 tweets
21 Jul
Para uma Comunidade global de futuro compartilhado 🇨🇳 🌍
Sobre as vacinas chinesas e o combate à COVID-19, segue o fio 🧵 🧶
1. Bem público global: A China forneceu ao mundo mais de 570 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, o que faz do país o maior fornecedor de vacinas. Capacidade chinesa de produção de vacinas contra Covid-19 chegou a 5 bilhões de doses ao ano.
2. A China forneceu vacinas para mais de 100 países. E diferente de países como EUA e Reino Unido que priorizaram uma vacinação local, o país vacinou sua população e doou matéria-prima e vacinas para o mundo de forma equânime.
Read 7 tweets
16 Jul
Desenvolvimento e Institucionalidade trabalhista
A experiência chinesa desmantela o que se convencionou chamar de a “Hipótese de Direitos”, recolocando o papel do Estado e da política no centro do debate sobre desenvolvimento nacional ao Sul do mundo.🧶
A “Hipótese de direitos” dando centralidade aos instrumentos jurídicos para garantia dos contratos e da propriedade, impõe certa receita para o desenvolvimento nacional com mínima intervenção estatal e pré-requisitos institucionais voltados à garantir a eficiência do mercado
visando um ambiente que, pelo menos teoricamente, atrairia o investimento privado e promoveria a especialização produtiva. Na China observamos não só a utilização de normas e instituições para a “criação de mercado” a partir de 1.978, como também a sofisticação de um arranjo
Read 10 tweets
8 Jul
Nota sobre China, PCCh, políticas de igualdade de gênero e perspectiva histórica 🧶
Dados descontextualizados do processo histórico de cada país dizem muito pouco da realidade concreta. É necessário implicar as questões em perspectiva histórica, inclusive os debates sobre gênero.
Enquanto a partir de 1800 no Ocidente as mulheres brancas se organizavam em torno da pauta do sufrágio, as mulheres chinesas eram exploradas pelo colonialismo britânico.
Em 1920, nos EUA, as mulheres conquistam o direito ao voto - o mesmo direito só chega aos negros(as) em 1965 na grande democracia - enquanto a China era golpeada pelo Tratado de Versalhes que entregava parte do território chinês antes controlado por alemães, para o Japão.
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(