Não é verdade que, no WhatsApp "a maior parte dessas mensagens é formada por áudios, vídeos e imagens, elas já ficam armazenadas em servidores e poderiam ser examinadas".
Qual a lógica de combater desinformação com afirmações falsas @JornalOGlobo?
Entenda, @JornalOGlobo: 1. Manter registros de "cadeias de encaminhamento de mensagens" vincularia diretamente usuários a conteúdos de mensagens instantâneas
@JornalOGlobo Entenda, @JornalOGlobo: 3. Registrar uma "cadeia de encaminhamento de uma mensagem" não equivale a manter "registros telefônicos", ou "registros de conexão" e "de acesso a aplicação de internet".
Entenda, @JornalOGlobo: 4. Coletar, armazenar e tratar metadados é tão perigoso quanto acessar o conteúdo das comunicações privadas
Entenda, @JornalOGlobo: 5. Singularizar uma mensagem e identificar de forma inequívoca sua autoria é praticamente impossível
Entenda, @JornalOGlobo: 6. Prever qual mensagem será ou não viral é impossível
Entenda, @JornalOGlobo: 7. Burlar "o registro da cadeia de encaminhamento" é muito fácil
Entenda, @JornalOGlobo: 8. A proposta reduzirá a segurança do ecossistema digital no Brasil como um todo
Entenda, @JornalOGlobo: 9. A proposta gerará prejuízos econômicos ao Brasil
Entenda, @JornalOGlobo: 10. A proposta é ilegal e inconstitucional
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Hoje o debate sobre Inteligência Artificial trouxe uma pequena mas importante vitória na luta antirracista. A Comissão de Juristas do Senado (composta por 18 pessoas brancas) divulgou nesta 4ªfeira 15 nomes de pessoas negras que participarão de 4 audiências públicas da CJSubIA.
As 4 audiências públicas da "Comissão de Juristas responsável por subsidiar elaboração de substitutivo sobre inteligência artificial no Brasil" ocorrerão entre 28/04 e 13/05. Serão 12 paineis com um total de 60 especialistas. Subiu de 0 pra 25% a quantidade de pessoas negras.
Há integrantes do @AqualtuneLab e há quem se dedique com afinco a ressaltar a importância de a negritude participar e ser ouvida, considerada e respeitada nos espaços públicos.
✊🏾✊🏾✊🏾
Não é o fim de nada. 25% é pouco e alguns painéis ainda ocorrerão sem nenhuma pessoa negra.
Hoje o Plenário da @camaradeputados aprovou a adesão do Brasil à Convenção (de Budapeste) sobre o Cibercrime de 2001, do *Conselho da Europa*.
2 detalhes: não é norma da União Europeia; a pressa com que a proposta tramitou na câmara, do nada e de repente! camara.leg.br/noticias/81413…
Em 17 junho desse ano a Comissão de Relação Exteriores e Defesa Nacional da Câmara apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 255 de 2021, que "Aprova o texto da Convenção sobre o Crime Cibernético, celebrada em Budapeste, em 23 de novembro de 2001" camara.leg.br/propostas-legi…
A proposta vem da Mensagem Nº 412 do Poder Executivo, de 22jul2020, a qual encaminhou Exposição de Motivos dos Ministros de Estado das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, de 09jun2020. Ali que está o pulo do gato, ou melhor da data. camara.leg.br/proposicoesWeb…
O painel integra o XXI @sbseg_sbc 2021 – Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistema Computacionais, evento científico (que começou hoje e vai até o dia 07) promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação @sbcbrasil. sbseg2021.ufpa.br/programacao.php
Quero falar: 1. do termo #FakeNews 2. do enfrentamento institucional no Congresso 3. do enfrentamento institucional no STF 4. do enfrentamento eleitoral 5. do enfrentamento jurídico 6. dos riscos da desinformação 7. das possíveis soluções
O domingo promete!
1. O termo #fakenews ("notícias falsas") é impreciso e limitado. Claire Wardle @cward1e da @firstdraftnews propõe 7 tipos de desinformação e má informação (ver quadro), lista 8 finalidades e uma matriz de criação da desinformação