Sobre diamantes, bilionários e negros

O capitalismo, por definição, é um regime econômico de concentração de renda e riqueza. Sempre teremos uma minoria concentrando renda e riqueza - uns países com mais concentração e outros com menos, mas sempre concentração.

👇
Não existe isso de "todos ricos". Isso é um delírio e desconhecimento do capitalismo. Para existir um bilionário usando um diamante de milhões tem que existir milhões de trabalhadores/as explorados e vivendo com pouco ou nada. São relações complementares.

👇
Sem falar no fato de que boa parte dos diamantes em circulação vem de África. Mercado explorado por elites locais e dominado por monopólios estrangeiros, normalmente de origem do país colonizador. Quem fica rico com esse comércio mora na França, Inglaterra, Bélgica etc.

👇
O Congo, por exemplo, é um país riquíssimo em minérios. O Congo também é rico em diamantes. É provável que boa parte dos diamantes no pescoço de celebridades vem do Congo. Olhem a situação econômica do país e da classe trabalhadora: miséria e subdesenvolvimento

👇
Então, quando você olha um bilionário dos EUA com um diamante milionário, pense em duas coisas: isso expresssa a exploração de milhares nos EUA e também a exploração na ordem internacional, o imperialismo, o subdesenvolvimento, especialmente de África.

👇
E quando a pessoa bilionária é negra? Não muda a dinâmica. Continua expressando concentração de renda e riqueza no plano interno e internacional. O diamante do Congo tá no corpo de um bilionário negro ou branco não muda em nada os mecanismos de exploração e subdesenvolvimento

👇
E a questão da representatividade? Veja. Se uma pessoa precisa de uma celebridade da grande mídia para se reconhecer, sentir-se bem consigo mesmo e se aceitar, já temos um problema. Especialmente se autoestima está ligada a dinheiro e ostentar riqueza

👇
Pense que problemático. Uma mulher ou um homem negro precisa ver uma celebridade bilionária para se sentir bem? Então autoestima, reconhecimento e identidade está ligada a riqueza, a ostentação e não a uma história de luta, resistência, força, combate.

👇
Fora isso, num mundo com cada vez mais precarização, pobreza, desemprego, baixos salários, concentração de renda e riqueza, qual o efeito mesmo de um pobre cada vez mais precário ver uma bilionária com diamante? Isso realmente melhora a autoestima? Nunca vi provas disso.

👇
Acrescento que falar "quero que todas as mulheres negras usem diamantes" é uma besteira. Eu quero que o Vasco ganhe a Libertadores todo ano. Não vai. No mundo real, as mulheres negras do Brasil, EUA e África estão cada dia mais pobres e exploradas.

👇
Mas tem quem ganha com esse discurso de empoderamento via representatividade? Sim. Pessoas de classe média que querem mais espaço no mercado com melhores posições e salários e usam esse discurso para disputar mais oportunidades. Zero problemas. Mas não combate o racismo

👇
Dona Maria, mulher negra e pobre, não vai ter nenhuma mudança na sua condição, mas é possível que figura que seja jornalista ou ator sem espaço na mídia melhore suas oportunidades. Zero problemas. Mas isso não é luta antirracista. E nunca vai acabar com o racismo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel

Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_makavelijones

5 Sep
A ideia de fazer pessoas de "google da sua opressão" tá ligado a compreensão de que antirracismo, por exemplo, é criar uma dinâmica neurótica de policiamento de costumes, falas, comportamentos e afins no cotidiano.

👇
Vem junto com isso o "reconheça seus privilégios" e o lugar de fala. Nessa lógica não se trata de aprender para entender melhor a realidade e transformá-la, mas se adaptar a uma lógica ideal no cotidiano. Lógica mobilizada via sentimento de culpa pequeno burguesa.

👇
E não me entendam errado. Mudar ações e falas no cotidiano é importante, mas não é um fim em si mesmo e sim parte subordinada do projeto político. Eu preciso combater práticas machistas porque não existe TOMADA DO PODER POLÍTICO sem união de trabalhadores homens e mulheres

👇
Read 7 tweets
26 Aug
Nota Política do PCB-SP contra a tentativa de proibir as manifestações populares e anti-bolsonaro do dia 07/09

Conforme os últimos pronunciamentos de João Dória na imprensa, há á intenção de proibir as manifestações contra bolsonaro das forças de esquerda.

👇 Image
O governador objetivamente assume o lado das manifestações pró-Bolsonaro de caráter neofascista, sob o protexto de não criar espaços para conflitos, desse modo o governador tucano deixa cair sua máscara e mostra seu rosto BolsoDória.

👇
As forças progressistas, socialistas e comunistas já definiram o local da manifestação no centro histórico da cidade de São Paulo, bem distante da Avenida Paulista, para que não haja provocação por parte dos fascistas. O ato no Anhangabaú tem um caráter de protesto duro

👇
Read 8 tweets
15 Aug
Gente, vocês sabem armas modernas não é tipo cocaína que dá para fazer num laboratório vagabundo no meio da selva. A quase totalidade das armas em circulação tem origem legal e passou por um processo de produção industrial e bem complexo.

👇
Aliado a isso, imagine um fuzil produzido na Rússia, EUA, Bélgica ou Israel e como eles chegam nos quatro cantos do mundo. O processo logístico disso. Armas precisam ser transportadas em quantidade considerável passando pela infraestrutura global do comércio capitalista

👇
Pegue o exemplo do Talibã. Vocês sabem que com a moeda do Afeganistão ninguém compra nada, né?! Os lança foguetes, fuzil, granadas e afins, vão ser comprados com dólar. O Talibã precisa de dólares. Em algum momento da transação, alguém tem que fazer a lavagem de dinheiro

👇
Read 5 tweets
10 Aug
Faz poucos dias o Carrefour ameaçou de PROCESSO pesquisadores que querem publicar um livro sobre o assassinato de João Alberto. O mesmo Carrefour do "comitê antirracista" e que usou o nome de várias pessoas para marketing e subir as suas ações na bolsa

👇
O uso do nome de pessoas negra, especialmente "ativistas", para limpar a imagem, fazer marketing e evitar pressão política é conhecido. Mesmo assim, alguns, com pânico moral e todo tipo de acusação, negam o debate. Normal. O debate continuará sendo feito.

👇
Em 2019, quando criticávamos o social-liberalismo de Tabata Amaral, fomos chamados de "machista" (por crítica POLÍTICA!), invejoso, ressentido e todo tipo de coisa. É do jogo. Somos comunistas e estamos acostumados com terrorismo moral e tentativa de fechar o debate.
Read 4 tweets
9 Aug
O bolsonarismo se formou a partir do encontro entre a tradição autoritária, militarista e fascista legada de 1964 e o liberalismo econômico representado por Paulo Guedes (e cimentado por outros elementos, como o lavajatismo).

O militarismo de Bolsonaro tem raízes claras

👇
Ustra, AI-5, golpe de 1964, Dops etc. Contudo, como sempre, é preciso pagar tributo a ideologia liberal e colocar no meio Hugo Chávez, Stálin, Mao, Coreia do Norte etc.

Note, quem vê esse comentário do Sakamoto compartilhado pelo Mídia Ninja pode achar que desfile militar

👇
e ostentação de poder bélico não é feito em "democracias", como se isso não acontecesse nos Estados Unidos, França, Inglaterra etc.

O problema é o motivo do desfile militar, seu significado tático e político. Em suma, o significado nacional disso dentro da história nacional

👇
Read 5 tweets
28 Jul
Liberdade para todos os presos políticos de São Paulo
Solidariedade a Paulo Galo, Gessica e Biu!

Nota política do @partidaope

Nessa quarta-feira, dia 28, enquanto se apresentava voluntariamente à delegacia para prestar esclarecimentos,

👇
Paulo Galo foi surpreendido com uma ordem de prisão preventiva. A prisão preventiva é um instrumento que deveria ser usado em caso de interferência nas investigações ou de risco à sociedade. Não é o caso de Galo, Gessica e Biu, os três presos de forma absurda pelo governo de SP.
O uso ilegal da prisão preventiva, quando os investigados estavam colaborando, deixa explícito o objetivo de criminalizar a militância política na ação do Governo Dória.

👇
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(