1/ É um evento raro conseguir dados de óbitos e internações com separação entre vacinados e não vacinados. Esse gráfico foi publicado no dia 24/8 na Folha, sobre os óbitos e internações no estado do RJ dos acima de 60 anos. www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
2/ A partir dos dados de vacinas e da pirâmide etária do IBGE, sabemos que cerca de 70% das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos foram vacinadas no Rio de Janeiro. Pegando a última data do gráfico, ocorreram 311 óbitos no total e 111 entre os totalmente vacinados.
3/ Ou seja, 35% dos óbitos são de vacinados. Se a vacina tivesse 0% de eficácia, haveria 70% de mortos vacinados.
4/ Fazendo uma simplificação que beira a irresponsabilidade para ser didático, como a mortalidade foi de 35%, pode-se dizer que a eficácia das vacinas é de cerca de 50% para óbitos.
5/ E estou sendo bem razoável com as vacinas, pois não estou nem atribuindo nenhuma ponderação para considerar os 118 infelizes que faleceram após a primeira dose, que literalmente estão sendo excluídos do cálculo.
6/ Para a internação, os vacinados também levam vantagem, pois pelo último valor do gráfico, são 339 internações de vacinados e 1090 internações no total, ou seja, 31% de internações para uma população de 70% de vacinados.
7/ Fazendo a mesma simplificação quase que irresponsável, a eficácia "de padeiro" seria de 55%. Mais uma vez estou "esquecendo" os 364 internados que tomaram a primeira dose, que deveriam entrar, pelo menos com alguma ponderação, na conta das vacinas.
8/ Esses dados mostram que nenhuma vacina é a "bala de prata" e tem que ser complementada com outra abordagens terapeuticas, como por exemplo o tratamento imediato.
9/ E não podemos esquecer que a eficácia das vacinas estão decaindo muito rapidamente e não temos a menor transparência sobre os efeitos colaterais das vacinas, que fazem parte da equação de "risco/benefício" das vacinas ou de qualquer tipo de intervenção médica.
Corrigindo, foram 128 que faleceram com a primeira dose.
10/ Por fim, reforço que essa análise tem um viés a favor das vacinas, pois se somar o total de óbitos e internados com a primeira dose na conta das vacinas, o resultado iria ser MUITO PIOR para as vacinas.
11/ Adotei a posição mais vantajosa às vacinas possível, desconsiderando totalmente as ocorrências com quem foi vacinado parcialmente.
12/ Complemento com a divisão percentual por tipo de vacina na população com idade igual ou superior a 60 anos no estado do RJ. FIO... É a AstraZeneca e BUT... é a CoronaVac, as legendas sairam truncadas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lorenzo Ridolfi

Lorenzo Ridolfi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lorenzoridolfi

7 Sep
1/ O nerd aqui calculou o tamanho da esplanada dos ministérios sem a praça dos 3 poderes com base na foto do Google com escala (no canto inferior direito), que corresponde a área pintada de verde.
2/ Tem cerca de 1600 metros de comprimento por 200 de largura, que equivale a 320.000 m². Os cálculos de tamanho de multidão assumem uma densidade de 3 a 9 pessoas por m², sendo que a partir de 6 já ficaria difícil a locomoção.
3/ Se assumirmos que sejam 3, já daria algo bem próximo de 1 milhão de pessoas. Se ficar apertado, evidentemente o número aumentaria.
Read 4 tweets
5 Sep
1/ Dando um zoom na cidade do Rio de Janeiro, no período "vermelho" ainda com muita instabilidade nos dados, o número de óbitos entre vacinados está muito alto.
zerobias.info Image
2/ Talvez haja um viés no atraso em relação ao status de vacinação, mas é mais provável ser em relação aos "sem informação", pois acredito que supor que os hospitais/municípios que apuram mais rápido também preencham melhor o formulário do paciente seja mais razoável.
3/ Acho mais difícil que o atraso tenha uma grande influência na proporção entre vacinados e não vacinados, mas não é possível assumir ainda que não há esse viés. Mas já há algum tempo que há mais óbitos entre os vacinados.
Read 5 tweets
5 Sep
1/ O site foi atualizado com os gráficos de óbitos pela data efetiva do falecimento separado pelo status de vacinação da pessoa da base SRAG. Temos gráficos para o Brasil, todos os estados e para os 154 municípios com mais de 200.000 habitantes.
zerobias.info Image
2/ O status de vacinação é divido entre os que não foram vacinados, receberam uma dose da vacina, duas doses, os que há a informação que foram vacinados, mas não se sabe quantas doses, e, por fim, os óbitos que não possuem informação de vacinação.
3/ Pelo gráfico do Brasil nota-se que ainda há muitos óbitos sem o preenchimento do status de vacinação do óbito na curva "Sem Informação", mas há uma queda grande nessa curva, mostrando que o registro das informações da vacinação está crescendo.
Read 5 tweets
1 Sep
1/ Dando um gostinho dos novos gráficos que entrarão em breve no site com informações de óbitos por status de vacinação. Não por acaso escolhi a cidade de São Bernardo do Campo que é um dos exemplos de preenchimento correto dos dados de vacinação.
2/ Os dados dos pacientes que infelizmente faleceram estão com um índice de preenchimento dos dados de vacinação próximo a 100%.
3/ Infelizmente esse exemplo hoje não é seguido por muitas cidades, inclusive grandes capitais, que ainda apresentam um grande percentual de pacientes de COVID sem informação de vacinação.
Read 7 tweets
30 Aug
1/ A base SRAG já está vindo com informações dos pacientes que tomaram vacinas, mas só agora os campos das vacinas estão sendo preenchidos de fato.
2/ Só a partir de junho que as informações das vacinas começaram de fato a serem inseridas nas fichas de pacientes com mais volume, tanto que a partir dessa data pela primeira vez os pacientes sem informação de vacinação ficaram abaixo dos não vacinados nos óbitos.
3/ Ainda muita incerteza causada pelos pacientes/óbitos sem informação de vacinação, mas felizmente esse percentual está caindo bastante e em breve poderemos entender melhor o cenário nacional.
Read 11 tweets
29 Aug
1/ Segue artigo da conceituada revista Nature confirmando a descoberta do grupo do @FlavioCadegiani que a entrada do virus chinês é mediada por receptores ACE2, TMPRSS2 e androgênicos.
nature.com/articles/s4385…
2/ Tal descoberta possibilitou uma nova linha de tratamento para a COVID por medicamentos anti-androgênicos, que estão entre as terapias com maior eficácia, com toda a comprovação científica do mais alto rigor, e atuam em todas as fases da doença.
3/ O reconhecimento desse feito no exterior é enorme, mas aqui os autores dessa obra continuam sendo perseguidos como charlatões pela nossa imprensa de quinta-categoria simplesmente porque o nosso presidente citou essa pesquisa.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(