O MegaAssalto em #Araçatuba apavorou a população e ainda paralisa a cidade várias horas após o ocorrido, por conta do espalhamento de explosivos.
Estes artefatos, conhecidos como IED (improvised explosive devices) não são muito diferentes dos usados por grupos terroristas.
O Brasil havia criado uma regulamentação para que vários dos insumos usados nestes dispositivos (emulsão, espoleta, cordéis detonantes) tivessem marcação em QR Code, e dispositivos intrínsecos de identificação e rastreabilidade.
Estes dispositivos intrínsecos são pensados para dificultar adulteração e também para permitir a identificação do fabricante e lote mesmo após a detonação.
Fabricantes seriam também obrigados a fornecer material de prova para perícia.
Além disso seria criado um sistema chamado SISNAR - Sist. Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados .
Fabricantes, comerciantes e usuários deveriam alimentar o sistema em tempo real. Após um desvio a polícia conseguiria facilmente identificar e achar o último prop. legal.
Esta portaria de mar/20 indicava que todo o sistema estaria implantado até nov/2020. Baita ferramenta de combate a estes mega-assaltos né?
Mas Bolsonaro mandou e Gen Laerte @exercitooficial revogou tudo, sem maiores explicações. Nada foi colocado no lugar in.gov.br/web/dou/-/port…
Absurdo total né?
Deixemos o crime organizado aterrorizar as cidades pois Bolsonaro não quer atrapalhar seus amigos CACs.
Exército até hoje não explicou claramente a motivação de ter revogado a portaria. @raquelsflopes conta aqui www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020…
PDT e PSOL entraram no @STF_oficial contra a revogação.
Augusto Aras tá com pedido de vistas desde novembro/20.
O caso também está no @TCUoficial, mas o @exercitooficial tem conseguido enrolar.
Nos resta aguardar qual a próxima cidade a ser sitiada.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O caso das armas do #Belo mostra a fragilidade na operação de um sistema que está sendo ainda mais precarizado pelo Bolso.
Para comprar arma a lei demanda certidões negativas (ficha limpa).
Mas mesmo isso pode ser facilmente burlado como este caso👇 metropoles.com/distrito-feder…
E quando a pessoa que tem a arma comete um crime após a obtenção do registro?
Bolson*ro dispensou comprovação de requisitos na renovação à várias categorias.
E aumentou de 5 p 10 anos a validade.
A pessoa só comprova de novo ficha limpa e laudo neste prazo extra.globo.com/casos-de-polic…
Existem duas lacunas, uma é regulamentar e outra de bancos.
Não há uma prática obrigatória de checagem de juízes e delegados (com exceção de mudança recente na Maria da Penha) que obrigue verificar se o réu tem arma (para suspender o registro e apreender) oglobo.globo.com/sociedade/proj…
O dep. Trutis (PSL) é um fervoroso defensor de armas de fogo da base do Bolsonaro e da bancada da bala.
Em fev/20 divulgou que havia sofrido um atentado, mas que por estar armado tinha conseguido repelir os agressores. O relato era digno de filme do Chuck Norris.
Fio🧵 1/8
Uma camionete teria emparelhado com o carro do Dep. e um atirador com carabina havia disparado uma rajada contra o carro do deputado em movimento.
O deputado heroicamente teria sacado a pistola e disparado de volta. À época disse suspeitar de traficantes de drogas e cigarros
2/8
Porém um relatório da PF de 300 páginas, c uso de câmeras, GPS e laudos comprovou a fraude.
No local do suposto atentado a polícia não encontrou estojos, mas com base no GPS do veículo viu que este havia ficado parado em uma estrada vicinal. 3/8 noticias.uol.com.br/colunas/rubens…