Aprovada para uso emergencial na Índia a primeira vacina de DNA contra covid: ZyCoV-D
Eficácia contra infecção sintomática foi de 67٪, mas testes foram feitos já com a delta circulando.
Veja vantagens e desvantagens da tecnologia 👇🧶
Primeiro, ela não precisa de agulhas. É aplicada na pele com um injetor a jato, dispositivo que usa um fluxo super estreito com alta pressão para penetrar na pele.
O jato é alimentado por uma mola ou gás comprimido e administra a dosagem diretamente na pele sem perfurá-la. Não é uma técnica nova, mas pode ajudar contra o medo de agulha, além de não causar dor no braço depois. E ser de rápida aplicação!
O método foi muito usado na década de 1960 para campanhas de vacinação em massa contra varíola e para aplicação rápida de diferentes vacinas em grandes grupos de pessoas, como exércitos.
A área sob a pele é rica em células imunológicas que englobam objetos estranhos, como as partículas da vacina, e as processam. Isso ajuda a capturar o DNA com bem mais eficiência do que no músculo.
Porém, para atingir a eficácia mínima desta vacina, são necessárias 3 doses.
O fato de ser uma vacina de DNA é significativo, por ser uma "prova de princípio" de que as vacinas de DNA funcionam e podem ajudar no controle da pandemia.
Atualmente há mais de 10 vacinas do tipo em desenvolvimento.
Mas como elas funcionam?
A ZyCoV-D contém fitas circulares de DNA conhecidas como plasmídeos, que codificam a proteína spike do SARS-CoV-2, junto com uma sequência promotora para ativar o gene.
Quando os plasmídeos chegam ao núcleo da célula, são convertidos em mRNA, que vai para o citoplasma, e é traduzido na própria proteína spike.
É assim que a própria maquinaria da nossa célula faz a proteína mais famosa do vírus, aquela que ele usa para acessar nossas células e infectá-las...
A partir daí começa a ativação do sistema imune contra esse invasor (que é inofensivo, mas serve pra mostrar como é o vírus), e nossas defesas vão sendo montadas. Quando encontrarmos o vírus, nosso corpo já terá aprendido a reagir.
Uma outra vantagem da vacina de DNA é que ela é bem mais estável que a de mRNA, sendo mais fácil de produzir e de estocar seus componentes e a própria vacina já pronta.
Além da covid, espera-se que a tecnologia de DNA possa ser uma solução aplicada para muitas outras doenças ainda sem vacina.
👩🏽🚀 👨🏿🚀 Novos trajes de astronauta para futura exploração da Lua e de Marte são testados no mesmo deserto onde tripulantes da Apollo treinaram na década de 1960 🪐 👇
O atual Programa Artemis da NASA tem como objetivo pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua, perto do Polo Sul lunar, até o final desta década e aproveitar essa para enviar humanos a Marte.
Para isso, várias novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e testadas para ajudar a otimizar a segurança, produtividade e custo-benefício de atividades fora dos módulos e caminhadas espaciais.
Caso detectado foi "Atípica". Quer dizer que um único animal desenvolveu uma mutação que gera a doença. Não é transmissível.
Exportações para a China foram suspensas por protocolo, mas devem voltar.
Já a doença na sua forma comum ocorre por contaminação da ração dos bovinos... com restos de carne bovina.
É uma doença causada por príons. Não se trata de um ser vivo, mas um agente infeccioso composto de proteínas que gera formação de placas no sistema nervoso.
"Por terem formato anormal, os príons não desempenham as funções de proteínas comuns. Tendem a se agregar formando fibras em forma de hélice, as fibras amiloides. Estas fibras se acumulam nas células, afetando seu funcionamento ou levando-as à morte" invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe…