Caso detectado foi "Atípica". Quer dizer que um único animal desenvolveu uma mutação que gera a doença. Não é transmissível.
Exportações para a China foram suspensas por protocolo, mas devem voltar.
Já a doença na sua forma comum ocorre por contaminação da ração dos bovinos... com restos de carne bovina.
É uma doença causada por príons. Não se trata de um ser vivo, mas um agente infeccioso composto de proteínas que gera formação de placas no sistema nervoso.
"Por terem formato anormal, os príons não desempenham as funções de proteínas comuns. Tendem a se agregar formando fibras em forma de hélice, as fibras amiloides. Estas fibras se acumulam nas células, afetando seu funcionamento ou levando-as à morte" invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe…
No microscópio, o cérebro do animal tem uma aparência esponjosa, com vários buracos entre as células. Daí o nome: encefalopatia espongiforme bovina (EEB).
Nos humanos que se contaminam pela ingestão da carne, ela é considerada uma variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob, com sintomas psiquiátricos, perturbações sensoriais, demência, movimentos involuntários, incontinência, desorientação, dificuldade de comunicação movimentação.
🗣 Atenção: não é recomendado comer o coleguinha. 🍖
Doenças priônicas também podem ser adquiridas por canibalismo. É o caso do Kuru, na Nova Guiné, descrito na década de 1950...
"A doença estava associada a canibalismo ritual (ingestão de carne e vísceras de parentes mortos) praticamente extinto hoje. Mulheres e crianças eram mais afetados, pois ingeriam partes do cérebro, enquanto homens adultos consumiam principalmente músculos do cadáver.
A doença afetava principalmente o cerebelo, causando tremores (kuru significa trêmulo), dificuldades de movimentação e de fala."
Príons não são destruídos por cozimento ou congelamento da carne, nem pelos ácidos e enzimas estomacais.
Mas leite e derivados são seguros. A transmissão também pode acontecer por transfusões de sangue e transplantes de órgãos.
Mas como eu já disse, não tem vaca louca típica detectada Brasil. Ninguém está em risco.
Talvez você possa comer menos carne pelo preço mesmo. Ou se esse não é um problema pra você, por razões ambientais também seria uma ótima ideia para todos 🙂🙃
Informações oficiais do Mapa.
Para a OIE liberar as exportações, parece que tem que mandar as amostras pra análise no exterior e posterior confirmação. Então se tiver caroço no angu, não vai dar pra esconder muito fácil.
*Uma correção do primeiro tuíte. A doença atípica não é gerada por contaminação, e sim mutação mesmo. Mas pode ser transmitida sim, se comerem a carne desse animal. Mas não há foco de contaminação no rebanho, na ração por exemplo. Basta ninguém comer aquele animal específico.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
👩🏽🚀 👨🏿🚀 Novos trajes de astronauta para futura exploração da Lua e de Marte são testados no mesmo deserto onde tripulantes da Apollo treinaram na década de 1960 🪐 👇
O atual Programa Artemis da NASA tem como objetivo pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua, perto do Polo Sul lunar, até o final desta década e aproveitar essa para enviar humanos a Marte.
Para isso, várias novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e testadas para ajudar a otimizar a segurança, produtividade e custo-benefício de atividades fora dos módulos e caminhadas espaciais.
Aprovada para uso emergencial na Índia a primeira vacina de DNA contra covid: ZyCoV-D
Eficácia contra infecção sintomática foi de 67٪, mas testes foram feitos já com a delta circulando.
Veja vantagens e desvantagens da tecnologia 👇🧶
Primeiro, ela não precisa de agulhas. É aplicada na pele com um injetor a jato, dispositivo que usa um fluxo super estreito com alta pressão para penetrar na pele.
O jato é alimentado por uma mola ou gás comprimido e administra a dosagem diretamente na pele sem perfurá-la. Não é uma técnica nova, mas pode ajudar contra o medo de agulha, além de não causar dor no braço depois. E ser de rápida aplicação!