por que os astrobiólogos – pessoas que estudam o surgimento da vida e sua possível presença no espaço – costumam procurar por resquícios de vida microbiana e não por algo “mais complexo”?
vale começar dizendo que a procura por vida microscópica não é a única que existe. tem gente buscando, no âmbito científico mesmo, sinais que poderiam ser de civilizações avançadas.
é o caso do SETI, acrônimo em inglês para "Busca por Inteligência Extraterrestre".
esse projeto busca formas de vida alienígenas, sobretudo de sociedades avançadas. o falecido radiotelescópio Arecibo (😢) fazia parte do SETI
porém, procurar por "vida inteligente" não é a regra, já que talvez nem sejamos capazes de detectar e interpretar tais sinais!
“mas me diga, Sofia, POR QUE procurar pela vida microbiana sendo que nós nem podemos enxergá-la?”
te trago três fatos:
1) os seres unicelulares – aqueles que são compostos por UMA ÚNICA CÉLULA – são a MAIORIA no nosso planeta
é, pois é. a gente vê planta pra caramba, artrópode pra caramba, mamífero e ave pra caramba, e ainda sim os micróbios conseguem ser MAIS NUMEROSOS.
dentro desse grupo estão as arquéias, bactérias, protozoários, algumas algas e fungos.*
*já os vírus são acelulares
2) muitos micro-organismos são capazes de viver em ambientes EXTREMOS
eles já foram encontrados em vulcões, fossas marítimas, nos polos da Terra, e alguns até sobreviveram à radiação e ao vácuo do espaço. esses são alguns exemplos do que os extremófilos são capazes de fazer.
se vamos procurar vida fora da Terra, onde a presença de atmosfera e temperaturas amenas é incerta, o ideal é procurar por esses seres ultra resistentes.
já existem estudos que testam a resistência de bactérias, por exemplo, simulando o ambiente de exoplanetas em laboratório!
3) os seres unicelulares são a base da nossa evolução e estão presentes desde o início da vida na Terra
os fósseis mais antigos já achados são de cianobactérias (bactérias fotossintetizantes) encontradas em rochas na Austrália e datam de 3,5 BILHÕES de anos atrás!
acredita-se que a vida se desenvolveu a partir de “um grupo de moléculas complexas com a capacidade emergente de se replicar”(**), originando os primeiros seres unicelulares cerca de 1 bilhão de anos depois que a Terra surgiu. eles, por sua vez, originaram as cianobactérias, ...
…que foram as responsáveis pela produção e liberação do O2 na atmosfera!
concluindo: não podemos ver micro-organismos, é verdade. porém, eles habitam a 🌍 desde que a vida surgiu. seres unicelulares existirem há tanto tempo e serem tão numerosos mostra que eles são um sucesso!
isso tudo, é claro, está dentro do nosso conhecimento sobre a vida aqui. “Para sabermos o que procurar em outro planeta, tomamos como base a vida como a conhecemos na Terra e tentamos extrapolar nosso conhecimento biológico para as condições ambientais extraterrestres.”(**)
dessa forma, é válido pensar que, ao olharmos p/ um corpo celeste procurando vida, é mais provável encontrarmos seres parecidos com esses!
é por isso que cientistas buscam fósseis microbianos em Marte ou bioassinaturas (moléculas produzidas por seres vivos) em atmosferas alheias
os seres mais primitivos e aparentemente “simples” são capazes de mudar biosferas inteiras, sobreviver em ambientes hostis e dar origem a inúmeras formas de vida.
isso é muito lindo, né? ❤
e tenho certeza que a Astrobiologia nos reserva grandes surpresas para o futuro :)
espero que vocês tenham gostado!
sigam os projetos @AstroThreadBR e #BioThreadBR para mais divulgação científica de qualidade no twitter 🤩
se Astronomia já é legal, o que dizer sobre as fotos astronômicas? além de >lindas<, elas também mostram fenômenos incríveis do universo. segue esse fio pra ver algumas imagens que vão te deixar de queixo caído! 👇🧵
1- buraco negro
essa talvez seja a foto mais hypada de todas e com motivo, né. os cientistas fizeram um telescópio GLOBAL e fotografaram pela 1ª vez a sombra de um objeto que não emite luz. a 2ª foto mostra o BN em luz polarizada: uma marca de seu campo magnético
essa impressionante foto de 2013 revela os anéis de Saturno contra o Sol e o sistema Terra-Lua minúsculo sob eles. dentro dessa imagem existem 7 bilhões de pessoas e diversos mundos. ela mostra o quão pequeno nós somos.
Quem nunca quis tirar foto daquela noite super estrelada e se frustrou pois na foto não aparecia nada?
Quer descobrir algumas regrinhas básicas para tirar boas fotos do céu noturno e entender por que isso funciona? Segue essa #AstroThreadBR sobre #Astrofotografia!
Primeira coisa: não conseguimos tirar fotos de estrelas com as configurações normais, usadas em celulares e câmeras no modo automático, por que a luz que chega delas até nós é muito pouca, pelo fato de estarem tão longe.
Assim, aplicativos de celular e o modo manual de câmeras podem nos ajudar a configurar a câmera de forma a captar o máximo de luz possível!