É MUITO DIFÍCIL AMAR E CONVIVER COM UMA PESSOA COM TDAH?

Não!

Todos temos dificuldades, absolutamente todas as pessoas no mundo têm limitações, e qualquer tipo de relacionamento (seja romântico, amizade ou familiar) precisa de empatia, compreensão e adaptação.
Não jogar culpas.
Para uma pessoa neurotípica (sem transtornos ou deficiências) pode ser fácil criticar alguém TDAH pelos nossos sintomas, por “esquecer coisas”, “não prestar atenção”, “fazer várias coisas ao mesmo tempo”, “interromper”, mas NADA disso depende da nossa vontade.
Não é de propósito!
Imagine estar em relacionamento com uma pessoa daltônica e brigar por não elogiar a combinação de cores do seu look? Ou falar que parceiro surdo não ouve seu podcast favorito com você?
É o mesmo que cobrar TDAHs pelos nossos sintomas
Precisamos de compreensão e não mais críticas!
Pessoas TDAHs são mais criativas, geralmente tentam surpreender com gestos que mostram quanto amamos e nos importamos com as pessoas à nossa volta.
Somos mais carinhosos e empáticos
Somos ótimos amigos e parceiros, mesmo com algumas questões próprias ao transtorno.
Tenha empatia
Fazer piadinha ou apontar publicamente falhas de TDAHs causadas pelo transtorno é capacitista e psicofóbico, ou seja, usa nosso ponto fraco que foge completamente do nosso controle para criar preconceito que nos ridiculariza, cria estigmas e contribui para piorar nossas vidas.
Há um especial de 3 episódios do podcast da Tribo TDAH falando sobre TDAHs em todos os tipos de relacionamentos, com estudos científicos comprovados e até depoimentos de pessoas próximas a TDAHs falando sobre nossos pontos positivos que mais amam 🥰

open.spotify.com/episode/6tbRBU…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tribo TDAH®

Tribo TDAH® Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TriboTDAH

13 Sep
VOCÊ SABE O QUE É TDAH?

TDAH é a sigla de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, um transtorno mental que está classificado pela OMS (no CID-11) no mesmo grupo do autismo.

Isso significa que nosso cérebro funciona diferente por causa de processos bioquímicos
Pessoas com TDAH podem ser de 3 tipos: predominantemente desatentas, predominantemente hiperativas e impulsivas ou tipo combinado (que é tudo junto)

Geralmente somos pessoas mais distraídas, inquietas, que interrompem aos outros e pensam em várias coisas ao mesmo tempo
TDAHs não são todos iguais!

Longe do clichê “menino bagunceiro que é mal aluno”, pessoas com TDAH podem também ser extremamente inteligentes ou muito quietas no seu canto

Não há limite de idade para o TDAH, o transtorno nos acompanha pela vida toda muitos têm diagnóstico tardio
Read 9 tweets
22 Aug
STIM OU FIDGET TOYS NÃO SÃO SÓ PARA CRIANÇAS!
Criados para pessoas com TEA, são muito bons para estereotipias do TDAH (uma forma de hiperatividade que muitas vezes nem percebemos, tipo tirar casquinha de ferida, pele da boca, roer unhas, ou só ficar se mexendo ou em objetos) Stim toy, ou fidget toy chamado pop it em formato de picoléSlime Rosa levemente transparente escorrendo das mãos de umFidget Spinner vermelho metálico com três anéis prateadosFidget cube cinza claro com cinco botões em azul claro em u
Stim toys ajudam na concentração, pq ocupamos as mãos com outras coisas e até redirecionamos hábitos que não são bons (ao invés de morder tampa de caneta que pode ter toxinas e a tinta vazar, vc morde borracha mordedor que tem uma textura legal e feita pra isso, por exemplo) 😊
Mas não são só esses stim toys ou fidget toys que ajudam, atividades manuais são positivas de maneira geral.
Por exemplo, tricô pode ser algo que ajuda a se concentrar e focar seus pensamentos enquanto usa as mãos pra fazer outra coisa mais mecânica
Read 9 tweets
12 May
Você sabia que o hiperfoco é uma característica de transtornos de Neurodesenvolvimento como TDAH e TEA?

É um estado mental onde temos toda atenção para um único assunto e podemos ficar tão absorvidos que o tempo à nossa volta parece não passar, pode durar horas ou minutos.
O hiperfoco acontece porque nosso cérebro TDAH tem um déficit de neurotransmissores de dopamina, que entre diversas coisas, é responsável por controlar o tempo e ajustar nosso foco.
Com isso é possível perder total noção de horas para comer, ir ao banheiro ou dormir no hiperfoco.
A dopamina também é responsável pela sensação de recompensa no cérebro, ou seja, constante TDAHs estão buscando desafios e atividades que nos deixam felizes para suprir essa falta. Então hiperfocamos em coisas que gostamos como games, livros, séries, projetos, redes sociais, etc.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(