Norm Macdonald é um dos meus comediantes favoritos. Sempre esteve no TOP 3, digamos, mas na maior parte do tempo era o primeiro colocado da lista. Ao longo dos anos, perdi a conta de quantas vezes o mencionei em conversas sobre comédia, limites do humor, stand-up, etc.
Aqui mesmo, no Twitter, falei de Norm Macdonald diversas vezes, pois queria que mais pessoas conhecessem seu humor fabuloso. Ele tinha um estilo único, inimitável (embora muitos o imitassem - como homenagem e como cópia), o que o tornava impossível de classificar.
Havia, claro, a dicção particular, que sempre sugeria alguém embriagado - embora não fosse o caso; era uma questão de estilo e natureza, não de dependência química ou alcoólica. (Seu único problema sério era com apostas em jogos, algo que ele discutiu várias vezes.)
Norm também conseguia fazer o que poucos comediantes conseguem com sucesso: contar piadas. Sim, as tradicionais. Não era o que ele fazia primordialmente, mas em talk shows frequentemente se entregava a contar piadas ANTIQUÍSSIMAS, de avô, e torná-las engraçadas.
Num destes famosos roasts, ele foi convidado a falar sobre o amigo Bob Saget. Contrário à ideia de ficar contando piadas cruéis - mesmo que sobre um amigo cúmplice -, ele fez história contando piadas tiradas de um livro da década de 30.Os poucos que entenderam ficaram extasiados.
Ele também tinha o hábito hilário de fazer uma piada e ficar olhando, em silêncio, para a pessoa à sua frente - algo que repetiu inúmeras vezes em seu talk show no YouTube. Descrevendo, parece tolo, mas timing é tudo e Norm tinha de sobra.
Quando Robin Williams morreu, um dos tributos mais sensíveis, por sinal, foi feito por Norm através de um relato de uma experiência pessoal: entretenimento.r7.com/cinema-e-serie…
Também perdi a conta de quantas vezes mandei esse clipe de Norm Macdonald no programa de @TeamCoco, que sintetiza seu gênio absoluto. "B-O-R-E-D". Gênio.

Não à toa, Norm foi convidado por David Letterman para ser o último stand-up a se apresentar em seu programa de tevê. Norm não só fez um monólogo sensacional (a parte sobre a Alemanha é brilhante) como ofereceu um raríssimo momento de vulnerabilidade.
Esta é uma perda dolorosa. Ele tinha apenas 61 anos de idade e vinha enfrentando o câncer há vários anos, algo que nunca divulgou. Isso explica sua oscilação de peso nos últimos tempos e como pareceu envelhecer de repente.
Aqui o discurso que ele fez para Bob Saget só com piadas da década de 30 que mencionei mais cedo neste fio
Há, salvo engano, dois especiais do Norm na @NetflixBrasil. Ambos geniais. Geniais. Ele gravou pouquissimos especiais ao longo da vida, mas era considerado "o convidado perfeito" por vários apresentadores de talk show, que hoje provavelmente exibirão clipes em seus programas.
Norm Macdonald era frequentemente mencionado como "o comediante dos comediantes" - pois era o favorito de MUITOS de seus colegas de profissão. Letterman o classificava como "um dos três homens mais engraçados do mundo".

Eu não duvido que fosse mesmo.
Desculpem o excesso de tweets. Mas, como falei, esta perda doeu aqui.

Norm Macdonald (1959-2021) Image
Uma última coisinha e paro: Norm foi, ao que eu saiba, o primeiro comediante a criar um monólogo inteiro sobre a Covid. Praticamente de improviso. Em MARÇO DE 2020. E fantástico. Ele era um gênio.

(Parte 1)
(Parte 2)
"Eu tenho quase certeza - eu não sou médico, mas tenho quase certeza - de que se você morre, o câncer morre ao mesmo tempo. Isso não é uma derrota, é um empate." - Norm Macdonald
Vou compartilhar uma última coisinha sobre o Norm Macdonald. Nos últimos dois dias, vi que muita gente tem revisto/compartilhado vários dos clipes em que ele aparece em talk shows - especialmente aquele com Courtney Thorne-Smith e aquele em que conta a piada da mariposa. +
E eu AMO esses dois clipes. Mas tem um outro sobre o qual não vi ninguém falando e que não só é um dos meus favoritos, mas que acredito sintetizar muito bem por que Norm era visto como um "comediante dos comediantes".

Mas pra contextualizar, preciso explicar um detalhe.
Nem todo mundo sabe disso, mas nos talk shows, as conversas nunca são "improvisadas". Antes da gravação, um produtor do programa faz uma pré-entrevista no qual discute/decide com os convidados sobre o que será dito. Nos EUA, é comum que ESCREVAM PIADAS/CASOS pro convidado contar.
Muitas vezes, a pessoa está indo no programa para divulgar um trabalho, mas está nervosa ou não tem muito o que falar além do projeto, o que resultaria em uma entrevista aborrecida. Então os produtores e os roteiristas oferecem ideias/sugestões ou mesmo casos roteirizados.
Pois bem. Norm Macdonald obviamente não precisava disso e alguns programas nem se preocupavam em fazer pré-entrevistas, pois sabiam que ele seria engraçado. Mas o programa de David Letterman, mesmo amando Norm (ele foi entrevistado dúzias de vezes), sempre fazia esta preparação.
É um modo de o entrevistador ter mais controle sobre a estrutura da conversa - ou mesmo um modo de armar o palco para o caso que será contado. É o tal do "você viajou com seus filhos no verão passado pra Europa, não foi?" e aí o convidado pode contar a tal história.
Muito bem. O clipe que eu vou linkar - e que eu AMO - demonstra como Norm era imprevisível. Vocês vão notar que Letterman introduz o cenário para um caso que Norm já havia comentado com os produtores que iria contar.
"Norm, voce disse uma vez - e eu nunca esqueci disso - que viu o nascimento do seu filho e que foi a coisa mais emocionante da qual participou. Lembra disso?"

"Sim."

"E aí, o que aconteceu?"

Esta era a deixa. Como veremos DEPOIS, era pra Norm dizer que saltou de paraquedas.
E Norm SABIA que era isso que Letterman estava esperando que ele dissesse. E aí fez uma coisa sensacional: respondeu algo que obviamente não havia sido combinado.

"I took crystal meth" (Experimentei metanfetamina.)

E com isso, ele DESMONTA Letterman.
Sério. Vejam a reação de Letterman. E ainda melhor: vejam o PRAZER nos olhos de Norm quando percebe como Letterman está rindo. (Ele via em David Letterman uma figura paterna, como disse várias vezes. Fazer Letterman rir era motivo de imenso orgulho pra ele.)
Ele depois finge que não lembrava o que devia dizer. Claro que é papo-furado. Ele sabia EXATAMENTE o que estava fazendo.

Ele era um gênio.

Está aqui:

Boa noite.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pablo Villaça

Pablo Villaça Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pablovillaca

14 Sep
Eles riem com o conforto de quem está acostumado a mandar. Mais: com a tranquilidade de quem sabe que jamais será obrigado a arcar com qualquer consequência de seus atos, sejam estes quais forem.
Dividem a mesa com um golpista que destituiu uma presidenta democraticamente eleita com o propósito declarado de impedir que os velhos barões da política fossem expostos em suas atividades criminosas - um grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo.
Apesar de tudo isso, ninguém ali parece embaraçado. Ao contrário: riem, cúmplices, enquanto um jovem comediante imita a voz de Bolsonaro numa suposta conversa com o próprio Temer sobre a infame "carta de desculpas" que publicaria depois de perceber que esticara demais a corda.
Read 14 tweets
12 Sep
Achei ótimo esse fracasso colossal do MBL (Movimento Bolsonaro Light). Porque demonstrou duas coisas:

1) A maior parte da esquerda TEM consciência absoluta do que está em jogo e das armadilhas no caminho;

2) Os atores políticos que foram hoje escancararam quem são.
E o mais importante: agora, quando a ESQUERDA for às ruas - e tem que ir LOGO -, ficarão bem claras as diferenças de pautas e do número de pessoas que vão lutar pra defendê-las. Além disso, ficará difícil para a mídia corporativa sugerir que o sucesso se deverá ao centro-direita.
“Mas agora Bolsonaro poderá dizer que as ruas demonstraram que ele tem mais apoiadores”.

Papo-furado. Todos os envolvidos neste circo (Bolsonaro, militares, centrão) SABEM que o fracasso hoje tem nome e sobrenome: Terceira Via.
Read 8 tweets
10 Sep
O ato do MBL no dia 12 não é problemático apenas pelo histórico do grupo, mas pela proposta da manifestação em si - que é declaradamente antibolsonaro E AntiLula.

Não é à toa que ciristas (e o próprio Ciro) a abraçaram com entusiasmo.
A ideia de equiparar Bolsonaro e Lula é uma estratégia antiga da mídia corporativa que foi abraçada pelos obcecados pela “3a via” - e é desonesta de um ponto de vista moral/ético e repugnante de um ponto de vista histórico/factual.
Lula foi presidente por oito anos. Elegeu a sucessora que, por sua vez, foi reeleita. NUNCA agiram de modo antidemocrático ou buscaram enfraquecer as instituições republicanas.
Read 8 tweets
9 Sep
As pessoas não estão entendendo que na verdade é tudo estratégia do brilhante Bolsonaro em associação ao Trump (o verdadeiro presidente dos EUA; Biden é só uma vitrine enquanto Trump governa dos bastidores!). Bolsonaro fez isso para o Alexandre de Moraes achar que venceu.
O plano de Bolsonaro é pegar Alexandre de Moraes distraído. Recebi de fontes fidedignas que na verdade Bolsonaro já prendeu todos os demais ministros do STF, declarou Estado de Sítio Secreto (o ESS é um dispositivo secreto da Constituição que só mitos podem ativar) e exilou Lula.
A ideia é esperar o dia 15 de Novembro para surpreender os inimigos do Brasil bem no dia da proclamação da república, quando Bolsonaro sairá de dentro de um bolo no meio de uma reunião do Foro de Sáo Paulo e pegar em flagrante todos que estão conspirando contra ele.
Read 6 tweets
9 Sep
Eu DISSE que muita gente não tinha entendido o grau do fracasso das manifestações fascistas de 7/9 e a nota arregona de @jairbolsonaro comprova isso. Se os apoiadores tivessem aparecido em número suficiente para comprovar sua força, ele JAMAIS soltaria essa nota. Jamais.
A nota de @jairbolsonaro é um recibo passado de que percebeu que não tem a força que desejava e que se deu conta de que a queda estava próxima.

A pergunta agora é: vamos deixá-lo se recompor para tentar de novo?
Pedido algum de desculpas, nota arregona alguma apaga o fato de que, no momento em que julgou ter apoio, @jairbolsonaro escancarou o discurso golpista. E seguiria nele se tivesse conseguido atrair os números que queria no 7/9.

Hora de reforçarmos o movimento antibolsonarista.
Read 5 tweets
9 Sep
Assisti às duas temporadas de Black Summer e, de modo geral, curti. Há alguns momentos em que determinados personagens agem de modo absurdamente estúpido, o que sempre me irrita (dormir ao lado de um amigo que está morrendo sabendo que irá virar zumbi?!), mas é um pecado menor.
E eu gosto do conceito dos zumbis rábicos, que correm como predadores animalescos. Aliás, ainda que também aborde o velho tema de que "o Homem é o pior monstro", a série lembra de algo que The Walking Dead esqueceu: investir de verdade no terror.
Além disso, a personagem de Christine Lee (a coreana Sun) é interessantíssima e tem um monólogo comovente na primeira temporada - um monólogo que, por sinal, é dito em coreano SEM tradução, reforçando ao mesmo tempo seu isolamento e a universalidade de sua dor.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(