1/14 - Com essa crise hídrica uma galera vem me perguntar qual empresa do setor que vai se dar mal.
2/14 -Em geral, as geradoras que possuem a sua matriz mais voltada para as hidrelétricas vão ser mais prejudicadas.
3/14 -Uma maneira de ver quais geradoras hidrelétricas vão se ferrar mais é olhando o balanço de energia de cada uma delas.
4/14 -Vou tentar de explicar como funciona esse balanço de energia. Esse aqui é o balanço da Engie.
5/14 -Em 2021, a empresa poderia vender antecipadamente 5906 MWm de energia. A estratégia da companhia foi vender 34% dessa energia para o mercado livre e 54% para o mercado regulado. Os 12% restantes, a empresa não vendeu para ninguém.
6/14 -Agora, imagina que a Engie tivesse vendido 100% da sua energia. Com a crise hídrica, devido ao seu grande número de hidrelétricas, provavelmente ela não ia conseguir entregar toda essa energia que foi vendida.
7/14 -Com isso, ela teria que comprar energia por preços muito elevados (devido a crise hídrica) no mercado spot para poder entregar para o seus clientes.
8/14 -Esses 12% de energia que a Engie não vendeu, funcionam como uma proteção. De uma maneira bem simples, e como se as usinas da companhia pudessem reduzir sua produção em 12% sem que a empresa tenha que recorrer ao mercado spot.
9/14 -Você deve estar se perguntando: qual o problema da empresa comprar energia no mercado spot?
10/14 -Atualmente, o grande problema de comprar energia no mercado spot é o preço elevado. Com o grave período de seca, as termoelétricas que são acionadas puxam o preço de energia pra cima.
11/14 -Com isso, as empresas que não possuem essa "folga" em seu balanço vão acabar se dando mal.
12/14 -Imagina que você vende uma banana por 1 real para entregar só no final do ano. Quando chega no final do ano, você não tem nenhuma banana para entregar para o seu cliente. Mas como você já tinha vendido antecipadamente, a saída é ir no mercado da esquina e comprar a banana.
13/14 -Como a banana está em falta, o mercado está vendendo por 5 reais. Não tem jeito, você vai ter que pagar o preço do mercado e arcar com o prejuízo por contra própria.
14/14 -É mais ou menos isso que vai acontecer com as empresas que tiverem contratadas até o talo. Isso se seu portfólio de usinas estiver mais voltado paras hidrelétricas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A crise hídrica está tão feia que até a Ana Maria Braga tava falando dela no seu programa. Todo mundo sabe que a crise está acontecendo por causa da falta de chuvas, mas isso não aconteceu do dia pra noite como todo mundo imagina.
Não foi apenas esse último período chuvoso o grande responsável em afetar a segurança do nosso sistema energético.
O armazenamento dos reservatórios funciona como um ciclo. Os reservatórios enchem no período chuvoso, que vai de Novembro até o final de Março. E no período de seca, que vai de Abril até o final de Outubro, os reservatórios são despachados.
Para evitar racionamento, governo estrutura leilão emergencial para usinas termelétricas.
Uma combinação de fatores foram responsáveis para essa tomada de decisão.
Se liga: 👇
Antes de mais nada, você precisa entender que esse leilão é feito para suprir a demanda de energia.
Caso o consumo seja maior que a produção.
O leilão é chamado de "oferta extra continuada", e contaria com termelétricas flexíveis que seriam despachadas apenas nos momentos em que for necessário.