A imunização evitou milhares de mortes, mas nenhuma vacina é 100% eficaz. Foram 17.512 mortes por covid no Brasil, mesmo depois das duas doses. Em média, os mortos imunizados no país tinham recebido a 2ª dose 78 dias antes dos sintomas.
Dos mortos por #covid com vacinação completa, 17.151 (98%) tinham mais de 60 anos. A predominância de idosos é esperada porque foi o grupo que mais cedo completou a vacinação. A média de idade dos mortos já imunizados é de 77 anos.
Apesar do número de vacinados mortos por covid, estudos estimam que a imunização no país evitou no mínimo 40.000 mortes. Dados conclusivos mostram que houve queda na mortalidade por covid entre os mais idosos. 📸@slphotobsb
🇧🇷 X🇺🇸 | Os Estados Unidos têm 328 milhões de habitantes, população superior à brasileira (213 milhões). Mesmo assim, foram pouco mais de 3.000 mortes entre os completamente vacinados, de acordo com o CDC (contra as 17.512 no Brasil).
Diante da pandemia e da deterioração de indicadores econômicos, #Bolsonaro tem a 2ª menor taxa de popularidade entre os presidentes pós-redemocratização ao chegar ao milésimo dia de governo. Só ganha de Collor.
Leia o histórico da avaliação de Bolsonaro (@jairbolsonaro) desde a posse. Pesquisas de opinião divulgadas nos últimos dias mostram que o presidente tem a mais alta taxa de rejeição (ruim+péssimo) desde janeiro de 2019.
A lentidão da vacina💉Os Estados brasileiros levam, em média, 17,8 dias para aplicar vacinas da #covid distribuídas pelo governo federal. Bahia é o que aplica as doses mais rápido: 12,2 dias. Amazonas e Roraima são os mais lentos: 43,5 dias.
A lentidão da vacina 💉 A cada 10 doses de #vacinas contra #covid entregues pelo governo federal, 3 ainda não foram aplicadas pelos Estados. O que mais aplicou foi Mato Grosso do Sul (89%). Rio de Janeiro é o que menos usou: só 51%.
O Ministério da Saúde registrou mais de 3.000 mortes em metade dos dias de abril até o momento. Ao todo, foram 40.369 vítimas confirmadas em 14 dias. Já a curva de novos casos está em 68.615. É o 2º dia consecutivo que o número cai.
O Brasil tem 1.580 vítimas de covid-19 por milhão de habitantes. Apenas o Nordeste está abaixo da média nacional. Na análise por Estados, apenas o Maranhão tem menos de 1.000 vítimas por milhão.