O que é a contrarreforma administrativa?

É uma medida ultraliberal que visa destruir o serviço público, sua profissionalização, impessoalidade e capacidade de gestão eficiente nos serviços públicos de saúde, educação, assistência social etc. Explico a tragédia que vem aí

👇
A contrarreforma administrativa (pec-32) possibilita contrato temporária de trabalhador por até 10 anos. Na prática, acaba com o concurso público. Um fiscal do Ibama, por exemplo, sem estabilidade no emprego, dificilmente vai denunciar abusos do governo e empresas

👇
Assim como um trabalhador, com contrato precário e dependente do governo do momento, dificilmente vai denunciar abusos, corrupção, desvio de funções etc. Na prática, cria um grande esquema de troca de favores e facilitação da corrupção.

👇
E nada contra cargos de confiança. Eles precisam existir. Mas os cargos de confiança precisam ser limitados, exceção e não a regra no serviço público. Aliado a isso, quem já participou de seleções simplificadas para emprego sabe como são processos pouco transparentes.

👇
Vamos pegar o exemplo de São Paulo. A tendência, com isso aprovado, é selecionar não quem tem mais experiência, mais preparo, mas quem é ligado ao PSDB. Vai aumentar a tendência de fazer de cargo público uma extensão do partido do momento. A qualidade dos serviços vai cair!

👇
De quebra, ainda vai acabar com o sindicalismo público. O sindicalismo no setor privado, com a contrarreforma trabalhista, ficou nas cordas. O objetivo agora é destroçar o sindicalismo no setor público para anular qualquer poder de pressão das greves e ações sindicais.

👇
Ainda permite redução da jornada de trabalho e salários em até 25%. No momento de altíssimo desemprego, com os trabalhadores da saúde dando o sangue na luta contra a pandemia, querem atacar o salário daquela enfermeira, assistente social, médico e afins que salvou sua vida.

👇
Também aumenta as brechas para fazer uso privado de aparelhos públicos, como escolas e instituto federais de ensino técnico. Com a desculpa de "modernização", a realidade é que querem um serviço público pré-1930: sem concurso, sem estabilidade, sem profissionalização.

👇
É um nível de destruição dos serviços públicos poucas vezes visto no mundo capitalista. Do mesmo jeito que o teto de gastos é praticamente inédito no mundo, temos mais uma aberração, uma vanguarda do atraso e do ataque aos serviços públicos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel

Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_makavelijones

23 Sep
Entendo perfeitamente quem, nesse momento, está indignado com as elites (na real, a classe dominante) e sua relação com o bolsonarismo. Só faço questão de lembrar que o Brasil vive hoje o que as favelas, morros, comunidades e alagados vivem desde sempre no capitalismo

+
Dois exemplos. Na Borborema tínhamos uma piada com a Clínica Geral do posto que para todo e qualquer caso, fazia o mesmo exame (tira a camisa, respira, mostra a língua) e passava chá de boldo ou aroeira. E zero desprezo pelos saberes tradicionais e algo do tipo

+
A questão é que pela precariedade da estrutura de atendimento e a quantidade de pacientes para 3 horas de trabalho no posto (terça e quinta), era tudo no automático, não era consulta e cuidado real com a saúde. Na prática, vivíamos um negacionismo médico e científico diário

+
Read 8 tweets
20 Sep
Hoje assistindo o programa do Reinaldo Azevedo, ele fala que o aumento dos combustíveis, assim como dos alimentos, é por não ter "política" e "não ter governo". Note o truque: ao invés de criticar o conteúdo LIBERAL da política, é feita uma crítica genérica

👇
o aumento dos combustíveis, basicamente, é feito porque o Governo Bolsonaro adotou a política LIBERAL de privatizar as nossas principais refinarias, importar combustíveis e atrelas o preço ao mercado internacional - a chamada PPI.

👇
Ao invés do preço da gasolina, por exemplo, ser medido de acordo com o CUSTO DE PRODUÇÃO no Brasil, ele é tirado de acordo com as variações do mercado internacional. Quem ganha com isso? Os acionistas privados da Petrobras, especialmente os dos EUA.

👇
Read 6 tweets
5 Sep
A ideia de fazer pessoas de "google da sua opressão" tá ligado a compreensão de que antirracismo, por exemplo, é criar uma dinâmica neurótica de policiamento de costumes, falas, comportamentos e afins no cotidiano.

👇
Vem junto com isso o "reconheça seus privilégios" e o lugar de fala. Nessa lógica não se trata de aprender para entender melhor a realidade e transformá-la, mas se adaptar a uma lógica ideal no cotidiano. Lógica mobilizada via sentimento de culpa pequeno burguesa.

👇
E não me entendam errado. Mudar ações e falas no cotidiano é importante, mas não é um fim em si mesmo e sim parte subordinada do projeto político. Eu preciso combater práticas machistas porque não existe TOMADA DO PODER POLÍTICO sem união de trabalhadores homens e mulheres

👇
Read 7 tweets
29 Aug
Sobre diamantes, bilionários e negros

O capitalismo, por definição, é um regime econômico de concentração de renda e riqueza. Sempre teremos uma minoria concentrando renda e riqueza - uns países com mais concentração e outros com menos, mas sempre concentração.

👇
Não existe isso de "todos ricos". Isso é um delírio e desconhecimento do capitalismo. Para existir um bilionário usando um diamante de milhões tem que existir milhões de trabalhadores/as explorados e vivendo com pouco ou nada. São relações complementares.

👇
Sem falar no fato de que boa parte dos diamantes em circulação vem de África. Mercado explorado por elites locais e dominado por monopólios estrangeiros, normalmente de origem do país colonizador. Quem fica rico com esse comércio mora na França, Inglaterra, Bélgica etc.

👇
Read 12 tweets
26 Aug
Nota Política do PCB-SP contra a tentativa de proibir as manifestações populares e anti-bolsonaro do dia 07/09

Conforme os últimos pronunciamentos de João Dória na imprensa, há á intenção de proibir as manifestações contra bolsonaro das forças de esquerda.

👇 Image
O governador objetivamente assume o lado das manifestações pró-Bolsonaro de caráter neofascista, sob o protexto de não criar espaços para conflitos, desse modo o governador tucano deixa cair sua máscara e mostra seu rosto BolsoDória.

👇
As forças progressistas, socialistas e comunistas já definiram o local da manifestação no centro histórico da cidade de São Paulo, bem distante da Avenida Paulista, para que não haja provocação por parte dos fascistas. O ato no Anhangabaú tem um caráter de protesto duro

👇
Read 8 tweets
15 Aug
Gente, vocês sabem armas modernas não é tipo cocaína que dá para fazer num laboratório vagabundo no meio da selva. A quase totalidade das armas em circulação tem origem legal e passou por um processo de produção industrial e bem complexo.

👇
Aliado a isso, imagine um fuzil produzido na Rússia, EUA, Bélgica ou Israel e como eles chegam nos quatro cantos do mundo. O processo logístico disso. Armas precisam ser transportadas em quantidade considerável passando pela infraestrutura global do comércio capitalista

👇
Pegue o exemplo do Talibã. Vocês sabem que com a moeda do Afeganistão ninguém compra nada, né?! Os lança foguetes, fuzil, granadas e afins, vão ser comprados com dólar. O Talibã precisa de dólares. Em algum momento da transação, alguém tem que fazer a lavagem de dinheiro

👇
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(