Em Oklahoma, dados analisando reinfecções em pessoas que tiveram COVID-19 anteriormente, e casos de infecções em pessoas vacinadas, demonstram que:
🔸A frequência de reinfecções* foi muito maior do que de casos em vacinados
*critério: caso em pelo menos 90 dias após a primeiro.
Os dados são do The Oklahoma State Department of Health (OSDH) 🇺🇸. Na tabela, em maio, as reinfecções eram 9x mais frequentes do que os casos entre vacinados. Mas com a chegada da Delta, vimos que, apesar da razão ter caído, as reinfecções ainda são 2x mais frequentes.
Isso destaca um ponto que comentei ontem: é importante que recuperados se vacinem. Alguns dados listados no fio abaixo. Essa imunidade híbrida, de um recuperado que se vacina, pode fortalecer suas defesas contra o vírus.
Acho que é importante discutir se essa métrica foi adquada, até porque sabemos que há uma subnotificação relevante em termos de reinfecção. Mas olhando para esses dados, mesmo pensando numa subnotificação em reinfecções, já vemos uma diferença importante. Será que é maior?
A #Delta por ser uma variante mais transmissível, faz com que a gente veja casos em vacinados (as chamadas breakthough infections), mas vemos que, mesmo pensando na #Delta não vacinados (linha amarela/laranja) estão num risco muito maior
Esses dados de Oklahoma são confiáveis? Segundo especialistas, parece que sim. "Bem, os dados de Oklahoma sobre avanços confirmam os maiores dados do CDC sobre taxas de avanço."
Dados recentes de Israel 🇮🇱 nos trazem boas informações quanto a 3ª dose em indivíduos mais vulneráveis (como o grupo 60+): pelo menos 12 dias após a 3ª dose, a taxa de infecção confirmada foi 11x menor no grupo com reforço (considerando #Delta) nejm.org/doi/full/10.10…
E é importante, também, destacar a questão da COVID longa como um risco que recuperados de COVID podem correr após a doença. Na seção COVID longa (bit.ly/fiosmell) trago alguns dados mostrando a possibilidade de acometimento de muitos órgãos...
Análise de virologistas: "os indivíduos que se infectam com COVID19 e se recuperam exibem níveis altamente variáveis de imunidade protetora x reinfecção. Alguns têm proteção, outros muito pouca ou nenhuma. É importante que você (recuperado) seja vacinado
Ainda, segundo especialistas existe risco de reinfecção naqueles indivíduos recuperados de COVID-19. Entre as pessoas recuperadas, a vacinação completa fornece proteção adicional contra a reinfecção
Nesse site tem algumas perguntas e resposta que estão bem legais de conferir. Para quem não tem muita proximidade com o inglês, a ferramenta do google tradutor ajuda muito hub.jhu.edu/2021/09/10/inf…
Fora todos os riscos que a infecção pode trazer, que a reinfecção pode trazer e os riscos de COVID longa, fica claro que mesmo naqueles que tem bons níveis de anticorpos frutos da recuperação da infecção, a vacinação traz muitos benefícios e fortifica essa resposta.
E para todos aqueles que ainda não se vacinaram... cuidado. Muito cuidado. Eu sugiro fortemente que repense e se vacine. oglobo.globo.com/rio/nao-vacina…
Eu não tô chorando, eu tô desidratando aqui. Quem me conhece mais de pertinho, sabe o quanto o Spock influenciou minha decisão de ir atrás de ser cientista. Um presente desses também não tem preço.
No fim do dia, ver o quanto de gente se beneficia do que a gente faz cura tudo
E quem, assim como eu, for fã ou ficar fã desse belo trabalho da Cassia, segue ela no Instagram ➡️ feitoamano
Funny fact: a música que entrei na minha formatura era a abertura de Star Trek 🖖
Easter egg: tenho meu episódio favorito de Doctor Who versão croche graças a Cássia 🌻
A @Merck anunciou alguns resultados sobre o molnupinavir (MK-4482, EIDD-2801), fármaco antiviral que está sendo estudado na COVID-19. Principais achados da fase 3, com 755 participantes:
🔸Redução significativa do risco de hospitalização ou morte (48%)
Acompanha o fio! 🧶👇
🔸7,3% dos pacientes que receberam molnupiravir foram hospitalizados ou morreram até o dia 29 após a randomização (28/385), em comparação com 14,1% dos pacientes tratados com placebo (53/377).
Esses dados ainda são preliminares, e espero ver o artigo em breve com eles!
🔸Durante o Dia 29, nenhuma morte foi relatada em pacientes que receberam molnupiravir, em comparação com 8 mortes em pacientes que receberam placebo.
A Merck planeja enviar um pedido de Autorização de Uso de Emergência (EUA) @US_FDA o mais rápido possível com esses dados
Recuperados: vacinem-se!
Temos evidências demonstrando que recuperados de Gama e Beta tem risco de reinfecção pra Delta*, nem todos realizam soroconversão (ou seja, nem todos terão produção de anticorpos ou proteção duradoura)**
*
Enquanto que a soroconversão das vacinas aprovadas aqui no país foi maior que 95-98% no grupo vacinado, com evidência de resposta pelo menos (mas não somente) até 8 meses (ver em bit.ly/fiosmell nas seções específicas).
Recentemente, tem dados mostrando o quanto a imunidade daqueles recuperados que fizeram resposta é potencializada com a vacina.
"Quando você fica doente, você tem que tomar tudo que você acha que vai resolver"
A gente toma o que tem evidência de benefício e segurança para a doença. Não é porque álcool gel age sobre partículas virais que vou bebê-lo para neutralizar o vírus.
"Não tomarei vacina porque tenho muitos anticorpos neutralizantes naturais contra a doença"
As 💉 são indicadas para pessoas recuperadas. Nem todas os recuperados fazem mem. imunológica. Alguns recuperados de Gama tem risco de reinfecção pra Delta. A vacina⬆️muito essa proteção
Aos queridos que estão usando esse post para contestar com desinformações o que já temos evidências científicas mostrando o que entendemos sobre esses assuntos
Ser o bom exemplo é difícil, desafiador e, às vezes, um trabalho que parece (mas não é) solitário. Quem disser que é fácil está simplificando essa atitude. Não é. É muitas vezes estar num bote e ser o único a remar contra corrente, mesmo o bote estando cheio de braços 🧶
É ter o entendimento que a atitude é muito importante, muitas vezes ficando acima das nossas próprias vontades. É saber que talvez tu seja o único fazendo o necessario, no meio de tantas atitudes ingênuas, irresponsáveis ou egoístas.
E principalmente: é saber que não é fácil, mas seguir fazendo mesmo assim. Afinal, a sociedade precisa de um bom exemplo para pelo menos ter uma perspectiva a considerar. Ser o bom exemplo é ter ciência de que qualquer atitude no dia a dia pode influenciar a atitude de alguém.
Preprint demonstra a dinâmica da infecção viral pelo SARS-CoV-2 em vacinados e não vacinados: as cargas virais diminuem mais rapidamente em indivíduos vacinados, levando a uma recuperação mais rápida, além de transmitirem por um tempo menor, em comparação a não vacinados 👇🧶
Entender o impacto das vacinas na dinâmica da infecção viral é relevante não só no detalhamento de seu mecanismo protetor, mas também pistas do impacto das vacinas na transmissão.
O grupo da Dra @VirusesImmunity contribui muito nesse entendimento
E o ponto da transmissão é particularmente importante pela emergência de variantes de preocupação que possam ser mais transmissíveis, como a #Delta que hoje é a variante predominante do Brasil, passando a #Gama