O plano de Marine Le Pen, a política francesa de extrema-direita, sempre foi consolidar sua base radical para depois atrair eleitores mais centristas, e desafiar o presidente Macron nas eleições de 2022. Le Pen confiou que controlaria seus seguidores mais fiéis. Enganou-se.🧵👇
Ao longo dos últimos anos, Le Pen tentou projetar um verniz de normalidade em sua imagem extremista. Chegou inclusive a dizer q, se houvesse demanda por mão de obra imigrante, ela não se oporia à chegada deles. Sua base não gostou, e os eleitores extremistas a acusaram de traição
Com os eleitores de extrema-direita órfãos, aconteceu o inevitável, e o vácuo político foi prontamente ocupado. Surgiu então Eric Zemmour, atualmente o provável candidato à presidência ainda mais à direita que Le Pen. E ele está se aproximando dela nas pesquisas.
Zemmour é ainda mais xenófobo e alerta que “a chegada de imigrantes muçulmanos ameaça a civilização ocidental”. Além disso, Zemmour também defende a proibição do uso de nomes como 'Mohammed' e afirma que regiões com muitos imigrantes "já deixaram de fazer parte da França".
Le Pen que, como seu pai, tanto fez para fortalecer a extrema-direita na França corre agora o risco de ser abandonada pelos seus próprios e, até então fiéis a ela, eleitores mais radicais.
A ascensão de Zemmour nas pesquisas traz uma lição importante para outras lideranças da extrema-direita em outros países: é preciso manter o radicalismo para não abrir um flanco à direita. A base radical não é cegamente fiel a seu líder e possui baixa tolerância à moderação.
A necessidade de atender às demandas da base radical explica, por exemplo, por que Bolsonaro, mesmo se quisesse adotar um discurso moderado, teria pouco espaço para fazê-lo, pois isso implicaria o risco de encarar um candidato ainda mais à direita dele e que o chamaria de traidor

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

3 Oct
Paulo Guedes tem offshore milionária em paraíso fiscal piaui.folha.uol.com.br/paulo-guedes-t…
"Guedes está na companhia de ministros da Economia de outros três países: Gana, Cazaquistão e Paquistão. Além de ministros, eles mantêm recursos em paraísos fiscais. Em países desenvolvidos, uma notícia desse quilate costuma ter efeito explosivo."
"O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, instituído em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, passíveis de ser afetadas por políticas governamentais."
Read 4 tweets
26 Sep
Acaba de sair a boca de urna das eleições na Alemanha. O partido conservador (CDU) teve o pior resultado de sua história e não conseguiu se recuperar da saída de Angela Merkel. Alguns comentários iniciais. 🧵👇
Armin Laschet, o candidato do conservador CDU, fez uma péssima campanha e cometeu numerosas gafes, mas o partido conseguiu se recuperar nos últimos dias, e é possível que Laschet se torne chanceler de uma "Coalizão Jamaica" (com os Liberais - FDP - e os Verdes).
Outra opção seria uma coalizão entre os sociais-democratas (SPD), os liberais (FDP) e o Partido Verde. Uma terceira alternativa (menos provável) é a continuação da aliança entre os conservadores e sociais-democratas.
Read 7 tweets
26 Sep
O envelhecimento da sociedade alemã ñ tem apenas consequências econômicas, mas tb políticas: nas eleições de hoje, eleitores com + de 60 anos já representam 38% dos votos. Alguns já falam de uma 'república dos aposentados' e 'gerontocracia': uma sociedade governada por velhos🧵👇
O peso enorme dos mais velhos — 21.3% dos eleitores têm mais de 70 anos — faz com que nenhum partido ousa mexer nos privilégios desse grupo. Esse quadro se agrava pelo fato de q os idosos costumam ser os q menos apoiam reformas profundas, por exemplo no âmbito climático
Em pesquisa recente, quase 60% dos alemães com mais de 65 anos de idade dizem que, ao decidir em quem votar, não levam em consideração os interesses das gerações jovens em questões de proteção do clima e da natureza.
Read 5 tweets
26 Sep
Qual é o maior legado de Angela Merkel ou Mutti, (“mamãe”) como é apelidada na Alemanha? Acredito que será lembrada por sua decisão de manter as fronteiras alemãs abertas durante a crise migratória em 2015 e se comprometer a receber 1 milhão de refugiados da Síria. 🧵👇
Isso lhe rendeu ataques veementes dentro de seu próprio partido, e muitos acusaram-na de facilitar a ascensão da extrema direita, que usou a chegada dos imigrantes para promover a xenofobia.
Merkel reagiu às críticas com um raro apelo a recursos retóricos clássicos, como a adoção de um bordão. Em entrevistas da época, a chanceler fez questão de usar um mesmo slogan motivacional: Wir schaffen das (“Nós vamos conseguir lidar com isso”). E a Alemanha de fato conseguiu.
Read 5 tweets
26 Sep
Diferentemente do resultado de eleições em regimes presidencialistas, o resultado de eleições em sistemas parlamentares -- como na Alemanha no domingo (26) -- ainda não nos permite dizer com certeza quem governará o país ao longo dos próximos anos. 🧵👇
A partir da divulgação do resultado no dia 26 (13h, horário de Brasília), começarão as negociações para se formar uma coalizão. O processo pode demorar dias, semanas ou meses. Uma vez que haja um acordo, o parlamento alemão elegerá o/a sucessor(a) de Angela Merkel.
Tudo indica que as negociações para formar um novo governo a partir de amanhã serão as mais complexas das últimas décadas, e será preciso unir 3 partidos (em vez de um ou dois, como tem sido em todos os governos desde a Segunda Guerra Mundial).
Read 8 tweets
24 Sep
Ao longo das últimas semanas da campanha eleitoral alemã, uma palavra usada com frequência nos debates foi 'Zukunftsfähigkeit': a capacidade de encarar o futuro. Muitos alemães acreditam que Merkel foi uma ótima gestora de crises, mas q ela não preparou o país para o futuro. 🧵👇
De fato, a Alemanha está mal preparada para o século 21 em cinco dimensões: 1) Digitalização 2) Política ambiental 3) Atração e integração de migrantes 4) Igualdade de gênero 5) Capacidade militar para assegurar autonomia estratégica da Europa.
1) Digitalização: Qualquer visitante internacional se espanta com o atraso digital na Alemanha, onde a internet é lenta mesmo nas grandes cidades, e há regiões rurais que até hoje continuam basicamente desconectadas.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(