Ao longo das últimas semanas da campanha eleitoral alemã, uma palavra usada com frequência nos debates foi 'Zukunftsfähigkeit': a capacidade de encarar o futuro. Muitos alemães acreditam que Merkel foi uma ótima gestora de crises, mas q ela não preparou o país para o futuro. 🧵👇
De fato, a Alemanha está mal preparada para o século 21 em cinco dimensões: 1) Digitalização 2) Política ambiental 3) Atração e integração de migrantes 4) Igualdade de gênero 5) Capacidade militar para assegurar autonomia estratégica da Europa.
1) Digitalização: Qualquer visitante internacional se espanta com o atraso digital na Alemanha, onde a internet é lenta mesmo nas grandes cidades, e há regiões rurais que até hoje continuam basicamente desconectadas.
Passei parte da pandemia em Prenzlauer Berg, bairro central de Berlim. Mesmo usando cabo, a internet no apartamento (em um prédio moderno) era tão lenta e instável q dava frio na barriga cada vez q dava uma aula remota ou quando fui chamado para uma entrevista ao vivo.
Quando liguei na Vodafone para reclamar, e o atendente soube que éramos de fora, riu e disse: "A Alemanha está atrasada mesmo. Não há o que fazer". ​​O uso de dados móveis é absurdamente caro, e turistas encaram uma burocracia nada trivial para ativar um SIM card pré-pago.
Durante a pandemia, secretarias de saúde de cada região se comunicaram por fax (!) para passar resultados de testes de covid-19, que virou símbolo da resistência do setor público à inovação.
2) Há um consenso bastante amplo na sociedade alemã de q é preciso fazer + para combater a mudança climática. Mas em mtas regiões o transporte público ainda é mediocre. Ninguém quer peitar a poderosa indústria automobilística. Emissões per capita estão entre as + altas da Europa.
3) De acordo com o Diretor Executivo da Agência Federal de Emprego, Detlef Scheele, a Alemanha precisa atrair 400.000 migrantes *por ano* para manter sua competitividade econômica e sua estabilidade demográfica. Só que uma parcela da população ainda não aceitou essa realidade.
4) Igualdade de gênero: olhando a porcentagem de mulheres no parlamento e na elite empresarial, fica evidente que a Alemanha está desperdiçando parte significativa de seu talento, afetando a competitividade do país.
5) Por fim, a Alemanha beneficiou-se de proteção militar americana desde a Segunda Guerra Mundial, o que lhe permitiu investir mais em áreas de maior retorno social, como educação. Mas fica cada vez mais claro que esse privilégio está chegando ao fim.
Há mais de 70 anos, a Alemanha se mostra confortável deixando a França tomar a dianteira em assuntos geopolíticos espinhosos. Mas também travou propostas francesas sobre a criação de um exército europeu. Seja quem for q suceder Angela Merkel, terá de encarar essa realidade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

26 Sep
O envelhecimento da sociedade alemã ñ tem apenas consequências econômicas, mas tb políticas: nas eleições de hoje, eleitores com + de 60 anos já representam 38% dos votos. Alguns já falam de uma 'república dos aposentados' e 'gerontocracia': uma sociedade governada por velhos🧵👇
O peso enorme dos mais velhos — 21.3% dos eleitores têm mais de 70 anos — faz com que nenhum partido ousa mexer nos privilégios desse grupo. Esse quadro se agrava pelo fato de q os idosos costumam ser os q menos apoiam reformas profundas, por exemplo no âmbito climático
Em pesquisa recente, quase 60% dos alemães com mais de 65 anos de idade dizem que, ao decidir em quem votar, não levam em consideração os interesses das gerações jovens em questões de proteção do clima e da natureza.
Read 5 tweets
26 Sep
Qual é o maior legado de Angela Merkel ou Mutti, (“mamãe”) como é apelidada na Alemanha? Acredito que será lembrada por sua decisão de manter as fronteiras alemãs abertas durante a crise migratória em 2015 e se comprometer a receber 1 milhão de refugiados da Síria. 🧵👇
Isso lhe rendeu ataques veementes dentro de seu próprio partido, e muitos acusaram-na de facilitar a ascensão da extrema direita, que usou a chegada dos imigrantes para promover a xenofobia.
Merkel reagiu às críticas com um raro apelo a recursos retóricos clássicos, como a adoção de um bordão. Em entrevistas da época, a chanceler fez questão de usar um mesmo slogan motivacional: Wir schaffen das (“Nós vamos conseguir lidar com isso”). E a Alemanha de fato conseguiu.
Read 5 tweets
26 Sep
Diferentemente do resultado de eleições em regimes presidencialistas, o resultado de eleições em sistemas parlamentares -- como na Alemanha no domingo (26) -- ainda não nos permite dizer com certeza quem governará o país ao longo dos próximos anos. 🧵👇
A partir da divulgação do resultado no dia 26 (13h, horário de Brasília), começarão as negociações para se formar uma coalizão. O processo pode demorar dias, semanas ou meses. Uma vez que haja um acordo, o parlamento alemão elegerá o/a sucessor(a) de Angela Merkel.
Tudo indica que as negociações para formar um novo governo a partir de amanhã serão as mais complexas das últimas décadas, e será preciso unir 3 partidos (em vez de um ou dois, como tem sido em todos os governos desde a Segunda Guerra Mundial).
Read 8 tweets
23 Sep
O espírito conciliador de Angela Merkel transformou a política alemã em uma ilha de tranquilidade em tempos de polarização global, mas isso não é tão bom quanto parece. 🧵👇
O resultado de seus esforços é um debate público moroso demais, sem grandes disputas ideológicas e muito em cima do muro, como se boa parte do país tivesse embarcado em um grande consenso da “terceira via”.
Ao arrastar o partido conservador (CDU) para o centro ideológico e quase sempre agir de forma pragmática, Merkel soube esvaziar o programa dos outros partidos ao simplesmente adotar suas pautas, como fez com o aumento do salário mínimo.
Read 9 tweets
18 Sep
Até recentemente, a China ―o maior parceiro comercial do Brasil há mais de uma década ―vinha conseguindo evitar a politização de sua crescente presença no país. 🧵👇
Apostando em um perfil discreto, os diplomatas chineses ficavam longe dos assuntos internos e eram hábeis em se manter fora do radar do debate público brasileiro ―uma estratégia facilitada pela constante superexposição dos Estados Unidos na discussão local.
A situação mudou em 2018, quando um político brasileiro com projeção nacional farejou a oportunidade de pintar a ascensão chinesa como uma ameaça a fim de mobilizar seus seguidores.
Read 13 tweets
6 Sep
Há 29 anos, o então presidente peruano Alberto Fujimori ― eleito dois anos antes como outsider que prometia lutar contra o establishment político ― surpreendeu os peruanos com uma transmissão em cadeia nacional às 22h30 da noite.🧵👇
Analisou a situação do país e reclamou da “velha política”, da atitude obstrucionista do legislativo controlado pela oposição e do judiciário ― grupos que, ele alertava, se uniam para impedir a transformação do país e o êxito de sua gestão.
Reclamou do “parlamentarismo anti-nacional” contaminado pelos “vícios do caciquismo e clientelismo”. Os juízes politizados e corruptos, segundo ele, desestabilizaram o país e impossibilitaram a construção de uma “democracia real.”
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(