A Tríplice Fronteira entre Brasil 🇧🇷 Argentina 🇦🇷 e Paraguai 🇵🇾
Na fronteira entre os 3 países estão as cidades de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (AR) e Ciudad del Este (PY).
A ligação entre o Brasil e Paraguai é feito pela Ponte Internacional da Amizade, inaugurada em 1965.
Antes da sua inauguração, a travessia entre os países era feita através dos rios Paraná e Iguaçu 🛶
Durante a época colonial, essa região era escassamente povoada, ocupada principalmente por um posto militar, após o Tratado de Madrid de 1750 definir os limites das colônias espanholas e portuguesas.
Mesmo com a independência do Paraguai, Argentina e Brasil, os países não tinham suas fronteiras formalmente definidas, com indefinições que se arrastaram até o fim do século 19.
Com o fim da Guerra do Paraguai, a população da Tríplice Fronteira aumentou, assim como a preocupação desses países em delimitar suas fronteiras.
O Brasil e Paraguai reconheceram formalmente suas fronteiras em 1872, com o Tratado de Loizaga-Cotegipe.
A Argentina e o Paraguai, o definiram em 1878 e o Brasil e Argentina em 1898.
Dessa forma, a região da Tríplice Fronteira existe formalmente desde o fim do século 19.
Quando a Ponte da Amizade foi inaugurada, em 1965, a economia e população de Ciudad del Este cresceu bastante, mas outras cidades paraguaias próximas diminuíram em economia.
Hoje, cerca de 9km ao sul da Ponte Internacional da Amizade, uma segunda ponte está sendo construída para ligar o Brasil com o Paraguai.
A obra é uma parceria entre o governo do Paraná e a Itaipu Binacional, com as obras 57% completas em maio de 2021, com previsão de entrega em 2022.
A Tríplice Fronteira é hoje um ponto turístico, com os 3 países possuindo um obelisco pintado com as cores nacionais de cada país.
O marco brasileiro, localizado no Porto Meira, foi inaugurado em 1903, idealizado pelo marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira.
No lado argentino, fica à margem do rio Iguaçu e no paraguaio fica à margem direita do rio Paraná.
Uma curiosidade, é que o Brasil possui 9 tríplices fronteiras, mas essa é a mais famosa e turística 🔥
Enquanto os barões da borracha lavavam suas roupas na Europa, em 1870 cerca de 70% da população de Belém não tinha dinheiro para comprar um peixe no mercado.
De 1870 - 1910, a indústria da borracha foi tão lucrativa quanto a indústria do café, mas era concentrada em uma quantidade menor de indivíduos do que no sudeste 💰
Fugindo da seca, quase meio milhão de nordestinos, principalmente cearenses e baianos, migraram ao Grão-Pará para trabalhar nos seringais.