Um fato da paleontologia que faz as pessoas pirarem é que mamutes, preguiças gigantes, tigres-dentes-de-sabre e gliptodontes não são animais pré-históricos.
A pré-história acaba há 6.000 anos. Esses animais sobreviveram até tempos históricos, alguns por milhares de anos.
Já que estou atoa, vamos de mini thread
Último registro confirmado de um Megaloceros é de 6852 anos atrás, mas evidências recentes apontam que ele pode ter sobrevivido até 2521 anos atrás, no início da democracia da Grécia Antiga
Megaloceros por @JuliotheArtist
Doedicurus clavicaudatus foi um dos gliptodontes mais famosos. Seu último registro confirmado é de entre 4765-4445 BCE, embora um artigo recente (que precisa de mais investigação) aponte que ele pode ter existido até 4.830 anos atrás, após a criação da escrita pelos Maias
A idade mais recente possível para a extinção do Toxodon é de 3471 anos, muito depois da domesticação do cavalo, do surgimento dos Olmecas e apenas 200 anos antes da construção dos templos de Abu Simbel no Egito.
Arte pelo @JuliotheArtist
O deus egípcio Bennu era um animal real, uma cegonha gigante denominada Ardea bennuides, extinta há apenas 3800 anos. Suas imagens são frequentes na arte do Egito.
Arte por @HodariNundu
As últimas preguiças-terrícolas de Cuba (Megalocnus rodens) desapareceram há 4200 anos, após a construção da Grande Pirâmide de Guizé
Arte por alphynix.tumblr.com
O mamute-lanoso (Mammuthus primigenius) desapareceu logo em seguida. Sua última população desapareceu há cerca de 3.700 anos, durante a dinastia Shang da China.
A última preguiça terrícola (Acratocnus odontrigonus) viveu em Porto Rico e desapareceu há 3500 anos, junto com a ere pré-clássica da civilização Maia em Belize
Arte por deviantart.com/artbyjrc
A última Meiolania (um jabuti gigante de crifres) desapareceu das ilhas do Pacífico há 2800 anos. Nessa época, o alfabeto fenício já existia, assim como a famosa Odisséia de Homero
Arte por @JuliotheArtist
O famoso elefante-sírio (Elephas maximus asurus), utilizado historicamente em guerras, desapareceu há 2700 anos.
Arte por @HodariNundu para o site @Theextinctions
O cavalo-siberiano (Equus lenensis) desapareceu há 2300 anos, embora dados não-confirmados apontam que ele pode ter desaparecido há apenas 1100 anos.
Em ambos os casos, a espécie ainda existia durante o surgimento de Roma e Cartago
Os lêmures-gorila (Archaeoindris spp.) desapareceram de Madagascar há 2200 anos, na época da Terceira Guerra Púnica
Os lêmures-coala (Megaladapis) desapareceram por volta de 1170 (há 851 anos), embora europeus afirmem ter visto a criatura por volta de 1750. A primeira data é após a construção da universidade de Oxford e do início da construção de Notre Dame
A ave-elefante (Aepyornis maximus) foi confirmadamente extinta por volta de 1380. Em uma viagem ao redor da África, Marco Polo escreveu ter visto ovos do Roc, uma águia grande o bastante para comer elefantes. Provavelmente, o navegador viu ovos do Aepyornis.
Acredita-se que a maioria dos Moas da Nova Zelândia foram extintos por volta de 1500. Um trabalho de 2013, entretanto, aponta que o moa-gigante (Dinornis robustus) pode ter sobrevivido até 1952 em áreas isoladas, embora seja improvável.
Arte por @JuliotheArtist
O hipopótamo de Madagascar Hippopotamus laloumena já é reconhecido pela IUCN como uma extinção recente. A maioria dos dados apontam que a espécie foi extinta entre 1670-1950, mas uma datação de uma ossada aponta que o animal estaria vivo em 1976!
Por vezes chamado erroneamente de "morcego-vampiro-pré-histórico", o enorme Desmodus draculae viveu no Brasil, Argentina, México, Equador, Venezuela, Belize e Bolívia e foi extinto entre 1675-1755
O dodô (Raphus cucullatus), que inclusive aparece no filme Era do Gelo, foi visto pela última vez em 1662.
Arte pelo incrível @PalaeoSD
O tigre-dentes-de-sabre foi quase um bait aqui kkk
Os dentes-de-sabre verdadeiros são felinos da subfamília Machairodontinae, extintos há 10 mil anos.
Entretanto, mesmo de outra subfamília, o gênero vivente Neofelis tem, por definição, dentes de sabre (Christiansen, 2012)
🦣🦤
Espero muito que tenham gostado! (sobretudo pra uma thread totalmente não planejada kkkkkk)
Lembrando que tem várias outras aqui no meu perfil. Sigam também os artistas mencionados e minha outra conta @PaleoEspinhaco
Retweets ajudam DEMAIS sempre <3
É importante ressaltar que tudo mencionado aqui são animais e fatos históricos temporalmente coincidentes, mas não geograficamente.

E lembrando que se quiserem qualquer fonte eu posso mandar!
@oatila @Pirulla25 me nota 😭🥺

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedrohenriquetunes

Pedrohenriquetunes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PedroHTunes

14 Sep
Os mamutes estão voltando!
Embora pareça coisa de ficção-científica, nunca estivemos tão perto de ter espécies extintas andando pelo planeta, e o mamute deve ser o primeiro!
Sege o fio
Arte por @JuliotheArtist
#paleontology #paleonto #BioThreadBR
A chamada desextinção consiste no processo de clonar um organismo extinto. Ao gerar um embrião viável, ele é implantado em uma espécie geneticamente próxima daquela a ser clonada, e, em teoria, isso poderia trazer uma espécie de volta.
Surpreendentemente, isso foi realizado em 2009, quando o íbex-dos-pirineus foi clonado. A espécie, extinta em 2000, foi clonada com sucesso uma única vez, mas, infelizmente, o filhote morreu apenas 10 minutos após seu nascimento. Essa é a única espécie extinta duas vezes.
Read 26 tweets
5 Feb
O que perdemos em 12 mil anos?
#BioThreadBR sobre a megafauna de Lagoa Santa - MG.

Lagoa Santa é considerada o berço da paleontologia Neotropical, tendo uma importância incrível no cenário científico mundial. Image
O famoso cientista dinamarquês Peter Lund alterou completamente o mundo que conhecíamos após se mudar para o Brasil em 1833. Image
Foi em Lagoa Santa que esse pesquisador descreveu pela primeira vez tigres-dentes-de-sabre, toxodontes e preguiças-gigantes, e comprovou, de forma incontestável, que essa megafauna coexistiu com seres humanos.

Peter Lund - por Peter Andreas Brandt, 1835 Image
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(