Nova esperança para a artrite reumatoide, doença autoimune debilitante que atinge até 1% da população mundial.
💉 Vacina experimental é testada com sucesso em animais! 🧶 👇
A descoberta da proteína usada na vacina aconteceu de maneira inesperada, enquanto pesquisadores da Universidade de Toledo estudavam o papel da proteína no desenvolvimento de doenças...
Imaginando que a proteína 14-3-3ζ fosse gatilho para desencadear a artrite, eles usaram edição genética para gerar animais que não a produzissem. Mas aconteceu o contrário:
A retirada da proteína causou artrite severa nos animais modificados. Foi o ponto de virada...
Trabalhando a partir disso com a teoria de que a proteína protegeria contra a artrite reumatoide, a equipe desenvolveu uma vacina baseada em proteína usando a proteína zeta 14-3-3 purificada cultivada em uma célula bacteriana...
A vacina promoveu uma resposta forte e imediata - mas duradoura - do sistema imune inato, fornecendo proteção contra a doença.
A artrite reumatóide desapareceu totalmente nos animais que receberam a vacina!
Além de suprimir o desenvolvimento de artrite, a vacina também melhorou significativamente a qualidade óssea - uma descoberta que sugere que deve haver benefícios a longo prazo após a imunização
Agora, os pesquisadores, liderados por Ritu Chakravarti (foto) buscam parcerias com a indústria farmacêutica para apoiar estudos de segurança e toxicidade para poder a de planejar um ensaio pré-clínico.
Tudo isso pode demorar, mas o potencial é muito bom.
É ótima notícia, mas essas coisas demoram. Muita etapa de pesquisa a cumprir
Precisa ter uma farmacêutica que invista e a vacina se mostrar boa o suficiente, sem gerar outros efeitos tb em humanos.
Mas é um começo. É assim que a ciência funciona. Investir hoje e colher depois
No caso da covid, como sempre falamos, muitas plataformas vacinais que poderiam servir para mais de um vírus já estavam em desenvolvimento antes da pandemia chegar. Além disso houve investimento brutal, com vários laboratórios tentando sua vacina...
Inclusive, nem todas deram certo. Isso é pouco noticiado, mas algumas não atingiram a eficácia necessária ou tiveram efeitos colaterais maiores para a dose necessária para funcionar.
Nunca é mágica. É trabalho pesado, tempo, engenhosidade dos cientistas e... recursos!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Liberar da máscara na rua vai fazer muita gente parar de usar dentro dos locais.
A imensa maioria não sabe a diferença enorme de risco entre não usar máscara ao ar livre (sem aglomeração) e ambientes fechados. Não houve informação.
Não é hora de mudar a recomendação agora.
"Ah mas é só educar". Boa sorte tentando educar em poucos dias centenas de milhões de brasileiros em fase de baixa da pandemia, onde a maioria nem sequer quer ouvir falar do assunto.
Eu não acho que as pessoas não são capazes de entender. Longe disso.
Só que o poder público não fez sua parte de um jeito satisfatório durante toda a pandemia em passar a mensagem da transmissão por aerossóis... agora fica complicado mudar aos 45 do segundo tempo.
👩🏽🚀 👨🏿🚀 Novos trajes de astronauta para futura exploração da Lua e de Marte são testados no mesmo deserto onde tripulantes da Apollo treinaram na década de 1960 🪐 👇
O atual Programa Artemis da NASA tem como objetivo pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua, perto do Polo Sul lunar, até o final desta década e aproveitar essa para enviar humanos a Marte.
Para isso, várias novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e testadas para ajudar a otimizar a segurança, produtividade e custo-benefício de atividades fora dos módulos e caminhadas espaciais.
Caso detectado foi "Atípica". Quer dizer que um único animal desenvolveu uma mutação que gera a doença. Não é transmissível.
Exportações para a China foram suspensas por protocolo, mas devem voltar.
Já a doença na sua forma comum ocorre por contaminação da ração dos bovinos... com restos de carne bovina.
É uma doença causada por príons. Não se trata de um ser vivo, mas um agente infeccioso composto de proteínas que gera formação de placas no sistema nervoso.
"Por terem formato anormal, os príons não desempenham as funções de proteínas comuns. Tendem a se agregar formando fibras em forma de hélice, as fibras amiloides. Estas fibras se acumulam nas células, afetando seu funcionamento ou levando-as à morte" invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe…