O militante brasileiro médio (de qualquer ideologia):
1 - propõem soluções insustentáveis e com altos custos q só funcionariam em um mundo ideal 2- fica sempre na expectativa de arranjar um carguinho na nova melhor burocracia de todos os tempos da última semana
3- não produz riqueza 4- mas moraliza e chama de ganancioso quem produz 5- quer distribuir renda 6- mas desde q a renda distribuída nao seja a sua própria 7- acha q o mercado paga pouco 8- por isso pede para papai conseguir um cc com o amigo vereador
9-acredita piamente que suas demandas pessoais são o epicentro da agenda política do país
10-ao mesmo tempo não consegue estabelecer uma hierarquia clara do q ele considera importante
11-isso ocorre pq n compreende q recursos nem sempre são abundantes e, mtu menos,são infinitos
12- acha q uma política pública não funcionou pq “não foi aplicada corretamente” 13- acredita que “vontade política” é o q mais importa 14- acha q a decisão pública pode ser baseada em “evidências” sem estabelecer relação com a dimensão do poder.
15- acha q a “inclusão” está baseada na expansão de novos privilégios e n na exclusão dos privilégios já existentes 16- acha q gasto pública gera magicamente riqueza 17- acredita que vincular uma demanda ao orçamento é mostrar q “se importa” 18- usa linguagem dramatica e urgente
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
- Ong (Girl Up) cria um projeto para conter a pobreza menstrual.
- essa ONG, por sua vez, é financiada por várias grandes empresas, inclusive o grupo P&G
- O grupo P&G é uma multinacional que produz e distribui no mundo vários bens de consumo, especialmente de higiene e cosmético
- uma das empresas vinculadas à esse grande grupo é a marca conhecida de absorvente Always.
- A Always, por sua vez, na sua página do Instagram comemorou o “grande passo para combater a pobreza menstrual”. Pq será?
Essas são evidências concretas daquilo que expliquei na Live mais cedo. A política de distribuição de absorvente da maneira como foi proposta abre uma janela de oportunidade para patrimonialismo (confusão entre público e privado) (+)
@msarsur Marcelo. Você não pode mudar os fatos que compõem a história das ideias, nem o curso da História da Filosofia, de acordo com as tuas preferências políticas. Sinto muito, isso é pouco científico e nada técnico.
@msarsur O “pensamento liberal” n só é um conjunto de ideias políticas. O pensamento liberal é uma tradição de pensamento que reúne pensadores em um determinado contexto historico — pós id média, dando as bases ideológicas da Id Moderna e tendo seus desdobramentos na Id. Contemporânea.
@msarsur Segundo. Apesar do pensamento liberal se manifestar em diferentes tradições teóricas, ao mesmo tempo, o que é liberalismo corresponde a certos certos pressupostos epistemológicos do pensamento ocidental.