Nas últimas semanas, tive mtas conversas com alemães sobre o cenário eleitoral e a saída de Angela Merkel. Um detalhe maravilhoso foi o frequente uso de expressões q incluem a palavra 'salsicha'—mesmo entre ambientalistas, q mtas vezes são vegetarianos.Meus exemplos favoritos🧵👇
Para quem não se importa com as eleições e acha que todos os candidatos são iguais, a expressão mais adequada é 'Das ist mir Wurst', literalmente, "Isso é salsicha para mim" e significa "Tanto faz para mim".
Há várias teorias sobre a origem dessa expressão. A mais comum diz que tem a ver com ingredientes (tradicionalmente desconhecidos) da salsicha — e quem come salsicha geralmente nem quer saber.
Para quem quer criticar algum candidato, chamá-lo de salsicha é uma opção. "Laschet ist ne Wurst" -- "Laschet (o candidato conservador) é uma salsicha", por exemplo, significa algo como "Laschet é fraquinho/bobo".
Na etapa final da eleição, está na hora de dizer "Jetzt geht's um die Wurst" — literalmente "Agora é sobre a salchicha" — que significa "agora é para valer" — expressão usada para animar os eleitores.
Armin Laschet, o candidato conservador que perdeu, fez uma campanha tão ruim que muitos eleitores sentiam pena dele. Diziam que ele era um 'armes Würstchen', uma "salchichinha coitada".
Laschet, aliás, até tentou atrair pessoas p/ seus comícios, oferecendo salsischa por 1 euro, o que provocou muitas risadas na internet.
Para quem votou em Laschet, a expressão certa para comentar o resultado é 'Tolle Wurst!', literalmente "Salsicha Bacana", expressão irônica usada para expressar desapontamento.
Mas Laschet não desanimou. Em vez de 'beleidigte Leberwurst spielen' — literalmente, "ser a salchicha de fígado ofendida' — ele aceitou a derrota de forma elegante e pretende passar o bastão — ou a salsicha — para seu sucessor para reerguer o partido.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O plano de Marine Le Pen, a política francesa de extrema-direita, sempre foi consolidar sua base radical para depois atrair eleitores mais centristas, e desafiar o presidente Macron nas eleições de 2022. Le Pen confiou que controlaria seus seguidores mais fiéis. Enganou-se.🧵👇
Ao longo dos últimos anos, Le Pen tentou projetar um verniz de normalidade em sua imagem extremista. Chegou inclusive a dizer q, se houvesse demanda por mão de obra imigrante, ela não se oporia à chegada deles. Sua base não gostou, e os eleitores extremistas a acusaram de traição
Com os eleitores de extrema-direita órfãos, aconteceu o inevitável, e o vácuo político foi prontamente ocupado. Surgiu então Eric Zemmour, atualmente o provável candidato à presidência ainda mais à direita que Le Pen. E ele está se aproximando dela nas pesquisas.
"Guedes está na companhia de ministros da Economia de outros três países: Gana, Cazaquistão e Paquistão. Além de ministros, eles mantêm recursos em paraísos fiscais. Em países desenvolvidos, uma notícia desse quilate costuma ter efeito explosivo."
"O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, instituído em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, passíveis de ser afetadas por políticas governamentais."
Acaba de sair a boca de urna das eleições na Alemanha. O partido conservador (CDU) teve o pior resultado de sua história e não conseguiu se recuperar da saída de Angela Merkel. Alguns comentários iniciais. 🧵👇
Armin Laschet, o candidato do conservador CDU, fez uma péssima campanha e cometeu numerosas gafes, mas o partido conseguiu se recuperar nos últimos dias, e é possível que Laschet se torne chanceler de uma "Coalizão Jamaica" (com os Liberais - FDP - e os Verdes).
Outra opção seria uma coalizão entre os sociais-democratas (SPD), os liberais (FDP) e o Partido Verde. Uma terceira alternativa (menos provável) é a continuação da aliança entre os conservadores e sociais-democratas.
O envelhecimento da sociedade alemã ñ tem apenas consequências econômicas, mas tb políticas: nas eleições de hoje, eleitores com + de 60 anos já representam 38% dos votos. Alguns já falam de uma 'república dos aposentados' e 'gerontocracia': uma sociedade governada por velhos🧵👇
O peso enorme dos mais velhos — 21.3% dos eleitores têm mais de 70 anos — faz com que nenhum partido ousa mexer nos privilégios desse grupo. Esse quadro se agrava pelo fato de q os idosos costumam ser os q menos apoiam reformas profundas, por exemplo no âmbito climático
Em pesquisa recente, quase 60% dos alemães com mais de 65 anos de idade dizem que, ao decidir em quem votar, não levam em consideração os interesses das gerações jovens em questões de proteção do clima e da natureza.
Qual é o maior legado de Angela Merkel ou Mutti, (“mamãe”) como é apelidada na Alemanha? Acredito que será lembrada por sua decisão de manter as fronteiras alemãs abertas durante a crise migratória em 2015 e se comprometer a receber 1 milhão de refugiados da Síria. 🧵👇
Isso lhe rendeu ataques veementes dentro de seu próprio partido, e muitos acusaram-na de facilitar a ascensão da extrema direita, que usou a chegada dos imigrantes para promover a xenofobia.
Merkel reagiu às críticas com um raro apelo a recursos retóricos clássicos, como a adoção de um bordão. Em entrevistas da época, a chanceler fez questão de usar um mesmo slogan motivacional: Wir schaffen das (“Nós vamos conseguir lidar com isso”). E a Alemanha de fato conseguiu.
Diferentemente do resultado de eleições em regimes presidencialistas, o resultado de eleições em sistemas parlamentares -- como na Alemanha no domingo (26) -- ainda não nos permite dizer com certeza quem governará o país ao longo dos próximos anos. 🧵👇
A partir da divulgação do resultado no dia 26 (13h, horário de Brasília), começarão as negociações para se formar uma coalizão. O processo pode demorar dias, semanas ou meses. Uma vez que haja um acordo, o parlamento alemão elegerá o/a sucessor(a) de Angela Merkel.
Tudo indica que as negociações para formar um novo governo a partir de amanhã serão as mais complexas das últimas décadas, e será preciso unir 3 partidos (em vez de um ou dois, como tem sido em todos os governos desde a Segunda Guerra Mundial).