O depoimento da Frances Haugen, ex-funcionária da divisão de integridade cívica do Facebook, confirma o que todo mundo que estuda redes sociais sabe: que as empresas promovem conteúdo "divisivo" para inflar os números de acessos diários.
Basicamente, a empresa mudou a forma como a timeline é constituída, priorizando conteúdos que geram maior "engajamento" (comentários, curtidas, etc...) em detrimento de outros conteúdos. Basicamente, priorizando a promoção de conteúdos virais do que, por exemplo, a segurança.
E isso acabou sendo destacado por relatórios da própria empresa que deixaram claro que a “desinformação e conteúdo tóxico e violento estão extraordinariamente se destacando entre os compartilhamentos”.
E aqui entra um agravante: o algorítimo da plataforma (das plataformas), por meio daquilo que chamam de garante que cada usuário receba um tipo de conteúdo específico nas suas redes. Ou seja, aqui que viraliza para um não é o mesmo que viraliza para outro.
Não existe uma experiência unificada das plataformas, cada usuário é, digamos, o centro de um universo personalizado que gira ao seu redor. Quem joga MMORPGs conhece bem esse tipo de experiência.
Mas as coisas ainda piora, por meio daquilo que chamam de "Meaningful Social Interactions", o facebook garante que o ponto central desse universo, o usuário, receba conteúdo advindo de suas redes de relacionamentos.
Ou seja, se eu compartilho conteúdo crítico ao governo, mas tenho um parente próximo com um perfil político um pouco distinto (as vezes nem isso, basta que ele esteja em uma página indiretamente alinhada), ele poderá "receber" conteúdo político de apoio ao governo.
E esse é um ponto importante. Em perfis de teste que criei no passado, por exemplo, o simples fato do perfil estar em uma "página de bairro" passou a garantir que ele tivesse conteúdo político "pró-armas", "bandido bom é bandido morto" e "pró-bolsonaro" na sua timeline.
Em outro, por exemplo, simulei um pai que consumia notícias sobre bem estar infantil e conteúdos relacionados a pedofilia (e muita coisa homofóbica) passasse a ser sugeridas na timeline.
Tudo isso para dizer que a plataforma não apenas garante que os usuários recebam o conteúdo que lhes interessa, mas o conteúdo que mobiliza sentimentos como medo e raiva.
E se lembrarmos que o que chamamos de facebook é um ecossistema de pelo menos três grandes aplicativos (whatsapp e instagram) - fora que o login do facebook é amplamente utilizado em outras plataformas, entendemos o tamanho do buraco.
Eu digo, insisto e repito: as redes bolsonaristas não consomem o mesmo material que consumimos. E digo isso no plural pois o bolsonaro dos grupos evangélicos mais periféricos é bem diferente do bolsonaro dos "mais ricos" (para usarmos segmentos onde ele ainda tem apoio).
E não se enganem, twitter e youtube também se utilizam de estratégias semelhantes. Não é a toa que a beligerância seja um padrão comportamental por estas bandas.
Quem tiver interesse na integra do depoimento da Frances Haugen
Na segunda feira, 10h, eu vou fazer uma longa análise do depoimento da Haugen e das principais referências sobre o tema na twitch.

twitch.tv/ocalheiros

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

8 Oct
O problema é muito maior do que apenas o maior índice da inflação desde a criação do plano real: temos um quadro de inflação alinhado com desemprego, precarização sistemática do trabalho e falta de investimentos públicos (bloqueados pelo teto de gastos).
Por isso não estamos falando apenas da diminuição do poder de consumo do brasileiro, estamos falando de renúncia involuntária do consumo. Não é que está sobrando menos dinheiro na carteira do brasileiro, está faltando comida na dispensa.
Para melhorar a situação, temos um ministro da economia que não faz a menor ideia de como lidar com o tema. Afinal, macroeconomia é muito diferente dessa abordagem financeira que ele tem da questão. E um presidente que é incapaz de assumir qualquer responsabilidade sobre isso.
Read 7 tweets
8 Oct
O Brasil de Jair Bolsonaro é:

oglobo.globo.com/economia/macro…
Mais uma vez estão comparando a escalada dos preços com a ocorrida em 2016. Contudo, fundamental lembrar que tais índices jamais devem ser tomados isoladamente. Em 2016 a média salaria era consideravelmente maior - assim como o número de assalariados.
O reajuste dos preços no Brasil atual não corresponde a uma mera perda de poder aquisitivo por parte da população, mas leva a um cenário de renúncia (involuntária) do consumo. As pessoas já não tem mais como adquirir os itens mais básicos.
Read 5 tweets
28 Sep
Hoje, 09:45, começamos a nossa cobertura da #CPIdaCovid, hoje com a advogada Bruna Mendes Morato, que produziu um dossiê com denúncias sobre a Prevent Senior.

twitch.tv/ocalheiros
Para que se tenha uma ideia do buraco que a #CPIdaCovid vai entrar g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
#CPIdaCovid impressionante, Fernando Bezerra já começou no modo de desqualificar juridicamente o relatório da CPI (que ainda nem saiu), até o Ives Granda apareceu na história como fiador dessa palhaçada.
Read 62 tweets
28 Sep
O mais interessante dessa novela envolvendo a possível filiação de Bolsonaro ao PTB não é nem o tensionamento das relações intrapartidárias. Mas que ele está ressuscitando a treta de Bob Jeff com a própria filha.

oglobo.globo.com/politica/flavi…
Graciela Nienov, atual presidenta em exercício do PTB, é indicação direta de Jefferson, contudo, a filiação dos bolsonaros é negociada diretamente com Otávio Fakhoury, presidente do diretório do partido em SP, mais próximo de Cristiane Brasil.
Boatos dão conta que o setor do PTB tem visto na filiação de Bolsonaro uma chance única, não apenas de dar ao partido alguma relevância nacional, como de se livrar definitivamente do fantasma de Bob Jeff. Sonho antigo de muitos, dizem.
Read 6 tweets
28 Sep
Desde o final de 2019, quando o país observou uma fuga histórica de dólares (e isso antes do cenário pandêmico), já estava claro que a situação do Brasil era muito mais complexa do que pintavam alguns analistas de economia.

blogs.oglobo.globo.com/capital/post/s…
E o pessoal insistiu no erro: sempre bom lembrar que o mesmo Itau, no começo do ano, demonstrava um claro otimismo com a recuperação econômica do país.

einvestidor.estadao.com.br/mercado/efeito…
Agora estão aí, como o Maílson Nobrega dizendo que o "mercado" não tinha como prever as atitudes beligerantes do Presidente e a crise hídrica. Amizade, não força, vai.

einvestidor.estadao.com.br/mercado/entrev…
Read 5 tweets
27 Sep
Na live de hoje eu falei sobre como o "mercado" (e seus representantes na grande mídia) não é dotado de uma superioridade analítica, que suas análises são tão falhas quanto as de qualquer um, por vezes até piores, muito piores, vejamos essa entrevista

einvestidor.estadao.com.br/mercado/entrev…
“Até o primeiro trimestre de 2021, o mercado sancionava a política monetária do BC sem nenhum questionamento (...) não se imaginava que o Bolsonaro iniciaria um ciclo de ataque às instituições no final do primeiro semestre..."
"o que gerou a percepção de maior instabilidade política e se associou à percepção de uma piora do quadro fiscal.”

OI? Meu anjo, a única constância do Governo Bolsonaro foram os ataques às instituições.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(