🏆Pesquisa premiada e uma nova abordagem para câncer de mama🎗️
Experimentos identificam potencial antitumoral de moléculas para terapia epigenética.
🧬Epigenética diz respeito a processos bioquímicos que regulam a expressão de genes sem promover alterações na sequência do DNA👇
🐕🧫Os resultados, ainda experimentais, foram obtidos em testes com cultura de células de cães, mas abrem espaço para o desenvolvimento de terapias no tratamento de tumores em animais e também em humanos🚶♀️
A tese foi uma das vencedoras do Prêmio Capes este ano.
Responsável pela pesquisa, o biólogo da USP Pedro Luiz Xavier diz que a terapia epigenética é uma alternativa para “consertar a expressão alterada de alguns genes associados às características do câncer, como a malignidade”.
Distúrbios epigenéticos estão associados ao desenvolvimento e progressão do câncer, mas, “diferentes de alterações genéticas, os distúrbios epigenéticos podem ser reversíveis e isso abre uma série de possibilidades terapêuticas”.
A equipe do Laboratório de Oncologia Comparada e Translacional conseguiu inibir a função de “proteínas defeituosas”, tornando as células cancerosas “menos malignas e, inclusive, mais suscetíveis para a terapia convencional, como a quimioterapia”, conta o pesquisador.
"Sinceramente, não ofereço nem prometo ligar para cada um para explicar os detalhes, etc. Sempre deixo claro que é para a ciência", diz pesquisador a respeito de mães que reclamam não ter retorno sobre seus filhos que sofreram com zika e foram pesquisados (1/3) 👇
O momento da ciência brasileira é ruim, mas sinceramente, é preciso esforço p/oferecer mais que isso.
Pesquisas que não tratam gente em situação delicada assim com a atenção que merecem são também um tiro no pé da confiança pública na ciência.
Nova esperança para a artrite reumatoide, doença autoimune debilitante que atinge até 1% da população mundial.
💉 Vacina experimental é testada com sucesso em animais! 🧶 👇
A descoberta da proteína usada na vacina aconteceu de maneira inesperada, enquanto pesquisadores da Universidade de Toledo estudavam o papel da proteína no desenvolvimento de doenças...
Imaginando que a proteína 14-3-3ζ fosse gatilho para desencadear a artrite, eles usaram edição genética para gerar animais que não a produzissem. Mas aconteceu o contrário:
Liberar da máscara na rua vai fazer muita gente parar de usar dentro dos locais.
A imensa maioria não sabe a diferença enorme de risco entre não usar máscara ao ar livre (sem aglomeração) e ambientes fechados. Não houve informação.
Não é hora de mudar a recomendação agora.
"Ah mas é só educar". Boa sorte tentando educar em poucos dias centenas de milhões de brasileiros em fase de baixa da pandemia, onde a maioria nem sequer quer ouvir falar do assunto.
Eu não acho que as pessoas não são capazes de entender. Longe disso.
Só que o poder público não fez sua parte de um jeito satisfatório durante toda a pandemia em passar a mensagem da transmissão por aerossóis... agora fica complicado mudar aos 45 do segundo tempo.