Marcelo F C Gomes Profile picture
Oct 16, 2021 11 tweets 10 min read Read on X
Atualização #InfoGripe semana 40 de 2021. #SRAG #COVID #VSR
- BR, de modo geral, compatível com oscilação em torno de patamar estável. Porém, queda interrompida e os números ainda não são ideais, embora seja o melhor momento da epi.
- Crianças ainda alto, c presença elevada d VSR
Alguns ptos q merecem destaque (1/3):
- RJ mantém queda após pico recente em idosos (70+);
- DF apresentou a mesma situação e parece interromper o crescimento;
- ES pode estar caminhando na mesma direção
Serve de alerta para os demais estados em relação ao q pode vir por aí.
Reparem que no RJ e no DF o novo pico na pop 80+ foi similar ao pico de março deste ano, e na pop 70-79 foi de cerca de 50%-70% em relação ao pico de março.
(2/3) Patamar entre crianças de 0-9 anos segue bastante elevado, e é consequência não apenas da #COVID19 mas também de casos de vírus sincicial respiratório (#VSR). Detecção importante de VSR nos estados da metade centro-sul do país, principalmente nos 3 da região Sul.
(3/3) Embora a análise de tendência aponte crescimento em diversos estados e capitais, na imensa maioria é compatível com oscilação, por enquanto. Mas é recomendada atenção especial na pop 70+ para evitar o cenário recente ocorrido no RJ e DF como destacado acima.
Análise por faixa etária dos 3 estados exemplificados acima:
Esses gráficos do total e por fx etária no BR e UFs, além do painel de vírus identificados estão no repositório público: bit.ly/infogripe-esta…
O resumo descritivo da atualização desta semana no local de sempre: bit.ly/mave-infogripe…
Boletim completo: bit.ly/mave-infogripe…
#InfoGripe é apenas mais uma das tantas ferramentas #SUS a serviço de todos, para todos. #cienciaBR #lutepeloSUS #servidorpublico #FIOCRUZ #FGV #MAVE #PROCC #EMAP
Faltou o nowcast por faixa etária para todo o BR. Lá no começo está só o consolidado até a semana 36, sem correção do atraso. Agora sim o nowcast para SRAG em geral por faixa etária. Adultos e jovens adultos puxando a reversão, mas compatível c oscilação após interrupção d queda:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Marcelo F C Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marfcg

Aug 23, 2022
Vacinar é um ato de celebração da vida.
Não caia em mitos, conheça os dados, escute quem trabalha no assunto. Viva e sobreviva.
Como dito na imagem, os dados são oriundos dos dados públicos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de vacinação contra a COVID-19. Estão presentes na atualização desta semana do boletim #InfoGripe, sistema de apoio à vigilância nacional de vírus respiratórios.
Este dado em particular é produzido graças a união de esforços da equipe do InfoGripe com a galera do @obscovid19br
Read 4 tweets
Jan 18, 2022
Aguardando os dados refentes à semana passada (09-15/jan) p atualização do cenário atual. Infelizmente, as perspectivas são preocupantes.
Com dados só até a 1a semana de janeiro, ou seja, sem ainda impacto do réveillon, vimos um sinal de forte retomada em praticamente todo o país
Essa subida iniciou na virada de novembro para dezembro (SE 48), na maioria dos estados. O Rio começou ainda em novembro (SE44), por conta da epidemia de gripe que começou por lá e se espalhou para os demais estados posteriormente.
Repara como a oscilação no Rio é por conta da diferença temporal entre o início da epidemia de gripe (Influenza, curva verde) e o início da retomada do crescimento nos casos associados à #COVID19 (SARS-Cov-2, curva dourada).
Read 17 tweets
Jan 4, 2022
Como se não bastasse ter acontecido tudo que alertamos que aconteceria na audiência pública (dar palanque para negacionista, c carimbo do ministério, como se os argumentos estivessem em pé de igualdade me relação aos posicionamentos favoráveis à vacinação) chegou a cereja do bolo
A galera negacionista está divulgando em redes sociais os dados pessoais dos cientistas e profissionais que lá estiverem defendendo os dados que mostram que a vacinação das crianças atende aos critérios de segurança e importância epidemiológica.
É pra essa galera que não tem o menor respeito pela verdade, pelos dados, e pelos indivíduos, que o Ministério da Saúde resolveu dar palanque neste histórico dia 4 de janeiro de 2022.
Read 9 tweets
Jan 4, 2022
"A maioria se manifestou favorável a não compulsoriedade da vacinação das crianças".
Distorcido. As perguntas apresentadas na consulta pública não permitem fazer esta avaliação, uma vez que não havia pergunta específica sobre a compulsoriedade separada da opinião sobre vacinação.
Pra quem não lembra/não viu, aqui tem a lista de perguntas apresentadas na consulta pública e minha posição sobre cada uma delas:
Especialistas em saúde pública que se manifestaram sobre a consulta ressaltaram que a maneira como foi estruturada levava a crer que o resultado seria justamente esse tipo de manifestação da SECOVID: conclusão sobre algo que a consulta não permite avaliar de maneira adequada.
Read 32 tweets
Jan 3, 2022
Tu participas de alguma instituição/sociedade/associação/universidade/departamento/secretaria/lab... e tua entidade apoia a nota da CTAI-COVID em defesa da vacinação da crianças de 5-11 anos contra a #COVID19 ?
Então contacta a direção para assinar lá:
bit.ly/apoio-ctai-cov…
A nota contém dos blocos de assinaturas. Um para os integrantes da CTAI-COVID ("aprovam"), que aprovaram no âmbito dessa câmara, e outra para toda e qualquer entidade que queira manifestar publicamente seu endosso ao documento ("apoiam").
conass.org.br/nota-publica-d…
Algumas das entidades que já manifestaram apoio:
Read 6 tweets
Nov 23, 2021
Respondi lá, e trago para cá numa cantoria pra facilitar.
"Che, e essa rebordosa no Rio por conta de casos de síndrome gripal por virus Influenza? Que me contas?"
Pues vamos lá
O reaparecimento do #Influenza é novidade, mas não surpreende. Alguns vírus resp já tinham voltado a aparecer desde o começo do ano e outros mais a partir de agosto. #Flu é que ainda estava sumido. Tal como para os demais, é consequência do relaxamento geral em relação à #COVID19
"Mas che, tamos falando de gripe, que raios tem a COVID que ver?!"
Pozolha, os cuidados em relação à COVID (que é causada pelo vírus SARS-CoV-2) também ajudam a proteger da gripe (que é causada pelo vírus Influenza). Máscara boa (pff2 ou cirúrgica+de pano por cima), ventilação...
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(