7 ensinamentos urbanos de Tóquio. Segue o fio🧶
1. Espaços compartilhados: Nas ruas internas de Tóquio, calçadas e faixas de rolamento estão no mesmo nível e têm o mesmo calçamento.
2. Viadutos úteis: A parte inferior dos viadutos é quase sempre ocupada com atividades comerciais.
3. Terrenos pequenos: O tamanho médio dos terrenos em Tóquio é de 112 m². No exemplo, edifício do Toriba Coffee em Ginza possui 12 andares, não tem recuos e seu terreno tem um pouco mais de 50 m².
4. Zoneamento por "classe de incomodidade": Tóquio nunca possuiu um zoneamento que dividisse explicitamente áreas comerciais de residenciais, gerando uma grande diversidade de atividades por toda a cidade.
5. Recuos focados no espaço público: Os limites de altura e de recuos são exigidos traçando uma linha diagonal do eixo das vias, de forma a preservar a incidência de luz solar nos espaços públicos.
6. Investimento em infraestrutura: Alta quantidade e qualidade de infraestrutura é o que caracteriza Tóquio. Ela é exemplo em redes de metrô, nos projetos de Land Readjustment e de drenagem urbana.
7. Atendimento à demanda por moradia: Tóquio permite que o mercado habitacional atenda quantitativa e qualitativamente a demanda por unidades de todos os tipos, seja por aluguel ou venda, cômodos ou casas inteiras.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Caos Planejado

Caos Planejado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @caosplanejado

16 Jul
Qual o "caráter original" de um bairro? Ao analisar o desenvolvimento de uma quadra na Greene St. em Nova York ao longo de quatro séculos, a cidade se mostra um processo constante de desenvolvimento, e a resposta para a pergunta se mostra mais difícil do que parece. Segue o🧶:
A Manhattan de arranha-céus que conhecemos é relativamente recente na sua história. Antes dos holandeses chegarem no que chamaram de "Nova Amsterdã" em 1625, Manhattan tinha florestas e pantanais, um ecossistema rico que tinha até ursos e lobos.
No início século 18 a área da Greene St. foi comprada para instalar uma grande fazenda, que não conflitou com o desenvolvimento urbano de Nova York, que até então ia apenas até Wall St., hoje considerado extremo sul da ilha de Manhattan.
Read 14 tweets
3 Oct 20
Um fio pra te convencer que Tóquio🗼🇯🇵 tem o melhor urbanismo do mundo, com inúmeras práticas para inspirar grandes cidades brasileiras. Vem comigo:
No séc. 18, Tóquio já tinha mais de 1 milhão de habitantes. Ao longo da sua história, a cidade sofreu com terremotos e bombardeios, possuindo hoje uma estrutura urbana complexa e diversa, com diferentes camadas históricas, usos mistos e diferentes tipologias arquitetônicas.
Os episódios destrutivos foram utilizados como oportunidade para abertura de vias largas e espaços públicos via Land Readjustment, transformando a antiga e estreita estrutura viária que, caso fosse mantida, poderia ter sido um gargalo ao seu crescimento urbano.
Read 24 tweets
22 Sep 20
No dia 22/set é celebrado o Dia Mundial sem Carro, Para alertar e conscientizar as pessoas sobre o uso do carro — responsável pela maioria das mortes no trânsito, poluição urbana e uso inadequado do espaço público — motoristas são incentivados a deixarem seus carros em casa. 👉🧵
A data é usada como oportunidade por diversas entidades e prefeituras para conscientização da população. No entanto, medidas tomadas por prefeituras nessa data devem ter baixo impacto e, muitas vezes, servem como propaganda enganosa.
A opção pelo uso do carro normalmente é por oferecer um modo mais rápido, seguro ou cômodo de deslocamento, causado pela falta de condições urbanas mínimas de infraestrutura, segurança ou densidade populacional, e não, como defendido por muitos, por mero "status".
Read 9 tweets
3 Aug 20
A pandemia atingiu em cheio nosso já fragilizado sistema de transporte coletivo e ameaça a mobilidade da população das grandes cidades brasileiras.

Neste plano inédito, trazemos alternativas para a reestruturação e sustentabilidade do sistema: caosplanejado.com/como-evitar-o-… Segue o 🧵:
Antes da pandemia, o 🚌 já apresentava operações insustentáveis e tarifas crescentes. Na pandemia, a queda no número de passageiros foi na ordem de 80%. As soluções hoje propostas focam no salvamento financeiro com subsídios, sem tratar da otimização do sistema. RECOMENDAMOS:
1.⏱️OTIMIZAR O USO DAS VIAS através de taxa de congestionamento e eliminação de vagas públicas de estacionamento para reduzir tempos de viagem e melhorar a pontualidade do sistema;
Read 7 tweets
14 Jun 20
O apoio das autoridades às favelas brasileiras, áreas de maior risco à pandemia, foi praticamente nula. A Bloomberg reporta a reação do governo indiano para suportar Dharavi, uma das maiores favelas do mundo, que possui cerca de 1 milhão de habitantes: 🧵👇bloomberg.com/news/articles/…
Desde abril, apenas em Dharavi, autoridades já bateram nas portas de 47,500 casas, examinaram mais de 700 mil pessoas e estabeleceram clínicas para medição de temperatura. Pessoas com sintomas foram transferidas para centros temporários de quarentena com supervisão médica grátis.
Um lockdown rígido foi implementado, alinhado com a forte mensagem de isolamento social proclamada nacionalmente, e testes eram relativamente acessíveis à população. Durante o Ramadã, autoridades distribuíram comida para aqueles que praticavam quarentena.
Read 6 tweets
3 Jun 20
O geógrafo Hugo Nicolau Barbosa de Gusmão, do blog Desigualdades Espaciais (desigualdadesespaciais.wordpress.com), faz uma série de postagens mostrando como a desigualdade racial se comporta espacialmente nas cidades brasileiras. Segue o 🧵
Em São Paulo, "as pessoas brancas ocupam o território de forma uniforme", mas existe um vazio de pardos e negros na região central/sudoeste (mais valorizada) da cidade: desigualdadesespaciais.wordpress.com/2016/06/29/map…
No Rio de Janeiro, cerca de 50% da população é branca. No entanto, na Zona Sul, a área mais valorizada da cidade, essa proporção atinge 91%: desigualdadesespaciais.wordpress.com/2015/10/23/um-…
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(