Como vencer daqui pra frente

Uma das urgências que temos é de nos adequar culturalmente (mudando hábitos até vocabulário) aos atuais problemas do mundo. "Old habits die hard", já destaca o adágio.

👇
É exatamente assim que perdemos todas as batalhas: mudanças em algoritmo, chamar hábitos beirando o satanismo de "novo normal" com apoio de celebridades e assim por diante.

👇
"Eles" mandam no mundo pela ação repetitiva, robótica e inconsciente, enquanto tentamos convencer as massas a ler Shakespeare. Sabemos que vamos perder na Terra, mas é nosso esforço de Sísifo de todo dia.

👇
Ninguém mais lê nada em tempos de "marketing de permissão". Ninguém mais consegue prender a atenção em um único foco por 5 minutos.

👇
Por 2 que sejam (pode apostar que 90% das vítimas desistiram nos primeiros parágrafos ao não encontrar nenhuma frase de efeito rápida para ser compartilhada e parou a leitura antes de chegar aqui).

👇
Mas aí vai uma dica simples e óbvia. Nossa batalha - espiritual, simbólica, cultural, lingüística - não é pelo presente. Não estamos jogando damas com o destino. Foi nosso erro: pensar e tentar agir a partir do presente, ao invés de tender a ignorá-lo.

👇
Nossa batalha é pela Eternidade: não só o futuro, pois eterno não é um futuro sem fim, mas aquilo que está fora do tempo. O Gênese, Platão e a Epopéia de Gilgamesh são eternos.

👇
A última firula do marketing, o debate do Nando Moura, o faniquito do Felipe Neto e a nova gororoba vendida como a coisa mais importante do Universo da Folha (e todos caem como patinhos, entupindo o oritimbó deles de dinheiro) não têm duração nem de uma semana.

👇
Imagine chegar aos Portões de Pedro e explicar que sua "batalha" encarnada foi comentar youtuber.

E a maior parte de nossa turma fala isso a sério! Diz que não tem tempo para estudar, porque precisa ficar vendo notícia e comentando e dando audiência para panacão!

👇
Nós precisamos hoje é escrever a história. EU SEI que ninguém vai ler, cazzo, nem precisa lembrar disso.

👇
Mas é documentando, com pesquisas longas, silenciosas, com trabalho de formiguinha, que faremos diferença lá na frente - e não passando 50 anos dando print nas contradições d'O Globo.

(sério, você já imaginou que estará com 60 anos fazendo isso?!)

👇
Que 10 pessoas leiam. Estamos cuidando da Eternidade. Ninguém lia a Marilena Chaui, e ela foi a verdadeira "guru petista" por mais de uma década. Todos estávamos melhores quando o professor @opropriolavo estava analisando FILOSOFICAMENTE os problemas do mundo.

👇
Façamos o mesmo. Escrevamos. Pesquisemos. Escolhamos cada um um tema, e destrinchemo-no até a exaustão. Ou viveremos até o colapso tentando rir da falta de lógica dos tiranetes do dia.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Senso Incomum ⚓

Senso Incomum ⚓ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sensoinc

1 Oct
Opa, mas quem diz que católicos as “adoram”? Foi justamente o problema que disse que a Reforma Protestante gerou: uma ressignificação lingüística muito repentina. O que traz no bojo um problema ainda maior: quem define o novo significado é um grupo cada vez menor de pessoas.

👇🏻
Já que vocês adoraram esse tema que gera racha entre nossos amados seguidores, vamos lá.

Segue o fio👇🏻
“Adorar”, no sentido da idolatria, é tratar algum elemento da criação como se fosse o Criador.

👇🏻
Read 32 tweets
21 Sep
Quer saber o que é infowar e como o Ministério da Verdade da Grande e Velha Mídia manipula trouxas e fala de “fake news” enquanto produz uma das grossas? Segue o fio! 🧵 🔽
Veja só. O vídeo fala sobre “canais que lucram com fake news”. Onde isso foi julgado? Pois é. Em lugar nenhum. Até o Champinha e o Lula são “supostos” criminosos pra mídia. Já quem NÃO foi julgado é tratado como o Adélio Bispo. Ou como ele DEVERIA ser tratado. 🔪
Não, ninguém foi julgado. Foi acusado num inquérito. Sem poderem se defender (belo Estado de Direito!). Se eu te acuso de estuprador, você já vira estuprador no segundo seguinte? Só nós notamos o PERIGO? 🚨
Read 17 tweets
12 Sep
🚨🚨🚨 URGENTE 🚨🚨🚨 Cerca de 30 manifestantes tomam parte de meia calçada na Av. Paulista. Entre as demandas, exigem atendimento mais rápido no setor de casquinhas do Mc Donald’s.
Do outro lado da Avenida, em uma calçada há um japonês burro, um anão viciado em mulheres com pênis e um usuário de crack abordando transeuntes que ignoram sua presença.
🚨🚨🚨 Neste momento, manifestantes já foram atendidos e se dispersam. Polícia Militar afirma que faltou casquinha de chocolate. Protesto foi pacífico, apesar de usuários de entorpecentes nas redondezas gritando alguma coisa.

Siga para mais atualizações.
Read 5 tweets
5 Sep
Usemos faixas amarelas nos braços

Símbolos são nossa interpretação da realidade, do alfabeto à Constituição, das notas musicais à confissão. Toda guerra cultural é, também, é uma guerra simbólica.

Segue o fio👇🏻
Novos símbolos foram inventados recentemente para abolir a democracia e as liberdades que tínhamos. Agora, sem lei, basta chamar alguém de um termo vago como “bolsonarista” para tratá-lo como um leproso, um pária, um inimigo do regime.

👇🏻
Um tratamento que não é reservado a corruptos, traficantes e terroristas.

Basta chamar o bode expiatório - sem provas - de “anticientífica” (oh, ironia!). Ou “divulgadora de fake news”. Ou “negacionista”. Ou de “extrema direita”.

👇🏻
Read 9 tweets
3 Sep
Já fui da ortodoxia do ateísmo. E nunca caí em argumentos chumbregas, como “Deus pode criar uma pedra que ninguém pode levantar?” ou “Por que existem crianças com câncer no reto?”.

👇
O problema fundamental é que tentamos entender, experienciar e viver a realidade tradicional - aquilo que toda a humanidade experimentou - ATRAVÉS de conceitos moderninhos.

👇
Daí nossa busca por um Deus que seja igual um super-herói da Marvel (rezando para o trânsito ficar mais rápido) ou um Deus que fique mandando sinal luminoso no Céu como se fosse o Batman se os políticos fizessem algo ruim (sabemos que na democracia, isso nunca acontece).

👇
Read 5 tweets
27 Aug
AH, PUTA QUE PARIU, EU NÃO AGÚENTO MAIS ESSA MERDA.

Sério, nós pensamos por oposições, eu sei, mas olha o nível do reducionismo de vocês.

Cacete, não dá pra pensar nessa bosta por 2 minutos sem usar termos ideológicos e não perceber o ridículo da coisa.
👇
Vamos lá, só porque hoje tenho de perder tempo com assunto mongo ao invés de falar de coisas relevantes para a humanidade, pois todas foram censuradas.
👇
Existe ALGUMA sociedade no planeta que seja baseada em ter “liberdades individuais” contra um “coletivismo”, igual anarcocabacista fala?

Uma “liberdade individual” deve valer também para o coletivo.
👇
Read 27 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(