AH, PUTA QUE PARIU, EU NÃO AGÚENTO MAIS ESSA MERDA.

Sério, nós pensamos por oposições, eu sei, mas olha o nível do reducionismo de vocês.

Cacete, não dá pra pensar nessa bosta por 2 minutos sem usar termos ideológicos e não perceber o ridículo da coisa.
👇
Vamos lá, só porque hoje tenho de perder tempo com assunto mongo ao invés de falar de coisas relevantes para a humanidade, pois todas foram censuradas.
👇
Existe ALGUMA sociedade no planeta que seja baseada em ter “liberdades individuais” contra um “coletivismo”, igual anarcocabacista fala?

Uma “liberdade individual” deve valer também para o coletivo.
👇
Então, a ordem moral deve ser social e coletiva, e não só sua (papinho de incel do cacete, viu). E, para ser protegida, precisa ser protegida coletivamente (inclusive com armas, ou o Talebã te domina no primeiro atentado depois).
👇
A não ser que você seja um ermitão, padre do deserto, esquimó, índio. Dizem que são os seres mais felizes. Mas você tá aqui, então, deve ser um fodido igual a nós.

E aí, parceiro, a primeira má notícia: a sociedade é complexa.
👇
Não adianta vibrar pelo esquematismo “mas eu defendo o indivíduo”, se você vai defendê-lo coletivamente. A língua, a instituição, as referências culturais, a história: tudo isto precisa ser compartilhado com seu interlocutor.
👇
O que nos leva a uma questão de fundo (literalfando famente): O que raios é a tal “liberdade individual”?

Porque liberdade é liberdade, chefia. De escrever, de usar sapatênis, de ouvir Pato Fu. Ou todos podem, ou ninguém pode. (algumas, ninguém deveria poder)
👇
O que chamam de “liberdade individual” por aí, portanto, é só uma coisa: liberar a rosqueta.

É um shibboleth. Falou em liberdade individual, CATAPIMBA!, o assunto é o anel de couro. Sempre, unica e exclusivamente. Tudo gira ao redor do olho que nada vê.
👇
E o debate sobre a suprema liberdade individual, portanto, é só fugir de estudar a tradição, os costumes, as instituições, os comportamentos, os hábitos, as referências morais, a história, o manancial intelectual que inclui a ciência, e...
👇
...trocar tudo por um modelo analcêntrico de auto-realização.

O resultado é essa merda que você vê em grupelhos “individuais”, onde todos são ABSOLUTAMENTE IDÊNTICOS.
👇
Tem mais variação de pensamento entre deputado do PSOL do que em grupo de gente falando em “liberdades individuais”.
👇
Um ponto importante é que nossa alma tem altas elevações - criar arte imitando os elementos mais sutis da anatomia a partir de mármore, com referências na mitologia grega e elevando o nível cultural até do povo com a beleza plástica e as referências culturais, por exemplo.
👇
Ou, sei lá, dar uns esporros em vocês, que é quase isso.
👇
E também tem aspirações baixas: comer batata frita o dia inteiro, ficar lendo nóias e discutindo com panacas na internet e passar o resto do tempo se masturbando feito um chimpanzé.
👇
Você reparou que as tais “liberdades individuais” estão mais próximas (eufemismo) de criar uma sociedade meio Luciano Ayan do que de criar a Áustria dos Habsburgos?
👇
Existem MUITOS ELEMENTOS na sociedade que precisam ser definidos coletivamente. Basicamente tudo o que chamamos de cultura, instituições, até a arquitetura (se você não se sente melhor em Edimburgo do que em Brasília ou em qualquer bairro paulistano, você tem algum problema).
👇
Por isto São Paulo (o Apóstolo, não a cidade) fala em homonóia: um conjunto harmônico mais ou menos coerente de “nous”, daquela parte do pensamento que é reta, direta, sem grandes tergiversações.
👇
(já pensou se nosso Direito fosse assim? mas tergiverso e posso ir pra cadeia por isso)
👇
E até para defender a sua liberdade individual suprema (aquela do reboco do brioco) você precisa de decisões coletivas. Até para me convencer que é tudo individual e não coletivo você precisa de algo com o qual nós dois pensemos em comum: homonóia.
Num mundo tão absurdamente escangalhado por mil ideologias que quiseram substituir um pensamento comum, mais natural e orgânico - as sociedades tradicionais e harmônicas -
👇
Por um modelo do tipo “todos concordem com o meu modelo de salvação individual aqui, ou precisam ser excluídos da vida coletiva”, qual o sentido em falar em “liberdades individuais” e fingir que simplesmente podemos ignorar o coletivo?
👇
Pior, chamar tudo aquilo que envolve mais de um indivíduo pelo termo pedestre “coletivista”, como se fosse grande ofensa?

(Hummm… sexo envolve mais de um indivíduo… agora tô entendendo qual o nicho social onde essa de “coletivismo” mais pega…)
👇
Tente definir o que é uma lei sem “coletivismo”. Tente definir o modelo de sociedade. Tente definir qual vai ser a cara do seu quarteirão. Tente definir o que é moral. Fora o vetor do oritimbó, não dá pra definir NADA.
👇
Sério, a parte “individual” que nos cabe na vida (a vida adulta te ensina isso com maestria) é uma coisa tão ínfima quanto decidir em que série da Netflix você vai dormir depois de 20 minutos, porque não terá tempo pra essas coisas, depois de debater coisas publicamente.
👇
E destruir tudo o que é historicamente relevante em nome da gigantesca liberdade individual de alargar o Raskolnikoff não me parece uma discussão MINIMAMENTE RELEVANTE.
👇
Liberal é só um comunista que gosta de Mc Fritas e pornografia.
👇
That's all Folks!

A caixa de perguntas está aberta no Instagram do Senso👉 instagram.com/senso.incomum/

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Senso Incomum ⚓

Senso Incomum ⚓ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sensoinc

12 Sep
🚨🚨🚨 URGENTE 🚨🚨🚨 Cerca de 30 manifestantes tomam parte de meia calçada na Av. Paulista. Entre as demandas, exigem atendimento mais rápido no setor de casquinhas do Mc Donald’s.
Do outro lado da Avenida, em uma calçada há um japonês burro, um anão viciado em mulheres com pênis e um usuário de crack abordando transeuntes que ignoram sua presença.
🚨🚨🚨 Neste momento, manifestantes já foram atendidos e se dispersam. Polícia Militar afirma que faltou casquinha de chocolate. Protesto foi pacífico, apesar de usuários de entorpecentes nas redondezas gritando alguma coisa.

Siga para mais atualizações.
Read 5 tweets
5 Sep
Usemos faixas amarelas nos braços

Símbolos são nossa interpretação da realidade, do alfabeto à Constituição, das notas musicais à confissão. Toda guerra cultural é, também, é uma guerra simbólica.

Segue o fio👇🏻
Novos símbolos foram inventados recentemente para abolir a democracia e as liberdades que tínhamos. Agora, sem lei, basta chamar alguém de um termo vago como “bolsonarista” para tratá-lo como um leproso, um pária, um inimigo do regime.

👇🏻
Um tratamento que não é reservado a corruptos, traficantes e terroristas.

Basta chamar o bode expiatório - sem provas - de “anticientífica” (oh, ironia!). Ou “divulgadora de fake news”. Ou “negacionista”. Ou de “extrema direita”.

👇🏻
Read 9 tweets
3 Sep
Já fui da ortodoxia do ateísmo. E nunca caí em argumentos chumbregas, como “Deus pode criar uma pedra que ninguém pode levantar?” ou “Por que existem crianças com câncer no reto?”.

👇
O problema fundamental é que tentamos entender, experienciar e viver a realidade tradicional - aquilo que toda a humanidade experimentou - ATRAVÉS de conceitos moderninhos.

👇
Daí nossa busca por um Deus que seja igual um super-herói da Marvel (rezando para o trânsito ficar mais rápido) ou um Deus que fique mandando sinal luminoso no Céu como se fosse o Batman se os políticos fizessem algo ruim (sabemos que na democracia, isso nunca acontece).

👇
Read 5 tweets
24 Aug
Funciona assim: a esquerda ataca a família 25 horas por dia. Critica o patriarcado (essa terrível idéia de que um homem é responsável pelos filhos quando tem uma relação com uma mulher).

Segue o fio👇🏻
Dia que os velhos são um lixo porque votam no Trump e no Brexit, que a família nuclear é a causa de todos os nossos problemas, de que até ser heterossexual é ruim, que criança tem que se masturbar à vontade.
Que mulher tem o direito de matar o filho se transou e não gostou muito do resultado natural. Que sexo anal contra o capital, que a família não pode nem educar os filhos porque a criança tem "o direito" (sic) de ter outra educação diferente da dos pais.
Read 6 tweets
2 Aug
Você tá preso em casa por causa da “ciência” ou por que algum gênio da política definiu que produto não-essencial transmite vírus e o vírus fica mais forte e mais malvado depois das 21h?

Segue o fio👇🏻
Você acha que seu primo maconheiro que chama o professor de Química de “mongolóide” entende mesmo de “ciência” e passa a tarde lendo periódico científico, ou intercala as sessões de masturbação com a capa do G1 e repetir o Felipe Neto?
Enquanto as potências querem saber se o vírus teve origem laboratorial (o que transforma “4 milhões de mortos por doença” em “4 milhões de vítimas de um laboratório na China”), você só lê que Bolsonaro “prevaricou”.
Read 6 tweets
31 Jul
A religião causa guerras?

Prefiro quem diga que Eva ter comido a fruta gerou todas as guerras. É tão reducionista quanto, mas ao menos acerta mais.

Segue o fio 👇🏻
Guerras quase nunca acontecem por religião. Acontecem por domínio. É difícil pensar em dois caras acreditando em deuses diferentes que partem pra porrada por isso - nem no bar isso gera soco.
Muito fácil pensar em guerras por família, por controle político, por dominação de povos e territórios.

O Antigo Testamento é cheio de guerras internas, que nada tinham a ver com a religião, e Deus até ajuda uns povos opostos ao israelitas.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(