Opa, mas quem diz que católicos as “adoram”? Foi justamente o problema que disse que a Reforma Protestante gerou: uma ressignificação lingüística muito repentina. O que traz no bojo um problema ainda maior: quem define o novo significado é um grupo cada vez menor de pessoas.

👇🏻
Já que vocês adoraram esse tema que gera racha entre nossos amados seguidores, vamos lá.

Segue o fio👇🏻
“Adorar”, no sentido da idolatria, é tratar algum elemento da criação como se fosse o Criador.

👇🏻
Idolatria é o pecado mais citado no Antigo Testamento, porque é uma tendência geral da humanidade: vemos um médico e o tratamos como um mágico (nenhuma referência à nossa política, imagine). Vemos um sábio e o tratamos como a própria fonte do saber.

👇🏻
Vemos um computador e achamos que é ele quem produz conhecimento, ciência, entretenimento, prazer… ao invés de entendê-lo como uma ferramenta.

👇🏻
Como é fácil notar que estamos MUITO MAIS idólatras hoje do que em qualquer momento da humanidade, não? Hoje idolatramos corpos, dinheiro, curtidas, seguidores, TikTok, coach, políticos, medicamentos, estudos científicos, canais oficiais…

👇🏻
Somos uma humanidade mil vezes mais idólatra do que os maiores idólatras toscos do Antigo Testamento.

👇🏻
E as manifestações de Deus, muito bem estudadas por toda a teologia tradicional, além de estudiosos do fenômeno das manifestações divinas (René Girard, Rudolf Otto, Mircea Eliade, Vicente Ferreira da Silva etc) nunca são muito “diretas” depois da expulsão do homem do Éden.

👇🏻
Deus não conversa “diretamente” com os homens. Aparece através de nuvens, raios, ramos… manda Moisés subir numa montanha para falar sozinho com ele (ao invés de se mostrar para a tribo inteira)…

👇🏻
Depois ainda ordena construir uma arca (com querubins entalhados!!) para falar com o Sumo Sacerdote através de fumaça!

E o que os homens fazem? Idolatram… as coisas.

👇🏻
Por exemplo, a Arca da Aliança, a que Deus exigiu que tivesse imagens de anjos (anjos não são uma manifestação para Deus falar com homens INDIRETAMENTE, mostrando sua estrutura trina o tempo todo?), era o Verbo desencarnado.

👇🏻
Sendo assim, uma hóstia ainda não “viva”, tinha a mesma característica: trazia a morte a quem encostasse nela em pecado mortal. O que os próprios israelitas fizeram? Usaram-na como… arma militar, carregando-a com varas e atirando-as nos inimigos…

👇🏻
Então, há novas “reclamações” divinas com o quanto os homens, mesmo do povo escolhido, tornam-se idólatras até mesmo com as coisas instituídas por Ele Próprio.

👇🏻
Com a Lei! Afinal, o que é o judaísmo, senão uma religião criada por alguns homens que potencializa o poder civil dado pela lei cujo objetivo final não era civil, e idolatra o fato de seu povo ser de uma etnia qualificada?

👇🏻
Mas o principal é: no Antigo Testamento, há versículos em profusão contra uma prática TERRÍVEL dos idólatras dos grandes reinos: os sacrifícios humanos. Comuns por todo o mundo (até nas Américas e Oceania são praticados até hoje).

👇🏻
Os egípcios acreditavam que Sobek, o deus crocodilo, estava MESMO nas estátuas em seu formato. E lá mandavam pessoas serem sacrificadas em ritos com crocodilos de verdade ao redor para aplacar a ira do deus.

👇🏻
(aplacar a ira dos deuses, quando você vive a mercê de raios, secas, enchentes etc, é uma das principais preocupações da humanidade primitiva).

👇🏻
Os cananeus aplacam a fúria de Moloch (citado formalmente na Bíblia inúmeras vezes) sacrificando todo ano algumas crianças inocentes em uma estátua que tinha o formato de sua boca, com uma fogueira dentro.

👇🏻
Era a clínica de aborto da Antigüidade. Ah, e sabe os ritos que são feitos em terreiros hoje? Então…

👇🏻
Só que a tecnologia mudou. Na época do Antigo Testamento, você começa com chefes tribais e termina com a construção e decadência de um reino. E a necessidade de um Verbo Encarnado que viesse explicar, justamente, como idolatramos coisas erradas.

👇🏻
(inclusive a própria lei escrita! inclusive anjos, como no Apocalipse!).

👇🏻
Já nessa época em que vem chegando o tempo do Novo Testamento, a criação de estátuas para retratar a realidade torna-se prática comum. Não são mais só reinos com religiões que criam estátuas que são templos de morte.

👇🏻
Agora, a estátua tem o mesmo valor da pintura (e não tem hoje? basta entrar num museu para perceber). Agora, a estátua é o equivalente à fotografia.

👇🏻
Se formos usar os versículos “não crie estátuas” para reclamar de estátuas de anjos, santos etc, deveríamos dizer o mesmo para fotografias de pessoas boas (“não crie imagens”, afinal).

👇🏻
E nunca vi um único católico no planeta Terra em toda a história que ache que uma estátua da Virgem Margia “contém” a Virgem Maria ali dentro.
Que uma estátua de um anjo é para ser “adorada”.

Nem mesmo com representações do próprio Jesus!

👇🏻
Então, usar versículos criados para um contexto completamente diferente para reclamar da riqueza da Igreja (o próprio Jesus reclamou da riqueza da Igreja, e colocou como primeiro chefe dela um homem que O negou três vezes e estava fugindo de Roma...

👇🏻
para mostrar como o poder terreno é sempre inferior ao Poder Divino do outro lado), de se rezar diante de imagens… na melhor das hipóteses, me soa uma bela forçada de signfiicado.

👇🏻
É muito mais fácil ser idólatra com a própria Bíblia (que foi instituída pela Igreja Católica e não contém nenhum versículo dizendo “Sola Scriptura”) do que com uma imagem.

👇🏻
Com vitrais e santos (homens admiráveis pela fé) e anjos (como Deus não tem “intercessores”, se cria anjos?!?!) para lembrar na matéria do Divino, para contar para o povo a mensagem por séculos em que a escrita era mais cara do que um avião hoje.

👇🏻
Curiosamente, sabe o que católicos acham que é um dos principais defeitos de Lutero? Pois é. Ser “idólatra” e “adorar” elementos de criação da religião, renegando elementos do Criador…

👇🏻
Enfim, é só para dar um panorama histórico. Amamos os protestantes e rezamos por eles. Preciso comprar mais umas imagens para rezar por eles diante de imagens para deixá-los mais felizes. ^^

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Senso Incomum ⚓

Senso Incomum ⚓ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sensoinc

21 Sep
Quer saber o que é infowar e como o Ministério da Verdade da Grande e Velha Mídia manipula trouxas e fala de “fake news” enquanto produz uma das grossas? Segue o fio! 🧵 🔽
Veja só. O vídeo fala sobre “canais que lucram com fake news”. Onde isso foi julgado? Pois é. Em lugar nenhum. Até o Champinha e o Lula são “supostos” criminosos pra mídia. Já quem NÃO foi julgado é tratado como o Adélio Bispo. Ou como ele DEVERIA ser tratado. 🔪
Não, ninguém foi julgado. Foi acusado num inquérito. Sem poderem se defender (belo Estado de Direito!). Se eu te acuso de estuprador, você já vira estuprador no segundo seguinte? Só nós notamos o PERIGO? 🚨
Read 17 tweets
12 Sep
🚨🚨🚨 URGENTE 🚨🚨🚨 Cerca de 30 manifestantes tomam parte de meia calçada na Av. Paulista. Entre as demandas, exigem atendimento mais rápido no setor de casquinhas do Mc Donald’s.
Do outro lado da Avenida, em uma calçada há um japonês burro, um anão viciado em mulheres com pênis e um usuário de crack abordando transeuntes que ignoram sua presença.
🚨🚨🚨 Neste momento, manifestantes já foram atendidos e se dispersam. Polícia Militar afirma que faltou casquinha de chocolate. Protesto foi pacífico, apesar de usuários de entorpecentes nas redondezas gritando alguma coisa.

Siga para mais atualizações.
Read 5 tweets
5 Sep
Usemos faixas amarelas nos braços

Símbolos são nossa interpretação da realidade, do alfabeto à Constituição, das notas musicais à confissão. Toda guerra cultural é, também, é uma guerra simbólica.

Segue o fio👇🏻
Novos símbolos foram inventados recentemente para abolir a democracia e as liberdades que tínhamos. Agora, sem lei, basta chamar alguém de um termo vago como “bolsonarista” para tratá-lo como um leproso, um pária, um inimigo do regime.

👇🏻
Um tratamento que não é reservado a corruptos, traficantes e terroristas.

Basta chamar o bode expiatório - sem provas - de “anticientífica” (oh, ironia!). Ou “divulgadora de fake news”. Ou “negacionista”. Ou de “extrema direita”.

👇🏻
Read 9 tweets
3 Sep
Já fui da ortodoxia do ateísmo. E nunca caí em argumentos chumbregas, como “Deus pode criar uma pedra que ninguém pode levantar?” ou “Por que existem crianças com câncer no reto?”.

👇
O problema fundamental é que tentamos entender, experienciar e viver a realidade tradicional - aquilo que toda a humanidade experimentou - ATRAVÉS de conceitos moderninhos.

👇
Daí nossa busca por um Deus que seja igual um super-herói da Marvel (rezando para o trânsito ficar mais rápido) ou um Deus que fique mandando sinal luminoso no Céu como se fosse o Batman se os políticos fizessem algo ruim (sabemos que na democracia, isso nunca acontece).

👇
Read 5 tweets
27 Aug
AH, PUTA QUE PARIU, EU NÃO AGÚENTO MAIS ESSA MERDA.

Sério, nós pensamos por oposições, eu sei, mas olha o nível do reducionismo de vocês.

Cacete, não dá pra pensar nessa bosta por 2 minutos sem usar termos ideológicos e não perceber o ridículo da coisa.
👇
Vamos lá, só porque hoje tenho de perder tempo com assunto mongo ao invés de falar de coisas relevantes para a humanidade, pois todas foram censuradas.
👇
Existe ALGUMA sociedade no planeta que seja baseada em ter “liberdades individuais” contra um “coletivismo”, igual anarcocabacista fala?

Uma “liberdade individual” deve valer também para o coletivo.
👇
Read 27 tweets
24 Aug
Funciona assim: a esquerda ataca a família 25 horas por dia. Critica o patriarcado (essa terrível idéia de que um homem é responsável pelos filhos quando tem uma relação com uma mulher).

Segue o fio👇🏻
Dia que os velhos são um lixo porque votam no Trump e no Brexit, que a família nuclear é a causa de todos os nossos problemas, de que até ser heterossexual é ruim, que criança tem que se masturbar à vontade.
Que mulher tem o direito de matar o filho se transou e não gostou muito do resultado natural. Que sexo anal contra o capital, que a família não pode nem educar os filhos porque a criança tem "o direito" (sic) de ter outra educação diferente da dos pais.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(