Eu n sei se acontece c vcs mas toda vez q eu via 1 chef na TV usando uma linda e impecável tábua de corte de madeira eu ficava c vontade de ter 1a mas me continha pois sabia q depois d alguns meses d uso toda aquela beleza iria embora e só sobraria 1a tábua opaca e cheia d riscos
Acompanhando alguns chefs durante muito tempo, percebi que as tábuas continuavam lindas entra ano, sai ano. E isso me intrigava: como é que eles mantinham suas tábuas em estado de novas durante tanto tempo?
Foi então que eu aprendi sobre a “manteiga de tábuas”.
Ela transforma tábuas que estão assim:
Em tábuas assim:
É magia? Não. É manteiga de tábua.
E o que é essa “manteiga de tábua”, você me pergunta. É uma mistura de óleo mineral com cera de abelha (geralmente na proporção 3:1 ou até 1:1).
E como se faz isso? Você vai comprar óleo mineral na farmácia e cera de abelha no mercadolivre (ou em outro local que você achar cera de abelha para vender) pesar os ingredientes (ex: 300g de óleo mineral e 100g de cera de abelha) e os derreter em um pote em banho maria.
O resultado você guarda fechado para quando precisar usar. A manteiga dura anos em temperatura ambiente, então é interessante você fazer logo uma boa quantidade.
“Mas Ouriço, isso aí dá muito trabalho de fazer, tem que comprar óleo mineral, achar onde vende cera de abelha e derreter ela em banho maria! Não tem algum lugar que venda isso pronto?”
Bom, mas voltando. Como se usa a manteiga de tábua? Quando você for usar a manteiga, coloque seu pote em uma panela com água e ligue em fogo baixo até que ela fique completamente transparente:
Agora pegue uma colher de sopa de manteiga, despeje sobre a tábua e espalhe bem por toda a sua superfície. Deixe a tábua lá quietinha, curtindo o hidratante por meia hora e depois tire o excesso com toalhas de papel.
Elas ficam novinhas em folha:
“E com que frequência eu repito o processo?”
Uma vez por mês.
Você já faz parte do grupo do Ouriço no telegram? Entra lá:t.me/ConfrariaDoOur…
#VARdoOuriço Tom Hiddleston
Alguém duvida que esteja 10/10?
O que o Tom fez aí é um excelente exemplo de sprezzatura, que é usar de forma harmoniosa coisas que, em princípio, descombinam.
Vamos lá aprender a fazer uma omelete francesa tão fácil que você consegue usar apenas uma mão
Coloque um pouco de manteiga em frigideira com fogo médio. Bata dois ovos, um glug de creme de leite fresco, sal e pimenta do reino em uma tigela. Adicione na frigideira e fique girando
Continua girando
Quando estiver ligeiramente antes do ponto que você gosta, desligue o fogo e comece a enrolar o omelete com uma espátula.