Em julho de 2020, apurando a trajetória na PM de Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle, me fiz a pergunta: como o Estado passou a formar mão de obra para o crime? Essa pergunta foi o ponto de partida de "Pistoleiros".

O episódio 1 já tá no ar! 🎧

globoplay.globo.com/podcasts/pisto…
Ao longo de mais de 1 ano, fui a campo, fiz dezenas de entrevistas, fucei documentos antigos da PM e inquéritos arquivados para entender como homens formados para serem "heróis" viraram criminosos. O material deu origem ao primeiro podcast @globoplay produzido pelo @JornalOGlobo. Na imagem, eu apareço, de c...
São 5 episódios, lançados diariamente, de hoje até quinta-feira. Cada um vai partir da trajetória de um matador de aluguel para traçar um panorama do mercado da pistolagem no Rio. A cada lançamento de ep, vou publicar uma reportagem no @JornalOGlobo.
oglobo.globo.com/rio/serie-pist…
Hoje, conto a história da Patamo 500, patrulha que reuniu, nos anos 90, envolvidos nos 2 crimes de maior repercussão da história recente do RJ: Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle, e Cláudio Oliveira, condenado por assassinar Patrícia Acioli. oglobo.globo.com/rio/serie-pist…
Nas reportagens, também pode ser encontrado o material de apoio de cada ep, com fotos e arquivo. A foto da Patamo 500 está lá — assim como uma foto de Ronnie Lessa quando ele ainda era tatuador no Méier. A transcrição do ep está aqui: oglobo.globo.com/podcast/pistol…
Por fim, fundamental citar a equipe que fez o projeto sair do papel. Direção e montagem da @mariromance, roteiro do @eduaraujo, eu e Mari, pesquisa e checagem do @Saulo_Pereira, coordenação do @alexandremaron. @Andre7Miranda e @alangripp são os produtores executivos. ImageImage
Aqui, o @GSaboia10 conta um pouco dos bastidores da produção do podcast. Eu nunca tinha falado no microfone antes. Foi uma experiência completamente nova. 🎙

Depois de ouvir, digam o que acharam? Se gostarem, recomendem pros amigos! Amanhã tem mais! oglobo.globo.com/rio/serie-pist…
#Pistoleiros na capa de domingo do @JornalOGlobo. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rafael Soares

Rafael Soares Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rafapsoares

22 Dec
Dois homens mortos por PMs no Andaraí, Zona Norte do Rio, estavam com R$ 35 mil, afirmou um terceiro homem que foi preso na ação. Os agentes são suspeitos de executarem as vítimas já rendidas. A quantia em dinheiro não foi apresentada na delegacia. extra.globo.com/casos-de-polic…
No relato, o preso afirmou que os homens dormiam numa cabana numa área de mata da favela quando foram surpreendidos pelos PMs. Segundo ele, havia armas e drogas com o grupo, além do dinheiro, que ele afirma ser do chefe do chefe do tráfico da favela, Rodrigo Brasil, o Boneco.
O depoimento ainda descreve que os agentes renderam todo o grupo "sem efetuar nenhum tiro". Em seguida, os homens teriam sido levados para um outro acampamento, mais para dentro na mata, onde seus dois comparsas teriam sido mortos.
Read 4 tweets
21 Dec
A turma de 2000 do Curso de Operações Especiais, aquele do "Pede pra sair!", é uma lenda no Bope. Os formados ganharam apelido de "galáticos", referência ao Real Madrid da época. Um dos "galáticos" acabou fazendo carreira no crime: Adriano da Nóbrega. No ep2 de #Pistoleiros 🧶👇
No início do curso, poucos acreditavam que Adriano conseguiria se formar. O então tenente era grande, desengonçado (seu apelido era "Maromba"), tinha um tipo diferente da maioria dos caveiras, que eram baixos e ágeis, características importantes em incursões em favelas.
Adriano se formou, mas — diferente da maioria dos oficiais que se forma no curso — não fez carreira no Bope. Ele foi expulso do batalhão por indisciplina. Colegas contam que ele fazia operações clandestinas, sem autorização do comando.
Read 6 tweets
19 Dec
Hoje, no @JornalOGlobo: 35 notebooks foram furtados do QG da intervenção federal do Rio, dentro do Comando Militar do Leste, em 2019. Até hoje, o Exército não sabe como os aparelhos foram tirados de lá nem onde está a maioria deles: só 2 foram recuperados. oglobo.globo.com/rio/notebooks-…
O sumiço foi constatado em janeiro de 2019 por um tenente-coronel que precisava trocar o computador de um de seus subordinados, que havia apresentado defeito. Quando chegou à sala onde os notebooks ficavam guardados, ocupada por um general, o oficial encontrou só caixas vazias.
Os aparelhos — todos novos, comprados exclusivamente para os militares que trabalhavam na intervenção — custaram R$ 2,8 mil por unidade. Um soldado que fazia a faxina da sala foi o único militar responsabilizado pelo furto.
Read 5 tweets
14 Jun
Munição da PM do Rio abastecia a milícia comandada por Ecko, um dos criminosos mais procurados do país morto pela Polícia Civil. Cartuchos de 15 lotes diferentes foram adquiridos pela corporação, mas acabaram nas mãos da quadrilha do miliciano. oglobo.globo.com/rio/milicia-de…
A maior apreensão que consegui levantar foi em março de 2018. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu, com um homem apontado como “soldado” da milícia, 119 projéteis de forças de segurança. 37 deles faziam parte de 10 lotes diferentes adquiridos pela PM.
Os cartuchos apreendidos eram de calibres 9mm, .40, e 5,56mm. Ao todo, 24 dos projéteis achados com o soldado de Ecko compunham 4 lotes comprados exclusivamente para treinamentos da PM: eles têm uma quantidade de pólvora menor do que os usados em serviço, porém ainda são letais.
Read 7 tweets
13 Jun
O relatório final da investigação da Polícia Civil sobre o assassinato de João Pedro omite que os policiais alteraram a cena do crime. O inquérito tem provas de que agentes recolheram cartuchos, prejudicando a perícia. Nenhuma é mencionada no documento. extra.globo.com/casos-de-polic…
As provas de que houve alteração da cena do crime pelos policiais investigados são:

1) No dia do crime, 18 de maio, os policiais investigados não entregaram estojos de calibre 5,56mm na Delegacia de Homicídios, conforme registro de ocorrência e depoimentos dos agentes.
2) A perícia de local de crime, feita no dia do crime, não encontrou NENHUM estojo de calibre 5,56mm na casa.

3) Como havia 64 marcas de tiros na casa, a disparidade entre o número de buracos nas paredes e estojos encontrados não passou despercebida pelo perito. (segue)
Read 7 tweets
24 May
A milícia do Rio usa munição paga pelo Estado para matar seus desafetos. Cartuchos comprados pelas polícias do Rio e do Ceará, pela PRF e pelo Exército foram encontrados em locais de homicídios cometidos por paramilitares nos últimos 4 anos. extra.globo.com/casos-de-polic…
Também foram encontrados projéteis da PF, da Aeronáutica e da Polícia Civil de São Paulo durante operações policiais que descobriram locais usados como paióis pelas milícias. Dados fazem parte de um levantamento que eu e @blangeani, do @isoudapaz, fizemos ao longo do último mês.
Munição da PM do Rio foi encontrada nos locais de crime de oito dos dez assassinatos cometidos por milicianos em que conseguimos identificar o uso de munição paga pelo Estado. Nesses crimes, os paramilitares usaram 12 projéteis de nove lotes adquiridos pela corporação.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(