A política está + no "universo paralelo" das comunidades digitais do q nas conversações dos atores de seu campo.

A eleição de 22 está + p/ ser decidida por causa de ecossistemas como o de investidores (milhões no BR) e do babado (fofoca/fake news) do q pela militância online.
comunidades médicas, comunidades de negócios locais, do mundo das #publi, de tecnologia, científico, dos grupos religiosos, tá tudo na mão para ser analisado.

é até cansativo falar de "política" onde ninguém ouve (o campo político). Fica a dica.
Exemplo. As comunidades de investidores no Twitter, Insta, Youtube. É absurdo a conversão de milhões de pessoas a esse mundo. A aspiração por melhor salário é substituída pela promessa de obtenção de "renda passiva".
Gente com 2 a 3SM destinando 500 reais em compra de ações. Acompanhando a dolarização da Petrobrás, precatórios, Selic, crise do varejo, detonando Guedes e Campos, enfim, dinâmicas reais de geração de pertencimento ao capitalismo rentista e desfiliação ao mundo dos bancões.
Pega aí dois termos, como dividendos+ativos, joga na busca do Twitter. É gente pacas nisso.
twitter.com/search?q=ativo…

Se tem paciência, o código da Petrobrás #PETR4 na bolsa e seu debate por aqui.
twitter.com/search?q=petr4…
Sei lá. Eu tô meio de saco cheio da dinâmica institucional/militâncias da política nas plataformas. Meio que tudo mais do mesmo. Talvez por isso tenha me interessado + por esses "universos paralelos". Se fosse um youtuber, faria uma web análise só sobre eles.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fabio Malini

Fabio Malini Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fabiomalini

9 Sep
Durante o #7deSetembro, notei uma revolta contra Bolsonaro em posts de celebridades q o defendem no Instagram.

Um deles: o post do jogador de futebol @DaniAlvesD2, em q repete o slogan do presidente ao descrever imagem de si com a bandeira brasileira.
instagram.com/p/CTheeU9nATF/
Posts como esse do Dani Alves são interessantes por aglutinar um comentariado transversal,feito de gente de tudo quanto é direção, classe, gênero etc.

Assim, a caixa de comentário, sempre massiva, vira uma bom indicador da (falta de) sincronia do jogador com seu público.
Decidi extrair os quase 50 mil comentários desse post. E identifiquei os grupos de palavras que a galera lá mais escreve para entender o "vocabulário da raiva" ali nos comentários. Daí saiu esse grafo, feito das 150 palavras + frequentes e os grupos q elas formam.
Read 8 tweets
8 Sep
O Twitter - muito bem coberto pelo Pedro. Só discordaria destacando a forte presença do perfil oficial do presidente, o maior influenciador do dia. Bateu aqui tb: 18% de bolsonaristas na rede de RT. O espanto é o número absoluto de perfis: 95 mil.
De fato, o bolsonarismo veio muito organizado para o Twitter. Mas a agenda de mobilização (o STF) causa medo na base digital, então ficaram sem uma hashtag para chamar de sua.

Já a oposição lulocirista não esteve com essa bola toda: 23% dos perfis na mapa de RT.
A salvação da lavoura pro viés antibolsonarista foi a rede mais autônoma à polarização. Eles representaram 48% dos perfis da rede de RT. Ou seja, são 254 mil participantes concentrados nos grupos azuis, vermelho, rosa e laranja. Image
Read 4 tweets
8 Sep
As manifestações pró e contra Bolsonaro animaram o Instagram. 51 milhões de interações em 21 mil posts (likes e comentários). A rede #forabolsonaro no Insta conta com número bem maior de grandes influenciadores. A tag #7desetembro foi disputada pela imprensa e Bolsonaro. ImageImage
Curioso é a periferia da imagem (em cinza), com grandes influenciadores que possuem hashtags próprias (para não entrarem em treta), ainda que tenham participado das discussões.
A rede bolsonarista menciona mais hashtags como estratégia para ser vista na área de busca, atingindo os usuários paraquedistas (que estão à procura de info sobre o tema). Contudo, a rede antibolsonaro simplifica + sua comunicação, aglutinando os grandes influenciadores.
Read 4 tweets
7 Sep
Primeira visualização de "mensagens encaminhadas" em canais de Telegram do bolsonarismo (feita em parceria com Athus Cavalini). São 639 canais que dispararam 49.543 mensagens hoje. Os pontos maiores representam os canais que mais tiveram msg compartilhadas. Image
O grafo serve para identificarmos o núcleo duro do bolsonarismo no app. A curiosidade é que o Telegram do presidente ignorou o ato hoje.
Total de participantes: 1.0175.716
Total de participantes com infos coletadas: 168.602
O interessante é saber que a API do Telegram entrega os IDs dos usuários e nosso número de telefone. 😳
Read 7 tweets
6 Sep
No Facebook, o território bolsonarista, a convocação para a manifestação tem média de 1 milhão de interações/dia em posts sobre o 7/11, as motociatas e hashtags sobre o evento de amanhã.

Em uma semana, 48 mil posts. Image
Basicamente, a estratégia foi centralizar a "foto" da manifestação em São Paulo, financiando caravanas para encher a Paulista ao máximo (o que deve ocorrer).

Mas a ação coordenada em centenas de cidade é algo desvalorizado.
A imagem (grafo) revela relação hashtags - grupos do Facebook (q as postam). Os grupos + ativos tratam o evento de amanhã como um comício, uma espécie de rally desencadeador das eleições de 2022.

Um evento eleitoral fora do período de campanha.
Read 8 tweets
13 Aug
Eu tenho uma história bem boa sobre vacinação. Fui tomar a minha segunda dose. E uma mulher (~55 anos) me perguntou se eu podia tirar uma foto dela recebendo a dose. Eu disse tudo bem. Mas ela perguntou se eu teria problema com o cartaz dela. Eu me antecipei e disse q ñ.
Ela insistiu dizendo que talvez eu não curtiria o cartaz. Eu perguntei como assim. Ela disse que não era um cartaz fora bolsonaro. Ela estava toda trabalhada num vestidão bonito amarelo. Daí eu saquei. E disse que procurasse outra pessoa, pois não compactuava com Bolsonaro.
Daí ela ficou um bom tempo procurando alguma alma que tirasse a foto com o cartaz "obrigado, Bolsonaro". O cartaz, lindinho, todo escrito à mão. Enfim, tomou a vacina, tirou foto e se manifestou favorável à figura. E daí fiquei me questionando...
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(