⚠️❓ CONSTITUIÇÃO COM CERTIFICADO DIGITAL DE ACESSO A DIREITOS?

👉 Direito à Educação

Artigo 74.º - 1. Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

+
Está a existir na República Portuguesa discriminação entre crianças, por estado de vacinação, no período de isolamento a que são sujeitas quando há uma caso positivo na sua turma. Algumas crianças são obrigadas a cumprir maior período de isolamento, não podendo regressar à escola
ao mesmo tempo que os seus colegas, vendo o seu direito à educação e à igualdade de oportunidades posto em causa. A vacinação de crianças para uma doença que em grande medida não as afecta é uma matéria sensível que deve ser uma decisão das famílias não pressionada por mecanismos
discriminatórios do sistema de ensino com base no certificado digital. As medidas decretadas por políticos para controlo da pandemia já fizeram das crianças um grupo muito prejudicado no seu desenvolvimento social, motor, psíquico e de conhecimento,
pelo que todos os esforços devem estar na recuperação do seu desenvolvimento, não em agravar desigualdades de acesso.
👉 Direito ao Trabalho

Artigo 58.º - 1. Todos têm direito ao trabalho.

O cerco começa a apertar também para os trabalhadores. Em alguns locais de trabalho já há espaços cujo acesso pelo trabalhador é condicionado por apresentação de certificado, como cantinas, espaços que podem
ser essenciais para que o trabalhador possa exercer o seu direito ao trabalho, pondo assim em causa o seu modo de sustento. O Presidente da República afastou qualquer cenário de vacinação obrigatória, dada a alta taxa de vacinação da população portuguesa.
Não pode haver qualquer impedimento de os portugueses terem acesso ao trabalho e às condições para exercer o seu trabalho com base num certificado digital.
👉 Direitos Políticos

Artigo 26.º 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à proteção
legal contra quaisquer formas de discriminação.

Artigo 19.º 6. A declaração do estado de sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afetar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania,
a não retroatividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião.
Um autarca foi impedido de entrar na sua Assembleia de Freguesia para exercer o seu direito político de representar o povo que o elegeu por não ter certificado digital. A reunião foi apresentada como se de um evento se tratasse.
Esta situação é obviamente um absurdo porque não é um delegado de saúde que enquadra o que é ou não um evento na aceção do Art.º 13 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro, e, mesmo que fosse o delegado de saúde a enquadrar,
este só poderia estar errado porque é a própria DGS que define o que são "eventos" na sua Orientação número: 014/2021, resumindo estes aos desportivos, culturais e corporativos.
Acresce que o exercício de direitos políticos constitucionalmente consagrados nunca poderiam ser limitados por via executiva. É um caso de abuso da discriminação efectuada pelo uso de certificado digital para impedir um cidadão eleito de exercer os seus direitos políticos.
Torna-se claro que a aplicação de certificado digital está a quartar os portugueses de seus direitos básicos constitucionalmente consagrados, o que é inaceitável, ainda por cima motivada por um controlo de pandemia sem suporte científico claro para muitas das medidas de impostas.
A Iniciativa Liberal reafirma que a imposição do uso de certificado digital deve terminar e os casos de discriminação flagrantes e graves aqui expostos devem ser imediatamente corrigidos.
A Iniciativa Liberal continuará ainda muito atenta para garantir que nenhuma medida de controlo imposta agora possa perdurar no tempo, sendo revogada o mais rápido possível, assim que possível. A Iniciativa Liberal usará toda a força que tiver para o perseguir e garantir.
A Liberdade individual expressa e garantida pelos direitos constitucionais dos portugueses nunca poderá estar dependente de validação, permissão ou condicionamento por um código QR ou um código de barras atribuído a um ser humano.
Direito à educação. Direito ao trabalho. Direito político. Sem mas. Sem mais.

#PortugalMaisLiberal

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LiberalPT

22 Dec
📉⚠️ SE MEXE O BLOCO TAXA

O Bloco de Esquerda apresenta-se com uma única visão para o mundo: se alguma actividade se está a mover e a florescer é taxar até morrer.

A permanente pulsão para introduzir o Estado nos sectores mais dinâmicos impede a aceleração da inovação,

+ Image
a atracção de talento mundial para o país e extermina uma a uma as vantagens competitivas de Portugal numa economia global. O Bloco de Esquerda não parece entender que o que visa tributar pode desaparecer apenas pela acção de o forçar.
Portugal tem características únicas para a atracção de talento tecnológico e tem-se revelado capaz na criação de empresas tecnológicas que atingem estatuto de unicórnio (tem tantos como Grécia, Espanha e Itália juntos).
Read 5 tweets
19 Dec
🔴🔵 PORTUGAL MAIS LIBERAL ImageImageImageImage
🔴🔵 PORTUGAL MAIS LIBERAL ImageImageImageImage
🔴🔵 PORTUGAL MAIS LIBERAL ImageImageImageImage
Read 4 tweets
10 Nov 20
🤦‍♂️ Olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu disse.

António Costa afirmou ontem que ninguém previu que a 2ª vaga pudesse chegar tão cedo. Será mesmo assim, ou estaremos perante uma manobra para tentar justificar o falhanço do Governo na preparação desta fase da pandemia? Image
A verdade é muito simples: o Governo tinha todos os dados necessários para perceber que o planeamento da resposta devia prever uma 2ª vaga no Outono. António Costa sabia, os diferentes Ministros sabiam e o Governo foi avisado por diversas Organizações e especialistas.
A própria realidade foi dando todos os sinais sobre a necessidade de organizar atempadamente os recursos. Os dados que chegaram do hemisfério sul apontavam todos nesse sentido e o descontrolo da situação em Lisboa no Verão devia ter sido um alerta sobre a gravidade do contexto.
Read 16 tweets
10 Nov 20
⏩ O desemprego jovem ronda os 26% em Portugal. Temos a 6ª taxa mais alta da UE e estamos 9 pontos acima da média dos 27 países.

#Mayan2021
#PortugalMaisLiberal
Esta realidade paga-se com emigração maciça e projetos de vida interrompidos.
Não podemos fazer de conta que está tudo bem enquanto os nossos jovens olharem para Portugal como um País onde não encontram futuro.
Não está tudo bem, nem vai ficar tudo bem enquanto não reconhecermos a violência da realidade. Enfrentamos carências brutais de recursos humanos na área da saúde, mas temos mais de 20 mil enfermeiros emigrados. Estamos a desbaratar talento que podia estar a ajudar a salvar vidas.
Read 4 tweets
10 Nov 20
🔴🔵 Menos Burocracia, Menos Esforço Fiscal

Portugal está no 34° lugar entre 36 países da OCDE no que toca à competitividade fiscal para as empresas.

observador.pt/2020/11/09/ini…
A Iniciativa Liberal quer inverter esta posição desastrosa e, por isso, apresentou várias propostas de redução e simplificação fiscal e administrativa, para a discussão do Orçamento do Estado na especialidade, nomeadamente:
👉 IRC a 15%

👉 IRC a 12,5% para PMEs e  Empresas no Interior

👉 Simplificar a devolução de IVA dos créditos de cobrança duvidosa.
Read 5 tweets
9 Nov 20
▫️▪️Celebram-se hoje 31 anos da queda do Muro de Berlim.

Durante a sua existência, uma população inteira esteve prisioneira do seu regime político, centenas morreram na tentativa de fuga.
Tentavam fugir de um regime colectivista e totalitário na esperança de poderem viver numa sociedade mais liberal, respeitadora da liberdade individual e com economia de mercado, nunca o contrário.
Tentavam fugir de um regime comunista cuja única forma de manter a sua população foi construir uma prisão a céu aberto, não a deixando sair. Tentavam fugir de um Estado que as vigiava, controlava e perseguia.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(