Hoje é dia de Natal🎄e será que temos alguma notícia otimista em relação à #Omicron?
Abaixo, algumas análises sobre gravidade de doença, vacinação e futuros (possíveis) cenários da série COVID-19 e 2022 🧶👇
Queria aproveitar, antes de tudo, e divulgar um fio muito interessante de @DrTomFrieden que vem fazendo conteúdos muito bacanas e já foi diretor do @CDCgov no passado
Frieden comenta que "Omicron pode causar 10x mais mortes do que a gripe em uma temporada regular de gripe, ou “apenas” a metade. O tempo vai dizer. Aqueles que são vacinados estão definitivamente mais bem preparados, especialmente com o reforço"
Esse tuíte é interessante para fins comparativos de como a COVID-19 é um problema imenso e impacta na sociedade. Acho que podemos deixar o erro crasso de 2019-20 de achar que é uma "gripezinha".
Um estudo recente de @SystemsVirology adiciona mais dados quanto a possibilidade da #Omicron ser menos patogênica do que a #Delta analisando em um modelo animal com hamsters
Mas nós sabemos que, em humanos, a gravidade da doença tem alguns determinantes:
🔹características da infecção (entrada) e replicação (produção de cópias) do vírus nas células
🔹resposta imunológica do hospedeiro
Se o vírus tiver uma infectividade menor, mas o hospedeiro for suscetível a ele (não ter proteção, ou até mesmo casos de reinfecção em recuperados), podemos ter uma pessoa com risco para a doença. Por isso a vacinação é tao importante. 2 doses seguem reduzindo o risco de doença.
Na seção "VARIANTES E VACINAS" tem vários fios comentando a resposta de anticorpos e alguns dados de eficácia em relação a #Omicron e vacinados com 2 ou 3 doses bit.ly/fiosmell
Sobre isso, temos dados muito positivos com os chamados regimes heterólogos (combinação de vacinas, ou mix-and-match). Aqui vemos por exemplo que 2 doses de CoronaVac + 1 de Pfizer são capazes de aumentar os títulos de anticorpos contra a #Omicron
⚠️E é importante destacar: aqui, quando vemos queda de anticorpos neutralizantes, ou títulos mais baixos (considerando 2 ou 3 doses) de uma variante A x outra variante B, NÃO SIGNIFICA PERDA DE PROTEÇÃO CONTRA A DOENÇA!
Para a vacina da AZ, contra #Omicron, 3 doses eleva os níveis de anticorpos neutralizantes de forma semelhante aos níveis observados com 2 doses contra a variante #Deltaaljazeera.com/news/2021/12/2…
Aqui temos um belo exemplo com a Pfizer: mesmo a #Omicron tendo um impacto significativo sobre a proteção contra a infecção, ainda temos uma redução de risco de 70% para a doença com 2 doses:
Outro dado otimista que vem lá da Escócia🏴: dados da Univ. Edinburgh sugerem que a infecção pela #Omicron está associadoa a uma ⬇️de 2/3 no risco de hospitalização por COVID-19 quando comparado com #Delta.
Então até aqui temos:
🔹indicativos importantes de que a #Omicron possa ter características que possam sugerir uma doença talvez menos grave (veja quantas possibilidades botei na frase)
🔹quem está vacinado mantém proteção contra doença. Com 3 doses, proteções ainda maiores
Mas tem a questão: quando temos as vacinas na mesa, fica difícil separar os motivos mais impactantes sobre a gravidade da doença. É muito plausível pensar que estamos vendo uma doença menos grave pela própria proteção que a vacina está fornecendo. De qualquer forma, bom pra nós!
A @luizacaires3 traz outra boa notícia aqui: a onda de #Omicron da África do Sul🇿🇦 já atingiu seu pico e está em queda.
A melhor aposta agora é na ampliação da vacinação, e na adesão das medidas de enfrentamento para somar controle da transmissão
E as máscaras SIM seguem sendo necessárias, somadas às outras medidas de distanciamento. No país, estamos lidando com a epidemia da COVID-19 e com crescimento de casos e hospitalizações de outros vírus respiratórios, como Influenza (H3N2)
O @leosbastos traz um aviso importante para o RJ, mas ele pode se estender par todos os demais estados do país: "o aumento de hospitalizações provavelmente é a epidemia de influenza. Mas pode ter alguma influência da variante ômicron"
A epidemia de influenza atinge ao menos 17 estados do país, na verdade, com o país registrando ao menos 1.312 casos e 10 mortes por síndrome gripal causada pela cepa H3N2, a principal em circulação www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Quem me acompanha aqui, sabe que meu mantra de vida é: não devemos nos desesperar e sim entender e agir. SARS-CoV-2 e H3N2 são vírus respiratórios.
Vacinação, uso de máscara e ambientes bem ventilados ajudam E MUITO a reduzir a exposição e transmissão
Portanto, para 2022, podemos ter alguns cenários:
🔹Mesmo a Omicron se tornando predominante sobre a Delta globalmente, se seguirmos ampliando a vacinação SEM ESTAGNAÇÃO podemos seguir nos sobressaindo nessa luta. A Delta chegou muito desacelerada por aqui graças às nossas ações
Esse fio do @schrarstzhaupt é obrigatória a leitura: o impacto que a aceleração x estagnação vacinal tem na dinâmica da COVID-19
🔹Precisamos reduzir o número de suscetíveis na sociedade: a vacinação das crianças a partir de 5 anos é necessária, crítica e urgente. Temos um documento cheio de referências e dados pautando isso: todospelasvacinas.info/posicionamento…
A melhor escolha é a PREVENÇÃO!
🔹Vacine-se. Busque a 1ª, 2ª e 3ª dose, dependendo de seu status vacinal. Não é tarde para fazere boas escolhas
🔹Use 😷PFF2, some com distanciamento físico e ambientes bem ventilados sempre que possível
🔹Conscientize as pessoas próximas 💙
Segundo a reportagem, a vacinação será priorizada para crianças com deficiência permanente e/ou comorbidades, após seguirá por faixa etária: 10-11, 8-9, 6-7 e 5-6
Ainda, segundo o @ConassOficial os estados não cobrarão prescrição para a vacinação. Essa carta de natal do CONASS para as crianças do Brasil foi uma das coisas que mais me fizeram sorrir com esperança hoje
Ainda, segundo a reportagem “recomendações permanecem em consulta pública aberta até o dia 2 de janeiro. O Ministério da Saúde afirma que a medida tem como objetivo dar transparência e abrir diálogo no processo de ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19.”
O girassol cresce devagarinho, demora para se aninhar ao solo, prefere fortificar suas raizes antes de dar as caras. Muito tempo investido em preparo. Muito tempo investido em preparo. 👇🧶
Quando começa a florescer, ainda pequeno, ficamos inquietos em saber que dimensão ele pode atingir. O quanto ele pode alcançar. A luz do sol incidente é o objetivo. E as vezes o caminho é longo. Ele demora para abrir sua primeira flor.
Muita estrutura precisa ser criada. Mas quando abre, ele vira o próprio sol materializado em flor. Não há possibilidade de uma pessoa passar por um girassol e não guardar 2 ou 5 segundos de contemplação para ele.
Para todos os pais receosos que acham que não tem estudos suficientes para vacinação em crianças (05-11 anos), ou que não há risco que justifique a vacinação, ou que não há rigor na análise de vacinas, esse (extenso) documento explica tudo 👇 gov.br/anvisa/pt-br/a…
O documento explica como funciona a avaliação de uma vacina aqui no Brasil. Cabe destacar que as vacinas aprovadas no Brasil NÃO SÃO experimentais, tendo passado por todas as etapas de desenvolvimento clínico completo
Também é explicado como funciona a autorização para estudos clínicos de vacinas aqui no país. A @anvisa_oficial destaca que todos os estudos clínicos aprovados ficam presentes no Portal da agência gov.br/anvisa/pt-br/a…
Vejo muitos pais e mães receosos em vacinar seus filhos. E não é apenas pais que nunca vacinaram suas crianças, mas também pais que tem o costume de vacinar para outras vacinas.
Abaixo, perguntas e respostas sobre VACINAÇÃO CONTRA COVID EM CRIANÇAS para pais com receio! 👇🧶
💭Qual vacina está aprovada para crianças a partir de 5 anos?
👩🦰A vacina disponível e aprovada pela anvisa é a vacina da Pfizer (ou Comirnaty®). Ela não é a mesma que adultos recebem. Abaixo, as diferenças
👩🦰A vacina vem num frasco de cor diferente, a dose, o volume de injeção e a quantidade de RNA é menor, o que favorece ainda mais a segurança e reduz ainda mais a intensidade de possiveis efeitos adversos. Que aliás, nenhum grave foi observado!
Publicada portaria que determina a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação pelos viajantes que chegam ao país - antes tarde do que mais tarde!
A portaria determina que o brasileiro ou estrangeiro que ingressar no país por transporte aéreo terá que apresentar:
🔹Teste que detecta a Covid-19 do tipo antígeno com resultado negativo em até 24h anteriores ao embarque ou RT-PCR realizado em até 72h antes do embarque.
Em caso de conexão ou escala, o prazo é contado em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem.
🔹Comprovante de preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), preenchido com, no máximo, 24 horas de antecedência do embarque;