DELTACRON: nova variante? fusão da Delta com a Omicron? Que variante é essa detectada no Chipre🇨🇾?
1⃣Cautela
2⃣É possível que estejamos diante não de uma nova variante, mas de um evento de contaminação/coinfecção

Acompanhe 👇🧶
Muitas notícias comentam que "Cientistas detectaram no Chipre uma nova variante do coronavírus que já infectou 25 pessoas no país e está sendo chamada de “deltracron”". No entanto, muitos especialistas estão discutindo o que de fato é a deltacron
Nesse fio, @PeacockFlu argumenta que "Embora um subconjunto deles possa acabar sendo real, a grande maioria provavelmente será contaminação ou coinfecção. Nenhum sinal claro de algo real ou desagradável acontecendo (ainda)"

Recentemente, o pesquisador fez uma atualização em seu fio dizendo as sequências deltacron parecem estar claramente contaminadas - baseado em alguns pontos importantes que o pesquisador cita abaixo:

@sailorrooscout comenta que isso pode ocorrer quando estamos processando muitas amostras ao mesmo tempo, podendo ocorrer falhas processuais e contaminações entre amostras com diferentes variantes

@sailorrooscout reforça: "Houve relatos de sequências de Omicron carregando mutações do tipo Delta (como P681R ou L452R). (...) Mas o que você vê aqui é apenas recombinação de PCR devido à contaminação das amostras."
Segundo Dr. Krutika Kuppalli na reportagem abaixo, (especialista em COVID da OMS): "O deltacron não é real e provavelmente se deve a um artefato de sequenciamento (contaminação laboratorial de fragmentos de sequência de Omicron em uma amostra Delta).

walesonline.co.uk/news/uk-news/s…
Ainda, a equipe que identificou o achado pediu que as sequências que precisam de mais investigação sejam retiradas do GISAID.
Portanto: cautela! É bastante plausível que não estamos diante de uma nova variante. Não quer dizer que algo assim não possa acontecer, certo?! Siga usando máscaras bem ajustadas ao rosto (PFF2) combinando com distanciamento e ambientes bem ventilados
E lembre-se que a vacinação também é nossa aliada na supressão da frequência de novas mutações que podem dar origem a novas variantes
Em tempo: deltacron parece nome de decepticon. Diga não aos decepticons! #TimeAutobots

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra 💉😷

Mellanie Fontes-Dutra 💉😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

11 Jan
Wow! No dia 10/01/22 ocorreu o primeiro transplante (com sucesso) de coração de um porco geneticamente modificado para o paciente (homem de 57 anos) em Maryland🇺🇸

Além de ser um grande marco, poderá ajudar a resolver a escassez crônica de doações de órgãos!

🧶👇
Segundo a reportagem, o procedimento ocorreu na sexta, disse a Faculdade de Medicina da @UofMaryland em comunicado na segunda-feira. Embora o prognóstico do paciente esteja longe de ser certo, representa um marco importante para o transplante de animais para humanos.
Segundo a reportagem, o paciente foi considerado inelegível para transplante humano - uma decisão que muitas vezes é tomada quando a pessoa a receber o órgão tem uma saúde subjacente muito ruim. Ele agora se recupera e é cuidadosamente para determinar como o novo órgão funciona.
Read 17 tweets
10 Jan
Vejo muita gente usando o VAERS para justificar que vacinas não seriam seguras. É um sistema de NOTIFICAÇÃO, ou seja, depende de pessoas para enviar seus relatos ao CDC e ao FDA.

O VAERS ✨não foi projetado✨ para determinar se uma vacina causou um problema de saúde

🧶👇
O VAERS (Vaccine Adverse Event Reporting System) foi estabelecido em 1990, é um sistema nacional de alerta precoce para detectar possíveis problemas de segurança em vacinas licenciadas nos EUA vaers.hhs.gov/about.html
Aqui no Brasil, também temos sistemas para relatar eventos adversos pós-vacinação, como menciono nessa parte de um fio sobre essas reações:
Read 10 tweets
10 Jan
CORBEVAX: Por que essa vacina pode ser tão relevante para nosso enfrentamento global da pandemia da COVID-19?

Mais acessível a países de baixa renda, SEM patente e que podem produzi-la e distribuí-las de uma forma acessível, eficaz e segura

👇🧶

npr.org/sections/goats…
Qual a tecnologia usada na Corbevax?
💉A Corbevax é uma vacina de subunidade proteica, ou seja, utiliza pedacinhos de proteínas que são relevantes para instruir nossas defesas a reconhecê-las no vírus

mayoclinic.org/diseases-condi…
O processo de fabricação de vacinas com essa tecnologia é muito mais acessível do que outras tecnologias que estamos usando atualmente. Há 2 décadas, @PeterHotez e @mebottazzi já trabalhavam com vacinas e tratamentos para doenças como esquistossomose e ancilostomíase.
Read 13 tweets
7 Jan
Dados do @CDCgov mostram mais uma vez o potencial protetor das vacinas contra a COVID-19. Entre 1.228.664 indivíduos totalmente vacinados nos Estados Unidos🇺🇸:
🔹185 (0,015%) tiveram doença grave
🔹36 (0,0033%) morreram

🧶👇

Os dados foram obtidos de 465 instalações em um grande banco de dados de saúde dos EUA🇺🇸, avaliando a frequência e os fatores de risco para o desenvolvimento de um resultado de COVID-19 grave após completar uma série de vacinação COVID-19 primária
Esquemas completos de vacinação contemplados:
🔹 2 doses de uma vacina de mRNA (Pfizer ou Moderna) 🔹 1 dose única da vacina da Janssen

≥14 dias antes do início da doença.
Read 13 tweets
7 Jan
Excelente notícia: @anvisa_oficial aprova a última etapa da transferência de tecnologia da @AstraZeneca para a @fiocruz . O que isso significa? Poderemos produzir o IFA da vacina e o Brasil terá essa vacina produzida totalmente em território nacional!

g1.globo.com/saude/coronavi…
Nessa matéria da @gzhdigital explico o que é o IFA, ou insumo farmacêutico ativo, relevantíssimo para a produção de uma vacina - e que dependíamos de compra para poder obtê-lo e envasar os imunizantes para distribuí-los aqui no país
Para uma noção de idéia, a oficialização dessa transferência ocorreu em Junho de 2021
Read 7 tweets
6 Jan
Primeiro óbito relacionado a infecção pela #Omicron aqui no Brasil, de um homem de 68 anos com doença crônica pré-existente, e vacinado.

Antes que comecem a partilhar desinformações a respeito, vamos lá: por que isso ocorreu com um vacinado?


👇🧶
Antes de mais nada, vamos lembrar algumas coisas:
🔹A vacina sim reduz o risco para a doença e suas versões mais sérias
🔹Não existe uma vacina 100% eficaz
🔹Alta transmissão aumenta o risco de exposição
🔹Pessoas assintomáticas podem transmitir
Uma pessoa completamente vacinada vai ter sim menos risco de infecção, e um risco ainda menor de ter a doença. Com a transmissão baixa, a chance de a pessoa se infectar é baixíssima, por isso insistimos tanto nas medidas protetoras junto da vacinação para controlar isso.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(