Soldados soviéticos acompanham um combatente do Exército Popular da Polônia, que ergue a bandeira nacional após a libertação de Varsóvia do domínio nazista. Há 77 anos, em 12 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho dava início à Ofensiva de Vístula-Oder.
1/6
A ofensiva foi a maior operação militar conduzida na Frente Oriental do teatro europeu desde a Operação Bagration. Liderada por Georgy Zhukov e Ivan Konev, a operação mobilizou mais de 2,2 milhões de soldados do Exército Vermelho e do Exército Popular da Polônia.
2/6
Em três semanas, os militares soviéticos e poloneses subjugaram os soldados alemães, reagrupados no Grupo de Exércitos A da Wehrmacht, obtendo o controle da maior parte do território da Polônia, libertando a capital, Varsóvia,...
3/6
... e encerrando a ocupação nazista em outras cidades importantes como Cracóvia e Poznán. O Exército Vermelho se deslocou por 483 quilômetros, cobrindo a distância entre a linha polonesa paralela ao Rio Vístula e o Rio Oder, na Alemanha.
4/6
Conforme avançavam, os soviéticos libertavam os prisioneiros dos campos de concentração e extermínio mantidos pelos nazistas. Durante a operação, o Exército Vermelho libertou os campos de Majdanek, Auschwitz, Płaszów, Stutthof e Ravensbrück.
5/6
Ao final da ofensiva, já derrotavam as tropas nazistas dentro do território alemão e avançaram a uma distância de apenas 69 quilômetros de Berlim, que cairia alguns meses depois, encerrando o Terceiro Reich e a guerra na Europa.
6/6
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há nove anos, em 11 de janeiro de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionava a Lei 12.783, reduzindo em 20,2% a conta de luz dos consumidores residenciais e das indústrias e prorrogando as concessões do setor elétrico.
1/13
O objetivo da medida era reverter o aumento da tarifa de energia elétrica ocasionado pelo acionamento das termelétricas em 2012, quando uma estiagem prolongada havia deixado os reservatórios em níveis críticos.
2/13
A lei autorizava a renovação antecipada das concessões de empresas de energia elétrica que venceriam a partir de 2015, impondo como contrapartida a diminuição das tarifas para o consumidor.
Notem o reposicionamento da esquerda autoproclamada radical - antes o discurso era de que o PT não estava comprometido com a revogação das reformas. Desde o fim do ano passado, entretanto, a cúpula do partido passou a encampar essas pautas de forma clara. Eis que...
1/5
...o problema deixou de ser a revogação das reformas. Agora o cerne da questão é a forma, o meio utilizado para se chegar a esse fim. Se não for por enfrentamento e pressão popular, o compromisso com a revogação vira "demagogia", "iludir o trabalhador".
2/5
É óbvio que nada impede que o PT trabalhe pela formação de uma base parlamentar e arranjos institucionais que permitam a revogação das reformas ao mesmo tempo em que a esquerda radical mobiliza a sociedade em prol dessas pautas. Mas não é esse o objetivo.
3/5
Há 76 anos, em 11 de janeiro de 1946, nascia em Salvador, BA, Stuart Angel Jones, revolucionário e mártir da luta armada contra a ditadura militar.
1/21
Filho do empresário estadunidense Norman Jones e da estilista mineira Zuzu Angel e irmão da jornalista Hildegard Angel, Stuart passou a infância com a família no Rio de Janeiro. Na adolescência, tornou-se atleta do Clube de Regatas Flamengo e foi bicampeão carioca de remo.
2/21
Posteriormente, ingressou no curso de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Stuart iniciou sua militância política como membro da Dissidência Estudantil do Partido Comunista Brasileiro (antigo PCB) na Guanabara.
Ações e propagandas veiculadas pelo Fundo Brasil durante os governos de Dilma Rousseff e de Jair Bolsonaro. O Fundo Brasil de Direitos Humanos foi instituído em 2005, a partir de uma subvenção milionária da Fundação Ford.
1/9
A Fundação Ford é um think tank estadunidense conhecido por seus vínculos umbilicais com o governo dos Estados Unidos, responsável por financiar golpes de Estado e operações de desestabilização em diversas partes do mundo.
2/9
Desde 2005, o Fundo Brasil investiu dezenas de milhões de reais na criação de uma rede de organizações do terceiro setor, constituída por mais de 200 parceiros, atuando sob a bandeira da defesa dos direitos humanos contra a "violência institucional".
Um banqueiro "socialista"? Mukhtar Ablyazov, ex-proprietário do BTA Bank e autoproclamado líder dos protestos no Cazaquistão, foi apontado como possível financiador do Movimento Socialista do Cazaquistão e patrono do ativista Aynur Kurmanov pelo WikiLeaks em 2013.
1/18
Ex-Ministro da Energia, Indústria e Comércio do Cazaquistão, o multimilionário Mukhtar Ablyazov adquiriu o BTA Bank em 1998. O banco chegou a ser a maior instituição financeira do país e concentrava 30% de todos os empréstimos concedidos às pessoas físicas.
2/18
Em 2010, entretanto, uma auditoria revelou um déficit de 10 bilhões de dólares nos registros da instituição, derivado de um esquema de fraudes contábeis, obrigando a intervenção do fundo soberano do Cazaquistão para manter o banco solvente.