As interações planta-microorganismo são de suma importância para a agricultura, e tem sido amplamente estudadas ao redor do mundo! Ficou curioso(a)?? A thread de hoje é sobre esse tema, confira para compreender mais sobre o impacto dessas interações! Segue o fio ->
As plantas e o solo abrigam grande quantidade e diversidade de microrganismos que compõem o microbioma. A relação dos microrganismos com as plantas, na maior parte das vezes, é benéfica ou neutra.
Muitas desses microrganismos são capazes de desempenhar funções diretamente benéficas às plantas. Estas funções microbianas estão relacionadas à nutrição, indução de resistência das plantas a estresses como doenças, pragas e escassez de água, além de agentes de biocontrole.
As associações benéficas têm sido estudadas com a finalidade de compreender os mecanismos envolvidos nessa relação, a fim de aplicá-los no desenvolvimento de bioinoculantes em sistemas agrícolas visando a sustentabilidade, aumento de produtividade e redução de custos de produção.
As bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCPs) têm sido apontadas como alternativas ao uso de fertilizantes minerais para diversas culturas.
Para uma bactéria se tornar um bioinoculante comercial, é necessário estudá-la tanto em condições controladas de laboratório quanto em condições de campo para entender quais são os benefícios e a quais plantas ela pode nos oferecer.
Dentre os gêneros bacterianos mais estudados e aplicados nessa área estão Bacillus, Azospirillum, Pseudomonas, Rhizobium e Bradyrhizobium.
Atualmente, no Brasil, já são utilizados bioinoculantes em diversas culturas agrícolas, entre elas milho, soja, trigo, arroz e eucalipto (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2011).
O mercado de bioinsumos no Brasil tem crescido nos últimos anos. Em 2020/2021, estima-se que este mercado tenha movimentado R$ 1,7 bilhão, um aumento de 37% em relação ao período de 2019/2020.
@Twitter Você conhece sobre o Ensaio de Valor de Cultivo e Uso? Vem conferir essa thread ->
Os programas de melhoramento objetivam o desenvolvimento de cultivares superiores às atuais, através de diversos métodos e avaliações. Para o lançamento de cultivares no mercado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece mecanismos
para organizar, sistematizar e controlar a produção e comercialização de sementes e mudas através do Registro Nacional de Cultivares (RNC). Este registro visa habilitar cultivares e espécies de quaisquer grupos para a produção e comercialização,
Você sabe o que é o mapeamento de QTL? Na thread de hoje, trouxemos algumas informações que irão te ajudar a entender melhor sobre essa ferramenta muito empregada no melhoramento genético. Segue o fio →
QTL (quantitative trait loci) são locos gênicos que expressam características quantitativas, ou seja, caracteres poligênicos que são mensurados em quantidades, como peso, medidas e volume. O fenótipo expresso por essas características é altamente influenciado pelo ambiente. (...)
(...)
O mapeamento de QTL tem sua importância ao possibilitar a identificação dos marcadores associados a tais locos e mensurar os efeitos dos genes predominantes.
(...)
Você conhece a EPIGENÉTICA? Vem com a gente na thread de hoje -->
O termo epigenética refere-se a todas as mudanças reversíveis e herdáveis no genoma funcional que não alteram a sequência de nucleotídeos do DNA.
(...)
(...)
Fazendo um comparativo com uma linguagem, essas mudanças epigenéticas são como acentos em palavras e as palavras são o DNA. Os acentos não alteram a ordem das letras em uma palavra, mas influenciam na sua leitura e no seu significado.
(...)
Você sabia que as plantas nem sempre foram como as encontramos no supermercado? Na thread de hoje explicamos um pouco sobre a domesticação das espécies vegetais. Segue o fio →
Com o surgimento da agricultura surgiu também o processo de domesticação das espécies. Espécies domesticadas são aquelas cujo o homem conduziu seu processo evolutivo, não necessariamente, as adaptando para o que seria mais vantajoso à espécie e sim às necessidades humanas (...)
(...)
Dessa forma, as espécies domesticadas são mais ou menos dependentes do homem de acordo com o seu grau de domesticação. Os principais processos evolutivos envolvidos são:
- mutação;
- hibridação interespecífica;
- poliploidia e
- seleção artificial.
(...)
Você já ouviu falar de poliploidia? Diversas culturas poliplóides possuem grande importância na agricultura. Hoje nossa thread é sobre POLIPLÓIDES! Segue o fio →
A poliploidia refere-se a uma duplicação de todos os cromossomos de uma célula em uma determinada espécie. Podendo ser de 2 tipos: alopoliplóides e autopoliplóides (...)
(...)
A autopoliploidia consiste na duplicação do número de cromossomos pela própria espécie, de modo que uma espécie que deveria ter duas cópias do mesmo cromossomo, uma vinda do pai e outra da mãe, passa a ter 4, 5, 6, 7 ou mais cópias do mesmo cromossomo.
(...)
A seleção recorrente é uma técnica de melhoramento de populações, principalmente aplicada em plantas alógamas. Você sabe quais são seus objetivos e como ela é realizada? A thread de hoje é sobre isso! Segue o fio →
(...)
A seleção recorrente (SR) é realizada quando um sistema deseja aumentar e acumular de
modo gradativo e contínuo os seus alelos favoráveis, realizando muitos ciclos de seleção
sem que a variabilidade genética da população seja reduzida.
(...)
(...)
Portanto, ocorre concentração de alelos favoráveis e um consecutivo aumento da média populacional. É uma técnica
importante e muito utilizada no melhoramento de plantas.
(...)