Quem bate cartão, vota em patrão —ao menos era isso que pensava o Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos 60. O episódio é explicado no livro "História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil", de Vito Giannotti.

1/10
Na obra, o autor relembra o apoio do PCB à candidatura do empresário José Ermírio de Moraes ao Senado Federal em 1962. José Ermírio de Moraes era um dos homens mais ricos do mundo à época, proprietário do Grupo Votorantim, da Companhia Nitro Química Brasileira e da CBA.

2/10
O PCB justificou o apoio à candidatura de José Ermírio de Moraes apelando para a tese de que era possível construir uma aliança de classes entre o capital e o operariado e fomentar o surgimento de uma burguesia nacionalista e desenvolvimentista.

3/10
Assim, o partido mobilizou suas bases sindicais para convencer os trabalhadores do Grupo Votorantim a votarem e se mobilizarem pela eleição do seu próprio patrão. A estratégia deu certo e José Ermírio foi eleito senador por Pernambuco.

4/10
Após o golpe militar de 1964, o empresário, respaldado por sua gigantesca fortuna, sobreviveu à degola dos mandatos, mantendo-se no senado até 1971, ao passo que os trabalhadores foram submetidos a arrocho salaria e perda de direitos trabalhistas.

5/10
O PCB não acionou a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) ou sua estrutura sindical para mobilizar a classe trabalhadora a lutar contra a deposição de João Goulart. No 6º Congresso, o partido também condenou radicalmente a luta armada contra a ditadura.

6/10
A estratégia política equivocada adotada pelo PCB também aprofundou os problemas da estrutura sindical herdada da Era Vargas, marcada pela submissão dos sindicatos aos patrões e ao Estado, criando um sindicalismo inofensivo e descolado das bases.

7/10
É da autocrítica do movimento operário nos anos setenta e do reconhecimento desses erros que surgiria o Novo Sindicalismo, demandando a criação de uma nova estrutura sindical, com organizações operárias independentes e desvinculadas do Estado.

8/10
O principal líder do Novo Sindicalismo seria Luiz Inácio Lula da Silva, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e organizador das mobilizações dos metalúrgicos que paralisariam as fábricas do ABC Paulista no fim da década de setenta.

9/10
O PCB, dando continuidade à sua linha política equivocada, seguiria na oposição a Lula, ao PT e ao Novo Sindicalismo ao longo dos anos oitenta.

10/10

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 24
Em maio de 2009, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) publicou o relatório confidencial nº. 251/82260, identificando as ONGs financiadas por governos estrangeiros e instituições internacionais que atuavam na campanha contra a construção da Usina de Belo Monte.

1/22 Image
No relatório, a ABIN relaciona 11 ONGs internacionais, sendo 9 provenientes dos Estados Unidos e 2 da Europa. Estão listadas, entre outras, Fundação Clinton, WWF, Greenpeace, AIDA, The Nature Conservancy, Avaaz, Amazon Watch, Rainforest Foundation US, entre outras.

2/22 ImageImage
Quase todas ONGs listadas possuem históricos atribulados, sendo acusadas de servirem de fachada para interesses corporativos, colaboração com a política externa de Washington, apoio a operações de desestabilização, financiamento de milícias, etc.

3/22 Image
Read 22 tweets
Jan 23
Em 31 de agosto de 2009, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil se tornava o primeiro país latino-americano autorizado a impor sanções econômicas contra os Estados Unidos.

1/13 Image
O governo brasileiro recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) alegando que os EUA haviam fornecido mais de 12 bilhões de dólares em subsídios irregulares aos produtores de algodão, mantendo o preço artificialmente baixo e prejudicando os países periféricos.

2/13 Image
Os árbitros da OMC reconheceram a prática de concorrência desleal e deram ganho de causa ao Brasil, autorizando o país a impor sanções de até 294,7 milhões de dólares contra os Estados Unidos — o segundo maior montante da história.

3/13 Image
Read 13 tweets
Jan 21
Em um artigo publicado em setembro de 2021 na agência de notícias do multibilionário Michael Bloomberg, o economista ultraliberal Tyler Cowen elogiou efusivamente o movimento "wokeísta" e o definiu como o próximo grande produto de exportação cultural dos Estados Unidos.

1/24
Cunhado no âmbito do movimento Black Lives Matter, originado após o assassinato de Michael Brown em 2014, o termo "Wokeísmo" (do inglês "woke", "desperto") foi originalmente utilizado para descrever uma tendência sobre a tomada de consciência sobre o racismo.

2/24
Desde então, a concepção do termo foi ampliada, passando a abranger, além da conscientização sobre as questões raciais, tópicos como injustiça social, feminismo e ativismo LGBT, mas sob um viés crescentemente mercadológico e forte influência da indústria cultural.

3/24
Read 25 tweets
Jan 20
A tela "O Último Tamoio" de Rodolfo Amoedo retrata a morte de Aimberê nos braços do padre Anchieta. Aimberê foi o chefe dos índios Tupinambá (ou Tamoios) e líder da revolta indígena denominada Confederação dos Tamoios, derrotada há exatos 455 anos, em 20 de janeiro de 1567.

1/13
Filho do cacique Cairuçu, Aimberê foi aprisionado com o pai e levado para a Capitania de São Vicente (hoje São Paulo) para servir como escravo nas fazendas de Brás Cubas. Seu pai morreu no cativeiro, vitimado pelos maus tratos dos escravagistas, mas Aimberê conseguiu fugir.

2/13
Após coordenar uma investida que libertou os demais indígenas cativos, Aimberê uniu os líderes de 7 grupos indígenas distintos que habitavam o litoral do Sudeste (Guaianazes, Aimorés, Termiminós, etc.), convencendo-os a se juntarem à resistência aos colonizadores.

3/13
Read 13 tweets
Jan 20
Além de revogar os pontos mais prejudiciais da reforma trabalhista, o Partido dos Trabalhadores pretende rever as alterações mais nocivas feitas pela reforma da previdência. A informação foi confirmada por Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo.

1/6
Conforme Mercadante, a reforma promovida pelo governo Michel Temer não é economicamente viável, sobretudo pela falta de fontes de financiamento derivada do aumento do trabalho informal e da precarização, insuflados pela reforma trabalhista.

2/6
A revisão da reforma da previdência é defendida pelos dois principais economistas que compõem a equipe de aconselhamento de Lula — Guilherme Melo e Eduardo Fagnani, ambos do Instituto de Economia da Unicamp.

3/6
Read 6 tweets
Jan 19
Sobreviventes judeus, soldados soviéticos e militares poloneses comemoram o fim do domínio nazista. Há 77 anos, em 19 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertava os judeus aprisionados pelos nazistas no Gueto de Lodz.

1/5 Image
O Gueto de Lodz foi o segundo maior gueto criado pelas autoridades alemãs para aprisionar judeus poloneses e ciganos durante a ocupação nazista da Polônia, atrás apenas do Gueto de Varsóvia.

2/5 Image
O Gueto de Lodz foi transformado em um centro industrial operado por trabalho escravo, voltado a suprir as necessidades alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. O local chegou a abrigar mais de 210.000 prisioneiros.

3/5 Image
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(