O sistema de recomendação é um sistema que utiliza técnicas de inteligência artificial para simplesmente te recomendar coisas que você pode gostar.
A maioria dos site tem um sistema de recomendação: Amazon, Twitter, Google, Youtube, etc.
Inclusive, eu fiz uma thread bastante completa sobre um algoritmo de sistema de recomendação, mostrando como um desses algoritmos funcionam (o do Youtube), mas todos são similares.
Eles utilizam dados que você dá para alimentar esse modelo e ele sugerir posts e produtos.
Os dados são desde curtidas, compartilhamentos até mesmo seu local geográfico e idade.
Um exemplo do local geográfico sendo útil: no Brasil, no momento, o BBB tá em alta, utilizando seu local no Brasil + considerando que outras pessoas estão consumindo sobre BBB, os algoritmos irão te indicar sobre porque é o que tá em alta na sua região.
Outro exemplo: eu vivo procurando e falando de Taylor Swift, essas são minhas sugestões do Instagram porque o algoritmo sabe que a chance de eu clicar em algo da Taylor é alta (além de um post sobre AHS ali que procuro bastante também).
Tá, mas e quando você não alimenta nada para esses algoritmos?
Eles vão tentar te sugerir coisas que tão "em alta" e que as pessoas clicam. E bom... Vocês viram ali na imagem o que pode acontecer... Sugerir posts +18.
Além de casos que esses algoritmos já aprenderam a reproduzir machismo e racismo, como vimos recentemente acontecendo aqui.
Mas é fácil botar a culpa apenas nos dados e nos usuários (que sim, é um fator) mas o próprio algoritmo poderia ter mudanças.
A pesquisadora Alexandra Johnson inclusive cita a necessidade de fazer adicionar uma ferramenta de "downranking" que barraria esse tipo de post.
Encontraram um sinal de luz no comprimento rádio muito intenso que está localizado dentro da nossa Galáxia que se repete a cada 18.18 minutos e persiste de 30 a 60 segundos.
E sinal de rádio que aparece e depois some ou fica se repetindo depois de um certo intervalo de tempo não é algo raro no Universo, tá?
Vemos isso com bastante frequência no Universo, por ex, em supernovas, estrelas de nêutrons, etc.
Uma TV analógica pode mostrar informação sobre buracos negros e também sobre os primeiros momentos do Universo 💫
E isso tem um motivo: essas TVs interpretam ondas de rádio, que são mesmo tipo que observamos em disco de acreção de buracos negros e no inicio do Universo
👇
Quando você coloca num canal fora do ar, você vê aquele ruído clássico com aquele barulhinho irritante.
O ruído é uma combinação de vários sinais que a TV tá recebendo que vão desde sinais causados aqui na Terra até sinais de origem cósmica!
O legal é que se você conseguir limpar esse ruído, tirar todo sinal feito na Terra e sinais de objetos astronômicos, 1% dele você nunca conseguiria se livrar.
O motivo? Ele é devido aos primeiros momentos do Universo e está em todo lugar.
Tudo que está e acontece no Universo existe no tecido do espaço-tempo.
O espaço-tempo é definido por 3 coordenadas espaciais e 1 temporal.
O que acontece no Universo por ser descrito por essas 4 coordenadas.
O que sabemos pela relatividade geral é que o espaço-tempo tem início no Big Bang.
O evento que gerou o Big Bang causa uma singularidade nas equações da relatividade e é necessário uma outra área da Física pra explicar (mas isso fica pra outro dia).