Em 2012, a revista alemã Spiegel International publicou uma longa matéria denunciando como as ações da ONG conservacionista WWF serviam mais aos interesses financeiros do grande capital do que ao meio ambiente.

Íntegra da matéria (inglês) no link: spiegel.de/international/…

1/19 Image
Sediada na Suíça, a WWF é a maior ONG ligada a causas ambientais do mundo, possuindo mais de 5 milhões de associados e atuando em mais de 100 países - incluindo no Brasil. É também a mais rica, possuindo um faturamento de c. de 500 milhões de euros anuais.

2/19 Image
A WWF foi fundada em 1961. Seu idealizador e fundador foi o inglês Julian Huxley, presidente da Sociedade Eugênica Britânica, infame defensor de teorias de superioridade racial e aperfeiçoamento genético por meio da esterilização e eliminação das classes marginalizadas.

3/19 Image
Cavaleiro da Coroa Britânica e 1º diretor-geral da Unesco, Huxley era bem relacionado com as elites europeias e não teve dificuldades em obter financiamento para impulsionar a ONG, a primeira a se adequar a um modelo de ativismo empresarial.

4/19 Image
Parte substancial da receita da ONG vem de financiamento governamental. Um dos apoiadores históricos da WWF é a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que repassou mais de 120 milhões de dólares para ONG nos últimos anos.

5/19 Image
A USAID é o órgão do governo dos EUA responsável por promover ações de "ajuda internacional" que servem de fachada para promoção dos interesses econômicos e políticos do país. A cooptação de ONGs é o meio preferencial da agência para explorar recursos naturais no 3º mundo.

6/19
Além da Casa Branca, a WWF recebe doações regulares do governo britânico e do Banco Mundial. Também é financiada por grandes corporações, mantendo parcerias com empresas como Coca-Cola, Monsanto, Nestlé, Lafarge e IKEA, responsáveis por produzir grandes danos ambientais.

7/19 Image
Na prática, a WWF age como uma agência de "greenwashing", usando de sua imagem de ONG conservacionista para emprestar um verniz de "sustentabilidade" às corporações que agridem o meio ambiente. Em troca, a ONG recebe apoio financeiro e doações generosas.

8/19 Image
O mesmo método é aplicado nas ações da WWF na Amazônia, onde a ONG obtém contratos de supervisão e manejo de atividades extrativistas e passa a emitir selos de "sustentabilidade" em favor de madeireiras e empresas que exploram os recursos naturais da floresta.

9/19
A colaboração da WWF com o grande capital foi tema do documentário "O Pacto com o Panda", do jornalista alemão Wilfried Huismann. O filme detalha como a ONG ajuda corporações a destruírem o meio ambiente usando, paradoxalmente, do discurso da preservação ambiental.

10/19 Image
Há aspectos ainda mais sombrios na atuação corporativa da WWF. Na Índia, nos anos 70, a ONG foi responsável por expulsar mais de 300.000 famílias de suas casas para criar uma reserva ambiental para "salvar os tigres".

11/19 Image
Algumas décadas depois, a ONG faturou rios de dinheiro com contratos de manejo, "exploração sustentável" e administração da reserva que visava "proteger os tigres". Mas a população de tigres no local caiu de 4.000 em 1970 para 1.700 nos dias de hoje.

12/19 Image
Em Sumatra, o Parque Nacional Tesso Nilo, cuja gestão havia sido confiada à WWF, foi quase totalmente desmatado por uma corporação parceira. A WWF também contratou milícias para expulsar a tiros os povos nativos que atrapalhavam a produção do óleo de palma.

13/19 Image
Não é apenas em Sumatra que a WWF emprega paramilitares. Milicianos financiados pela ONG também são acusados de cometer graves crimes nas reservas que administra na República Democrática do Congo, incluindo tortura e estupro de crianças e execuções sumárias de nativos.

14/19 Image
A empresa também financiou paramilitares que estupraram, torturaram e mataram civis na República Centro-Africana e no Nepal. Funcionários da ONG na República Centro-Africana foram flagrados traficando um grande número de fuzis Kalashnikov e munição.

15/19 Image
No Brasil, a WWF atua sobretudo na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado, mantendo parceria com empresas como Ambev, Suzano e Unilever e administrando contratos de gestão ambiental com órgãos públicos.

16/19 Image
Até bem recentemente, a WWF era bem conhecida pelo seu ativismo político e seu forte engajamento na oposição a projetos de desenvolvimento tocados pelo governos petistas, como a Transposição do São Francisco e a Usina de Belo Monte.

17/19 Image
A ONG chegou a realizar protestos reunindo milhares de pessoas para manifestar oposição à política ambiental do governo Dilma Rousseff. Há quem acredite que a ONG que devasta reservas ambientais em Sumatra e mate nativos na África esteja preocupada com indígenas.

18/19 Image
A WWF também manifestou forte oposição à exploração do pré-sal, quando se previa o uso dos royalties para financiar educação, saúde e infraestrutura. Não obstante, desde que a exploração foi entregue às corporações americanas, o incômodo parece ter desaparecido.

19/19 Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 28
Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) protestam contra a adesão da instituição ao REUNI — programa de expansão de vagas no ensino superior público. São Paulo, 28 de maio de 2012.

1/15 Image
Em abril de 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O programa ampliava substancialmente o volume de recursos a serem aplicados no ensino, pesquisa e extensão.

2/15 Image
Em troca, as federais que aderissem ao programa teriam de se comprometer com a ampliação do número de vagas, com a criação de cursos noturnos, de programas de apoio e de ações direcionadas à redução das desigualdades sociais e à popularização do perfil dos estudantes.

3/15 Image
Read 15 tweets
Jan 27
Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Ivete Sangalo e outros ricos e famosos participam de um protesto contra o governo Lula organizado pelo mov. "Cansei". Criado por João Doria em junho de 2007, o movimento tinha por objetivo denunciar o "caos aéreo" atribuído ao governo federal.

1/22 Image
A crise do sistema aéreo ocorreu em função do crescimento exponencial de passageiros gerado pela ascensão da "classe C". Durante o governo Lula, 36 milhões de pessoas saíram da miséria e 60% dos brasileiros tiveram incremento em sua renda.

2/22 Image
A ascensão social criou uma nova "classe média" apta a, por exemplo, custear viagens. Tendo como foco essa clientela, companhias aéreas investiram na popularização das passagens e dezenas de milhões de brasileiros passaram a frequentar os aeroportos.

3/22 Image
Read 23 tweets
Jan 27
Há 77 anos, em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertava os prisioneiros dos campos de extermínio de Auschwitz.

1/5 Image
Loalizado em Oswiecim, no sul Polônia, Auschwitz era o principal instrumento de efetivação da chamada "Solução Final" — o plano nazista de exterminar a população judaica. Era um complexo formado por 48 campos de concentração e extermínio.

2/5 Image
A 322ª Divisão de Fuzileiros do Exército Vermelho chegou ao campo de Auschwitz às 15h do dia 27 de janeiro de 1945, após derrotar os guardas da Schutzstaffel, uma organização paramilitar nazista.

3/5 Image
Read 5 tweets
Jan 25
O presidente Lula, a primeira-dama Marisa Letícia e a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff se encontram com trabalhadores do estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, onde estava sendo construída a plataforma P-51 da Petrobras.

1/24
A iniciativa integrava o Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros. Lançado por Lula em 2005, o programa fomentou a recuperação da indústria naval brasileira que, em menos de 5 anos, se tornou uma das maiores do mundo e suplantou a dos EUA.

2/24
A política de desenvolvimento da indústria naval teve início em 1956, com o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. O governo criou o Fundo de Marinha Mercante e investiu no parque naval como parte da política de industrialização e de substituição de importações.

3/24
Read 24 tweets
Jan 25
Há 187 anos, na madrugada de 25 de janeiro de 1835, tinha início em Salvador a Revolta dos Malês. A revolta foi o maior levante de escravos ocorrido na província da Bahia e um dos maiores conflitos do Período Regencial - intervalo entre os reinados de Pedro I e Pedro II.

1/12
Salvador contava então com 65.500 habitantes, 40% dos quais eram escravos. Dentre os cativos, 63% eram nascidos na África. A revolta foi majoritariamente conduzida pelos escravos africanos e seus principais líderes foram os malês.

2/12
Malê era a designação dada aos negros de origem islâmica — com os Nagôs e os Haussás — a maioria dos quais provenientes da Nigéria e do Benim. Mas outros grupos étnicos e religiosos também contribuíram na revolta, nomeadamente os praticantes do candomblé.

3/12
Read 12 tweets
Jan 24
Um canal de irrigação com águas desviadas do Rio São Francisco cruza a mata seca da caatinga no semiárido nordestino. Iniciada em 2007, durante o segundo mandato de Lula, a Transposição do Rio São Francisco é uma das maiores obras de segurança hídrica da história.

1/22
A obra prevê o desvio de 1,4% da vazão do Rio São Francisco em direção às bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional. São 700 km de canais divididos em dois grandes eixos, abastecendo reservatórios, aquedutos e perenizando o fluxo de rios intermitentes da região.

2/22
Quando concluída, a obra garantirá abastecimento de água para 12 milhões de pessoas em 390 cidades de PE, CE, RN e PB. O Nordeste concentra 18% do território e 30% da população do país, mas tem apenas 3% dos recursos hídricos nacionais - estando 2/3 no Rio São Francisco.

3/22
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(