O Vox Populi divulgou hoje uma pesquisa de intenção de votos testando diferentes cenários para o governo de Pernambuco e a cadeira do estado no Senado Federal. Os petistas Humberto Costa e Marília Arraes aparecem como favoritos ao executivo estadual e à câmara alta.
1/7
Humberto Costa lidera de forma isolada nos três cenários testados. A menor vantagem (31%) ocorre no cenário que inclui Geraldo Júlio (16%). A maior vantagem (38%) é no cenário onde o candidato do PSB é Tadeu Alencar (2%).
2/7
No cenário que inclui Danilo Cabral como postulante do PSB, Humberto Costa tem 37% das intenções de voto.
3/7
Para a vaga de Pernambuco no Senado, foram testadas duas candidaturas petistas. No primeiro cenário, Carlos Veras seria derrotado por Anderson Ferreira, candidato do PL.
4/7
Se a candidata do PT ao Senado for Marília Arraes, o partido lidera as intenções de forma isolada (26%).
5/7
O petista Humberto Costa também é o candidato ao governo estadual com a menor taxa de rejeição (20%). Os campeões de rejeição são Danilo Cabral, do PSB (45%), Ivan Moraes, do PSOL (41%) e Jones Manoel, do PCB (40%).
6/7
A pesquisa foi realizada com 800 pessoas entre os dias 22 e 24 de janeiro. A margem de erro é 3,5 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
O engenheiro nuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva (de boné), preso pela Operação Lava Jato, é transferido para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
1/22
O almirante Othon é considerado o mais importante cientista nuclear brasileiro e foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia da ultracentrifugação, que permitiu ao Brasil dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear.
2/22
Em 2016, o cientista foi condenado a 43 de anos prisão em sentença proferida pelo juiz Marcelo Bretas. O almirante Othon é considerado o pai do Programa Nuclear brasileiro.
O presidente Lula, a primeira-dama Marisa Letícia e Fernanda Benvenutty, fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) participam da Primeira Conferência Nacional LGBT, sediada em Brasília em junho de 2008 — marco histórico do movimento LGBT.
1/21
O PT foi o primeiro partido do Brasil a encampar institucionalmente a luta em prol dos direitos da população LGBT. O alinhamento antecede a própria legenda, remontando à luta conjunta dos movimentos sociais e sindicais em prol da reconquista dos direitos civis.
2/21
Congregando diversos militantes históricos das causas LGBT, o PT encabeçou a luta contra a estigmatização das minorias nos anos oitenta e esteve à frente da articulação das políticas de inclusão e nos esforços pela afirmação da igualdade jurídica e social.
Médicos cubanos são hostilizados por seus colegas brasileiros durante a cerimônia de abertura do programa "Mais Médicos". Fortaleza, 27 de agosto de 2013.
1/23
Os profissionais cubanos foram vaiados e insultados com termos como "escravos", "incompetentes", "açougueiros", "macacos" e orientados a "voltar para a senzala" por médicos brasileiros que participavam de uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará.
2/23
O programa "Mais Médicos" foi lançado em julho de 2013, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, visando suprir a carência de médicos nos municípios do interior, em comunidades isoladas e nas periferias das grandes cidades.
Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) protestam contra a adesão da instituição ao REUNI — programa de expansão de vagas no ensino superior público. São Paulo, 28 de maio de 2012.
1/15
Em abril de 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O programa ampliava substancialmente o volume de recursos a serem aplicados no ensino, pesquisa e extensão.
2/15
Em troca, as federais que aderissem ao programa teriam de se comprometer com a ampliação do número de vagas, com a criação de cursos noturnos, de programas de apoio e de ações direcionadas à redução das desigualdades sociais e à popularização do perfil dos estudantes.
Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Ivete Sangalo e outros ricos e famosos participam de um protesto contra o governo Lula organizado pelo mov. "Cansei". Criado por João Doria em junho de 2007, o movimento tinha por objetivo denunciar o "caos aéreo" atribuído ao governo federal.
1/22
A crise do sistema aéreo ocorreu em função do crescimento exponencial de passageiros gerado pela ascensão da "classe C". Durante o governo Lula, 36 milhões de pessoas saíram da miséria e 60% dos brasileiros tiveram incremento em sua renda.
2/22
A ascensão social criou uma nova "classe média" apta a, por exemplo, custear viagens. Tendo como foco essa clientela, companhias aéreas investiram na popularização das passagens e dezenas de milhões de brasileiros passaram a frequentar os aeroportos.
Há 77 anos, em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertava os prisioneiros dos campos de extermínio de Auschwitz.
1/5
Loalizado em Oswiecim, no sul Polônia, Auschwitz era o principal instrumento de efetivação da chamada "Solução Final" — o plano nazista de exterminar a população judaica. Era um complexo formado por 48 campos de concentração e extermínio.
2/5
A 322ª Divisão de Fuzileiros do Exército Vermelho chegou ao campo de Auschwitz às 15h do dia 27 de janeiro de 1945, após derrotar os guardas da Schutzstaffel, uma organização paramilitar nazista.