O presidente Lula, a primeira-dama Marisa Letícia e Fernanda Benvenutty, fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) participam da Primeira Conferência Nacional LGBT, sediada em Brasília em junho de 2008 — marco histórico do movimento LGBT.
1/21
O PT foi o primeiro partido do Brasil a encampar institucionalmente a luta em prol dos direitos da população LGBT. O alinhamento antecede a própria legenda, remontando à luta conjunta dos movimentos sociais e sindicais em prol da reconquista dos direitos civis.
2/21
Congregando diversos militantes históricos das causas LGBT, o PT encabeçou a luta contra a estigmatização das minorias nos anos oitenta e esteve à frente da articulação das políticas de inclusão e nos esforços pela afirmação da igualdade jurídica e social.
3/21
Em 1986, o militante petista Herbert Daniel, ex-guerrilheiro da luta armada contra a ditadura militar, tornou-se a primeira pessoa assumidamente homossexual a se candidatar ao cargo de deputado.
4/21
Dez anos depois, Virgínia Figueiredo seria a primeira pessoa assumidamente lésbica a se candidatar a um cargo eletivo pelo partido.
5/21
Por sua vez, o deputado federal José Genoino foi o principal defensor da inclusão da categoria "orientação sexual" no elenco das vedações de discriminação durante a Assembleia Constituinte que redigiu a Carta Magna de 1988.
6/21
O PT também foi o primeiro partido político do Brasil a criar um núcleo voltado à organização da militância LGBT e à defesa de políticas públicas voltadas às minorias sexuais e de gênero. Fundado em 1992, o núcleo seria convertido em uma setorial no início dos anos 2000.
7/21
Projetos de lei pioneiros foram elaborados por parlamentares do PT. Em 1995, Marta Suplicy apresentou um PL regulamentando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E em 2001 Iara Bernardi elaboraria a primeira proposta de criminalização da homofobia no Brasil.
8/21
Os dois projetos causaram polêmica entre os parlamentares conservadores, que conseguiram obstruir a tramitação. Em 2004, o petista João Paulo Lima, prefeito de Recife, sancionou a primeira lei concedendo pagamento de pensão a casais LGBTs empregados no serviço público.
9/21
Erika Kokai, Maria do Rosário, Paulo Paim e Luizianne Lins também redigiram importantes projetos vinculados às pautas da diversidade sexual e de gênero. Com a chegada de Lula à presidência, o PT colocou em prática uma série de demandas históricas dos movimentos LGBT.
10/21
Ainda em 2003, Lula concedeu à Secretaria de Direitos Humanos o status de ministério e instituiu a estrutura governamental responsável por elaborar políticas públicas de interesse da comunidade LGBT.
11/21
No ano seguinte, foi lançado o programa "Brasil Sem Homofobia", visando promover a cidadania LGBT e a equiparação de direitos e intensificar o combate à discriminação e à violência.
12/21
Ainda em 2004, Lula instituiu o dia 29 de janeiro como Dia Nacional da Visibilidade Trans e encampou o lançamento da campanha "Travesti e Respeito", elaborada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
13/21
Em 2008, Lula determinou por decreto a organização da Primeira Conferência Nacional LGBT, conferência se tornou um marco histórico do movimento LGBT, mobilizando representantes dos três poderes e da sociedade civil para definir as pautas prioritárias.
14/21
Lula também declarou apoio ao reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nessa mesma ocasião, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão oficializou a inclusão da terapia hormonal e cirurgia de redesignação sexual para pessoas trans na rede assistencial do SUS.
15/21
Em 2009, Lula criou a Coordenação de Promoção dos Direitos de LGBT. No ano seguinte, foi criado o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT, elencando projetos afirmativos em áreas como renda, educação, acesso à saúde, prevenção da violência, etc.
16/21
Em 2011, já sob o governo de Dilma Rousseff, ocorreu o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo. O governo Dilma criou o módulo LGBT no Disque 100, que se tornou um dos mais relevantes canais de denúncias de violações de direitos da população LGBT.
17/21
O canal forneceu a base para elaboração do Primeiro Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil e serviu de inspiração para as campanhas ulteriores. Em 2013, instituiu-se o direito do uso do nome social e ampliou-se o atendimento especializado para transexuais no SUS.
18/21
Em 2016, Dilma assinou decreto estendendo o direito de uso do nome social para todos os órgãos públicos, autarquias e estatais da administração federal. A ex-presidente também nomeou Simmy Larrat, primeira travesti a assumir a coordenação-geral de direitos LGBT na SDH.
19/21
Importantes programas de fomento à cidadania e direitos da população LGBT também foram instituídos por Fernando Haddad durante sua gestão na prefeitura de São Paulo.
20/21
Destacaram-se a inauguração do Centro de Cidadania LGBT e o programa "Transcidadania", que oferecia bolsa-auxílio, vagas de emprego e financiamento de cursos profissionalizantes para travestis e transexuais, priorizando sobretudo as pessoas em situação de rua.
21/21
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Um soldado observa os destroços da plataforma de lançamento do Veículo Lançador de Satélites no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Maranhão. Em 26 de agosto de 2003, uma grande explosão destruiu o foguete e sua plataforma, matando 21 engenheiros e técnicos civis.
1/26
A explosão ocorreu 3 dias antes do lançamento do primeiro foguete construído com tecnologia brasileira. O incidente causou um enorme retrocesso ao programa espacial brasileiro, em função da morte dos maiores especialistas em engenharia espacial do país.
2/26
Inaugurada em 1983, a Base de Alcântara é considerada o melhor centro de lançamentos do mundo em localização geográfica, por estar a apenas dois graus da Linha do Equador - o que auxilia o impulso dos lançadores e permite uma redução de até 30% no consumo de combustível.
"As pessoas se incomodam com o pobre tendo carro ou andando de avião”. Foi assim que o ex-presidente Lula respondeu a uma crítica sobre as filas nos aeroportos brasileiros durante uma palestra sediada na Universidade Federal do ABC em julho de 2013.
1/22
"Em 10 anos, fizemos com que 53 milhões começassem a andar de avião. Claro que tem problema em aeroporto." Meses depois, em uma cerimonia de aniversário de 10 anos do Bolsa Família, Lula insistiria no tema: "Eu sei que incomoda muita gente que os pobres estão evoluindo."
2/22
"A patroa bota um perfume à noite para ir jantar e a empregada vem de manhã com o mesmo perfume. (...) O cidadão vai para o aeroporto, chega lá está a empregada dele com a família no avião, pegando o lugar dele", disse Lula.
O engenheiro nuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva (de boné), preso pela Operação Lava Jato, é transferido para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
1/22
O almirante Othon é considerado o mais importante cientista nuclear brasileiro e foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia da ultracentrifugação, que permitiu ao Brasil dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear.
2/22
Em 2016, o cientista foi condenado a 43 de anos prisão em sentença proferida pelo juiz Marcelo Bretas. O almirante Othon é considerado o pai do Programa Nuclear brasileiro.
Médicos cubanos são hostilizados por seus colegas brasileiros durante a cerimônia de abertura do programa "Mais Médicos". Fortaleza, 27 de agosto de 2013.
1/23
Os profissionais cubanos foram vaiados e insultados com termos como "escravos", "incompetentes", "açougueiros", "macacos" e orientados a "voltar para a senzala" por médicos brasileiros que participavam de uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará.
2/23
O programa "Mais Médicos" foi lançado em julho de 2013, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, visando suprir a carência de médicos nos municípios do interior, em comunidades isoladas e nas periferias das grandes cidades.
O Vox Populi divulgou hoje uma pesquisa de intenção de votos testando diferentes cenários para o governo de Pernambuco e a cadeira do estado no Senado Federal. Os petistas Humberto Costa e Marília Arraes aparecem como favoritos ao executivo estadual e à câmara alta.
1/7
Humberto Costa lidera de forma isolada nos três cenários testados. A menor vantagem (31%) ocorre no cenário que inclui Geraldo Júlio (16%). A maior vantagem (38%) é no cenário onde o candidato do PSB é Tadeu Alencar (2%).
2/7
No cenário que inclui Danilo Cabral como postulante do PSB, Humberto Costa tem 37% das intenções de voto.
Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) protestam contra a adesão da instituição ao REUNI — programa de expansão de vagas no ensino superior público. São Paulo, 28 de maio de 2012.
1/15
Em abril de 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O programa ampliava substancialmente o volume de recursos a serem aplicados no ensino, pesquisa e extensão.
2/15
Em troca, as federais que aderissem ao programa teriam de se comprometer com a ampliação do número de vagas, com a criação de cursos noturnos, de programas de apoio e de ações direcionadas à redução das desigualdades sociais e à popularização do perfil dos estudantes.