Hoje tive que explicar pelo menos duas vezes algo que nunca pensei que seria necessário: o porque não arrisquei a minha saúde em uma viagem de avião, tendo comorbidade, no ápice de uma onda da pandemia e ainda sem vacina.
Realmente, precisamos realinhar alguns entendimentos enquanto sociedade. Eu faço divulgação científica de forma voluntária. Se meus motivos de saúde e situação pandêmica não são suficientes, vai mais um: não tinha dinheiro também. Porque eu não ganho pra fazer divulgação.
Inclusive, se tu quiser apoiar meu trabalho aqui e em outros lugares, no meu perfil do Twitter tem um ícone em que tu pode contribuir direto no meu PicPay.
Menos suposições da vida alheia, mais empatia - e na falta dela, sugiro evitar o diálogo.
O que eu oriento aqui e em outros lugares eu faço também. Eu vou ponderar e evitar riscos, eu vou evitar a exposição, porque a gente também precisa ser o exemplo. Já me alonguei demais sobre isso e me darei o direito de não abordar novamente o assunto para evitar estresse (meu)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Na África do Sul🇿🇦, quase 100% das amostras/novos genomas sequenciados são da BA.2, sublinhagem da variante #Omicron . No fio abaixo, @Tuliodna nos lembra que isso ocorre num cenário de redução de casos.
A 4ª dose não vai 'sobrecarregar' seu sistema imunológico, e é uma estratégia interessante principalmente pensando em imunossuprimidos ou até mesmo mais idosos. Mas me preocupa coberturas vacinais mais baixas em alguns estados e a falta de aceleração na vacinação em crianças.
Importante salientar: não há prazo para fazer essa aplicação ainda, parece que não será 'imediatamente'.
Jean Gorinchteyn, apontou que é mais importante garantir que toda a população siga o ciclo vacinal com a terceira dose. noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
Segundo a matéria da @UOLNoticias parece que, na verdade, a 4ª dose está sendo considerada, não tendo um martelo batido ainda. Ainda, não há evidências até o momento suportando que a vacinação deverá de fato ocorrer todo ano, até porque, existem muitas coisas que influenciam isso
O que acontece se eu receber a dose da vacina estando infectado com o vírus (um caso assintomático por exemplo) ou ter me infectado próximo da vacinação?
Pergunta recorrente que discutiremos nesse mini-fio! 🧶👇
Antes de mais nada, é relevante começar esse mini-fio ressaltando uma fala importantíssima da @SBIm_Nacional "em caso de suspeita de contágio e o surgimento de sintomas gripais, deve-se testar e receber a vacina após a recuperação" uol.com.br/vivabem/notici…
Por isso é tão relevante que no menor sinal de sintomas gripais, a pessoa realize a testagem adequada e faça seu isolamento, evitando a disseminação do vírus. Após sua completude, a pessoa pode receber sua dose. A orientação é mencionada abaixo. g1.globo.com/saude/coronavi…
O intolerável não pode ser tolerável. Não deveriam existir partidos nazistas em lugar nenhum. Anti-semitismo não deve ter sequer espaço na sociedade. Assim como outras posturas persecutórias. Como algo dessa gravidade pode ser dito num alcance imenso e NADA acontecer?
To vendo pessoas citarem comunismo como uma espécie de contra ponto (ou mesmo ponto) ao que falei, e pessoal: nenhuma ideologia/governo/regime que envolva qualquer perseguição de qualquer população para qualquer finalidade deve ser tolerado.
A gente não devia tá justificando isso com outros exemplos e sim combatendo todo e qualquer tipo de perseguição e abuso de poder. É simples.
Dados de efetividade de vacinas!
🔹Mais de 1 milhão de casos de #Omicron e 450 mil casos de #Delta na Inglaterra
🔹75% de redução de risco de hospitalização para #Omicron
🔹Reforço/3ª dose: proteções superiores a 70% contra hospitalização e óbitos em TODAS as idades 👇
O que está acontecendo em Israel🇮🇱? Foi uma das perguntas que mais recebi semana passada. Alguns pontos:
🔹Cobertura vacinal (totalmente vacinados): 66%
🔹10% da população 60+ permanece desprotegida
🔹Flexibilizações + chegada de uma variante muito transmissível
E tem mais🧶👇
Segundo o site @OurWorldInData percebemos que houve uma grande desaceleração da vacinação em Israel🇮🇱 ali por Abril de 2021, tanto para a 1ª quanto para a 2ª dose. O país vinha numa aceleração exemplar, e essa estagnação é um fator importante para o cenário atual
Outro ponto importante: flexibilizações e camadas de proteção. Ainda em Abril/21, Israel já tinha revisado a obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais públicos. Em Nov/21, Israel já estava revento também algumas questões relativas ao turismo