Na África do Sul🇿🇦, quase 100% das amostras/novos genomas sequenciados são da BA.2, sublinhagem da variante #Omicron . No fio abaixo, @Tuliodna nos lembra que isso ocorre num cenário de redução de casos.
No gráfico abaixo, vemos um cenário de diminuição de infecções. Esses dados corresponderiam a casos por semana. Tulio destaca que é possível ainda vermos surtos em comunidades/escolas, por exemplo, mesmo pensando num cenário assim. Devemos ter cautela
Esse crescimento surpreendente de genomas da BA.2 na África do Sul também é visto em outras localidades do mundo. No site covariants.org/per-country podemos ver isso. Em roxo mais forte, BA.1 e em roxo mais claro, BA.2.
BA.1 e BA.2 são "versões" da Omicron:
A cepa foi detectada em 57 países, segundo a @WHO , e agora responde por cerca de um décimo das sequências do genoma do SARS-CoV-2 carregadas no repositório global GISAID
Mas Tulio nos lembra que tudo isso precisa ser visto sobre a perspectiva de crescimento de novos casos também. Podemos ter uma diminuição dos casos, mas um crescimento da presença da variante.
Abaixo é o que NÃO gostaríamos de ver acontecendo:
Quanto a transmissibilidade, dados* sugerem que a BA.2 é mais transmissível que a BA.1. Essa dinâmica foi estimada a partir de dados nas residências dinamarquesas no final de Dez/21 e início de Jan/22.
Mas e as vacinas? Permanecem protetoras tanto para BA.1 quanto para a BA.2! Mais um ponto para ampliar rapidamente a oferta, distribuição e adesão da vacinação para o público infantil, para a 3ª (e outras doses anteriores) doses nesse momento!
Dados da @UKHSA sugerem que, 2 semanas da aplicação de uma 3ª dose de vacina contra a COVID-19, temos uma eficácia estimada de ~70% para proteção contra a doença sintomática pela infecção por BA.2, com dados bem parecidos pra BA.1 assets.publishing.service.gov.uk/government/upl…
Esse crescimento de casos nos afasta da ideia de estarmos entrando numa endemia nesse momento. No fio abaixo de @K_G_Andersen fica muito claro isso pegando o exemplo da própria Dinamarca🇩🇰
Para contextualizar todo mundo: A Dinamarca havia declarado oficialmente que a pandemia havia "acabado"há cerca de 2 semanas, finalizando suas restrições. Infelizmente, isso oportunizou uma transmissão significativa do vírus, subindo suas taxas gerais
Podemos ver nessa imagem que os casos, hospitalizações e positividade dos testes estão muito altos - com as mortes aumentando rapidamente.
Isso é um fracasso da vacinação? Longe disso. Não é mesmo.
A questão aqui é, como diz o @schrarstzhaupt : é um cabo de guerra.
Se aliarmos medidas protetivas, restrições para aumentar a segurança de ambientes (ex.: verificar a vacinação, entrar se estiver usando máscara) e vacinas, estaremos usando boas forças contra o vírus
Agora, SE ESTIVERMOS COM A TRANSMISSÃO AINDA ALTA, e tirarmos aliados importantes do nosso lado, é realmente culpa das vacinas vermos essa subida rápida de casos?
Ou nós estamos tirando estratégias que funcionam, num momento importante, e contando que só uma segure tudo agora?
@K_G_Andersen nos ajuda a entender essa medida precoce na Dinamarca:
1. Foco nos números de UTI - que são estáveis, porém, ignorando o fato de que as mortes estão aumentando.
2. Distinguir situações "com COVID" x "de COVID", ignorando o fato de que é tudo "COVID".
Nesse fio, comento muito sobre esse entendimento de "estar" numa endemia, e porque não podemos considerar o cenário atual como algo próximo de uma endemia. Ainda, endemias não são inofensivas. Tudo comentado abaixo:
Em resumo:
🔹Temos vacinas funcionando bem, e com 3 doses as proteções são maiores = VACINE-SE.
🔹Crianças estão muito expostas, principalmente com retorno presencial = ACELERAR A VACINAÇÃO e reforçar cuidados (isso também serve para toda a população)
🔹Mesmo começando a ver uma queda nos novos casos/ taxas gerais, é relevante MANTER os cuidados, porque precisamos ainda reduzir bastante esses valores
🔹Óbvio que todos precisamos retornar para muitos afazeres, mas isso não exclui fazer isso de forma responsável e mais protegida
🔹Não permitam que tomadores de decisão usem uma proximidade incerta de um cenário endêmico para decidir muito pouco ou nada sobre o que fazer diante do cenário atual
🔹Todos estamos cansados, mas infelizmente, o vírus não parece estar cansado de nós
🔹Sabemos o que funciona. Depois de quase três anos, deveríamos estar investindo pesado nisso, e o que vemos em alguns países (Brasil incluso) é irmos na contra-mão da maior fiscalização e implementação de alguns desses recursos.
Estudo🇧🇷 da @Nature traz dados da combinação de 2 doses da CoronaVac com um reforço da Pfizer!
🔹~14 milhões de pessoas (~16 milhões de testes)
🔹Reforço após 6 meses da 2ª dose, eficácia contra infecção: 92,7% e contra casos graves: 97,3% 14-30 dias após o reforço!
Vem! 🧶👇
Antes de tudo: um dos coordenadores do estudo é uma pesquisadora mulher! 👩🔬 e é muito legal poder fazer um fio de um estudo brasileiro, com uma representatividade dessas!
Vamos aos dados!
Os pesquisadores utilizaram dados nacionais brasileiros para avaliar a eficácia de 2 doses de CoronaVac contra infecção confirmada por SARS-CoV-2 e desfechos graves de COVID-19 (hospitalização e morte) em comparação com indivíduos não vacinados
Eu começo: nunca acredite em alguém que disser que não há espaço para ti na ciência. Tu não só encontrará um espaço, como encontrará outras mulheres no caminho que serão inspiração, colaboração, parceria e cumplicidade. Por mais que tenha seus desafios, juntas conseguimos
A 4ª dose não vai 'sobrecarregar' seu sistema imunológico, e é uma estratégia interessante principalmente pensando em imunossuprimidos ou até mesmo mais idosos. Mas me preocupa coberturas vacinais mais baixas em alguns estados e a falta de aceleração na vacinação em crianças.
Importante salientar: não há prazo para fazer essa aplicação ainda, parece que não será 'imediatamente'.
Jean Gorinchteyn, apontou que é mais importante garantir que toda a população siga o ciclo vacinal com a terceira dose. noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
Segundo a matéria da @UOLNoticias parece que, na verdade, a 4ª dose está sendo considerada, não tendo um martelo batido ainda. Ainda, não há evidências até o momento suportando que a vacinação deverá de fato ocorrer todo ano, até porque, existem muitas coisas que influenciam isso
Hoje tive que explicar pelo menos duas vezes algo que nunca pensei que seria necessário: o porque não arrisquei a minha saúde em uma viagem de avião, tendo comorbidade, no ápice de uma onda da pandemia e ainda sem vacina.
Realmente, precisamos realinhar alguns entendimentos enquanto sociedade. Eu faço divulgação científica de forma voluntária. Se meus motivos de saúde e situação pandêmica não são suficientes, vai mais um: não tinha dinheiro também. Porque eu não ganho pra fazer divulgação.
Inclusive, se tu quiser apoiar meu trabalho aqui e em outros lugares, no meu perfil do Twitter tem um ícone em que tu pode contribuir direto no meu PicPay.
Menos suposições da vida alheia, mais empatia - e na falta dela, sugiro evitar o diálogo.
O que acontece se eu receber a dose da vacina estando infectado com o vírus (um caso assintomático por exemplo) ou ter me infectado próximo da vacinação?
Pergunta recorrente que discutiremos nesse mini-fio! 🧶👇
Antes de mais nada, é relevante começar esse mini-fio ressaltando uma fala importantíssima da @SBIm_Nacional "em caso de suspeita de contágio e o surgimento de sintomas gripais, deve-se testar e receber a vacina após a recuperação" uol.com.br/vivabem/notici…
Por isso é tão relevante que no menor sinal de sintomas gripais, a pessoa realize a testagem adequada e faça seu isolamento, evitando a disseminação do vírus. Após sua completude, a pessoa pode receber sua dose. A orientação é mencionada abaixo. g1.globo.com/saude/coronavi…
O intolerável não pode ser tolerável. Não deveriam existir partidos nazistas em lugar nenhum. Anti-semitismo não deve ter sequer espaço na sociedade. Assim como outras posturas persecutórias. Como algo dessa gravidade pode ser dito num alcance imenso e NADA acontecer?
To vendo pessoas citarem comunismo como uma espécie de contra ponto (ou mesmo ponto) ao que falei, e pessoal: nenhuma ideologia/governo/regime que envolva qualquer perseguição de qualquer população para qualquer finalidade deve ser tolerado.
A gente não devia tá justificando isso com outros exemplos e sim combatendo todo e qualquer tipo de perseguição e abuso de poder. É simples.