Trecho do artigo "Paranoia ou Mistificação?", escrito por Monteiro Lobato e publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 20/12/1917. A crítica impiedosa à arte de Anita Malfatti gerou a cisão definitiva entre Monteiro Lobato e os modernistas ativos na Semana de 22.

1/18
Pioneira do modernismo brasileiro, Anita Malfatti enfrentou todo tipo de obstáculo para poder expressar sua arte — das limitações físicas à coerção social. Portadora de uma deficiência congênita, teve de aprender a pintar com a mão esquerda...

2/18
...e desenvolveu o hábito de manter seu braço direito permanentemente coberto para fugir de eventuais constrangimentos. Sua condição física e a morte prematura do pai acarretaram profundos impactos psicológicos e aos 13 anos Anita tentaria o suicídio.

3/18
Foi a partir desse episódio que sua mãe, Betty, tratou de apresentá-la ao universo da arte. Jorge Krug, tio e padrinho de Anita, ajudou em sua formação artística, financiando seus estudos na Alemanha. Vivendo em Berlim, Anita se encantou pela arte de vanguarda.

4/18
Teve contato com as obras de Van Gogh e Munch e sentiu-se atraída pelo expressionismo. Estudou na Academia de Belas Artes de Berlim e teve aulas com Fritz Burger e Lovis Corinth. Incorporou diversos elementos artísticos das vanguardas europeias na sua produção.

5/18
Posteriormente, Anita viajou a Nova York, matriculando-se na Art Student's League e na Independent School of Art, sofrendo grande influência estética das novas correntes artísticas. Ao retornar ao Brasil, trouxe o ímpeto de ajudar a superar a rigidez da arte dos salões,...

6/18
...abandonando os modelos tradicionais em busca de novos rumos. O ambiente artístico conservador da capital paulista, ainda fortemente atrelado aos cânones acadêmicos e à empáfia burguesa da "arte pompier", entretanto, tratariam de impor um freio às ambições da artista.

7/18
Responsável pelas subvenções do Pensionato Artístico, o senador Freitas Valle negou-se a conceder uma bolsa de estudo para Anita. Por sua vez, o tio da pintora, chocado com os temas, torsões e cores berrantes das obras, cortou imediatamente o financiamento de seus estudos.

8/18
Assustada com a reação, Anita limitou-se a expor suas obras para os conhecidos. Seus amigos, entretanto, a convenceram a fazer uma exposição individual. Em dezembro de 1917, Anita inaugurou a "Exposição de Pintura Moderna" em uma galeria do centro de São Paulo.

9/18
Marco do desenvolvimento da arte moderna, a mostra englobava obras que se tornariam ícones da arte brasileira, tais como "O Farol", "O Homem Amarelo" e "A Boba". A pintora acreditava que a exposição ajudaria a ampliar a compreensão de sua arte e da estética das vanguardas.

10/18
Ledo engano. Suas obras foram duramente criticadas e ridicularizadas pela maioria do público, sobretudo os representantes da elite conservadora de São Paulo. A exposição causou polêmica e reações destemperadas. Alguns visitantes chegaram a tentar destruir as obras.

11/18
A crítica mais dura, entretanto, viria do escritor Monteiro Lobato. Em 20 de dezembro de 1917, Lobato dedicou um longo artigo no jornal O Estado de S. Paulo para discorrer sobre a mostra de Anita. O texto se tornaria conhecido pelo título "Paranoia ou Mistificação?".

12/18
A crítica enérgica de Lobato descambou para o ataque. O escritor afirmou que existiam duas categorias distintas de artistas: uma composta dos que "vêem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura", tais como Praxíteles e Rembrandt.

13/18
Anita, por sua vez, pertenceria à categoria dos artistas que "vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva", produtos do "cansaço e do sadismo".

14/18
Lobato taxou as obras modernistas como advindas de "cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses" e afirmou que "a única diferença" das telas de Anita daquelas feitas nos manicômios, como terapia, é que a dos loucos é "arte sincera".

15/18
O ataque aviltante de Lobato gerou uma reação de solidariedade à pintora. Artistas e intelectuais como Mário de Andrade e Oswald de Andrade saíram em sua defesa. Ao lado de Menotti Del Picchia e Tarsila do Amaral, formariam posteriormente o núcleo do "Grupo dos Cinco"...

16/18
...que estabeleceria os referenciais teóricos da primeira geração modernista e influenciaria a Semana de Arte Moderna em 1922. Anita, entretanto, nunca se recuperou do ataque de Lobato. A artista chegou a parar de pintar por um tempo e entrou em depressão.

17/18
Enquanto Tarsila e Di Cavalcanti radicalizariam a experimentação estética incorporando elementos do cubismo e surrealismo, Anita decidiu fazer aulas com Pedro Alexandrino e reorientou sua arte para um estilo mais convencional, evoluindo posteriormente rumo à estética naïf.

18/18

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Feb 14
Veículos pertencentes ao jornal Folha de S. Paulo são incendiados por opositores da ditadura militar brasileira em 1971. O ato foi uma reação à colaboração de Octávio Frias de Oliveira, proprietário da Folha de S. Paulo, com os órgãos de repressão do regime militar.

1/23 Image
Conforme apurado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), Octávio Frias de Oliveira foi um dos financiadores da Operação Bandeirantes (Oban) - aparelho de repressão do regime militar, responsável por capturar, torturar e assassinar os opositores da ditadura.

2/23 Image
O relatório da CNV também aponta que veículos pertencentes à Folha de S. Paulo eram utilizados para transportar opositores do regime militar até as dependências da Oban ou do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), onde eram então torturados e assassinados.

3/23 Image
Read 23 tweets
Feb 14
Civis observam o bairro de Liben, destruído durante o equivocado Bombardeio de Praga. Há 77 anos, em 14 de fevereiro de 1945, a Força Aérea dos Estados Unidos atacava por engano a cidade de Praga, capital da Tchecoslováquia, pensando se tratar da cidade alemã de Dresden.

1/11 Image
Em fevereiro de 1945, a Segunda Guerra Mundial se encaminhava para o seu desfecho. As tropas da União Soviética já haviam libertado quase todo o Leste Europeu durante a Ofensiva de Vistula-Oder e agora já marchavam em solo alemão, rumo a Berlim.

2/11 Image
O Exército Vermelho ficou responsável pelo trabalho pesado durante a ofensiva, cabendo aos aliados coordenar operações de apoio. Entre essas operações, estavam os ataques aéreos à Alemanha, com a finalidade de manter a Luftwaffe ocupada enquanto os soviéticos avançavam.

3/11 Image
Read 11 tweets
Feb 14
Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia caminham sobre as capas dos estudantes da Universidade de Coimbra, em meio à cerimônia de outorga do título de doutor "honoris causa", concedido ao ex-presidente pela instituição portuguesa em março de 2011.

1/18 Image
O título "honoris causa" é o grau honorário de doutor concedido por instituições de ensino superior a pessoas eminentes que se destacaram em uma determinada área por suas ações, virtude ou mérito.

2/18 Image
Lula é segundo brasileiro com mais títulos de doutor "honoris causa", atrás apenas do pedagogo pernambucano Paulo Freire. O ex-presidente acumula 36 condecorações — a maioria títulos concedidos por universidades públicas do Brasil.

3/18 Image
Read 18 tweets
Feb 13
Ruy Castro está para a Semana de Arte Moderna como Leandro Narloch está para Zumbi dos Palmares. Desinformação, construção de narrativa baseada em supressão de evidência, falsa polêmica para vender livros.

1/6
É a continuidade da tradição dos "guias politicamente incorretos" produzidos por jornalistas que querem substituir os historiadores. E baseado em ufanismo bairrista despropositado e caricato. Um grande desfavor.

2/6
É mistificação barata falar que a Semana de Arte Moderna era feita por dândis paulistanos enquanto o Rio abraçava a cultura popular. O Rio estava expulsando pobres para os morros, perseguindo o samba e a capoeira para construir um pastiche de Paris.

3/6
Read 6 tweets
Feb 13
Há 100 anos, em 13/02/1922, tinha início a Semana de Arte Moderna, marco do movimento de renovação das linguagens artísticas no Brasil. Sediado no Teatro Municipal de SP, o festival tinha por objetivo contestar o academicismo e fomentar a busca por uma identidade nacional.

1/23
O processo reformador que culminou com a realização da Semana de Arte Moderna tem origem no fim do século XIX, quando surgiram diversos artistas que buscavam conciliar a sobriedade acadêmica e a aspiração de liberdade técnica e expressiva.

2/23
Em 1913, o pintor Lasar Segall realizou a primeira mostra de arte não acadêmica do Brasil. Não obstante, foi a exposição organizada por Anita Malfatti em 1917 que enfureceria o público conservador — nomeadamente o escritor Monteiro Lobato.

3/23
Read 23 tweets
Feb 12
O último retrato de Olga Benário antes de sua execução pelo regime nazista. A revolucionária comunista nasceu há 114 anos, em 12 de fevereiro de 1908.

1/22
Olga Gutmann Benário nasceu em Munique, Alemanha, em uma família judia de classe média. Ingressou na militância política ainda jovem, filiando-se à Seção Juvenil do Partido Comunista Alemão aos 15 anos. Posteriormente, juntou-se à Liga Juvenil Comunista da Alemanha.

2/22
Fugindo dos conflitos ideológicos com o pai, Olga mudou-se para Berlim, onde passou a viver com o militante comunista Otto Braun. Berlim vivia um clima de efervescência política desde o Levante Espartaquista de 1919, quando Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram mortos.

3/22
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(