#FisicaThreadBR
[Por que tantos telescópios?]
Por que a Astronomia faz observações em tantas frequências diferentes?
Olha essa foto: no lado esquerdo estamos vendo no visível e no direito no infravermelho(IR). Pro IR o saco de lixo é transparente e podemos ver as mãos da pessoa!
Fonte da imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC)
Um dos motivos de termos tantos telescópios diferentes é que eles enxergam em uma faixa específica do espectro! E cada uma delas da um detalhe diferente!
Na foto temos imagens da Nebulosa do Caranguejo em raio-x, no visível e no infravermelho.
Fonte das imagens: X-ray: NASA/CXC/SAO; Optical: NASA/STScI; Infrared: NASA-JPL-Caltech
A diferença nos detalhes podem acontecer pois diferentes fenômenos emitem luz em diferentes frequências e também porque cada tipo de luz vai sofrer diferentes interações até chegar em nossos instrumentos de medição.
Imagem: Radio telescópio Parkes, CSIRO.
Essas diferenças permitem estudos incríveis e permitiram entender melhor nosso universo! Mas tudo isso ainda é luz, isto é fótons!
Podemos usar outras fontes?
Opa! Quando usamos várias fontes para estudar o mesmo objeto, costumamos falar de "Astronomia multi-mensageira".
Podemos usar raios cósmicos, que são partículas de altas energias vindas do espaço; Podemos usar neutrinos, as partículas fantasmagóricas que saem das interações fracas; E mais recentemente temos as ondas gravitacionais!
Imagem: Experimento IceCube que detecta neutrinos.
Ah! Apesar de ser chamado de "sucesso do Hubble", nosso novo queridinho, o James Webb, vai se concentrar em dados de infravermelho! O Hubble pega dados principalmente no visível.
sucessor*
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Com a pandemia, muitos de nós descobrimos as agora famosas máscaras N95, um equipamento importante para a proteção dos profissionais de saúde no combate a Covid-19. Mas você sabe como ela funciona?
Do começo, N95 é uma certificação americana que diz que pelo menos 95% da matéria particulado é filtrado pela máscara. Existem outro códigos em outros países que são quase equivalentes como PFF2 e KN95.
E diferente do que nossa intuição nos diga, ela NÃO É UMA PENEIRA. Os buracos em geral são maiores do que o tamanho das partículas que queremos filtrar e ela é pensada de uma maneira a barrar partículas pequenas e grandes.
Semana passada físicos dos laboratório nacional de Grand Sasso na Itália anunciaram a primeira detecção direta de uma importante reação que acontece no interior de estrelas!
👇👇👇
Estrelas são grandes máquinas que transformam hidrogênio em hélio, produzindo energia neste processo.
Nosso Sol não é diferente, ele é mantido pelas reações de fusão nuclear de hidrogênio!
Existem basicamente dois mecanismos que realizam essa transformação, a Cadeia pp e o Ciclo CNO.
Você já se sentiu pressionado a ser tão bom quanto seus pais em algo? Imagina se sua mãe fosse a MARIE CURIE e você decidisse ser uma química?
Vem conhecer um pouco da história da Irène Curie!
Pra começar, ela é filha do casal Curie (Marie & Pierre). A Marie não gostava do sistema escolar, então persuadiu colegas a participar de uma cooperativa para educar os filhos.
Desde pequena, Irène estudou Física com grandes nomes como Marie Curie, Paul Langevin e Jean Perrin.
Ela casou se com o engenheiro químico Frédéric Joliot, com quem trabalhou durante toda a vida. Eles fizeram diversas descobertas em conjunto e até mesmo ganharam o premio Nobel de Química de 1935.
Escrevo esta thread em homenagem à Masatoshi Koshiba (1926-2020) , Nobel de Física de 2002 e pioneiro no uso de neutrinos para o estudo de Astrofísica!
Na década de 1980 estavam na moda as chamadas "teorias de grande unificação", que em tese unificariam as forças fundamentais da Física em uma só.
Uma previsão dessas teoria é que os prótons podem decair, mas como o tempo de vida é enorme, pareceriam estáveis para nós.
Para testar essa possibilidade, Koshiba criou um experimento para tentar detectar esse decaimento.
Basicamente, consistia em um grande tanque de água (2140 toneladas) e vários detectores de luz em suas paredes.
Como a Mec. Quântica afeta a vida das pessoas? Hoje falarei dela, a responsável por uma ENORME economia de energia no mundo e possivelmente o que permite que você leia essa thread: As lampadas LED!
Muita gente acha que mecânica quântica é algo complicado e sem aplicações no mundo real. Elas não poderiam estar mais enganadas!
Segundo o Físico Leon Lederman, 23% do PIB dos EUA dependia de contribuições da quântica em 1987 e tenho certeza que este número só aumentou!
Uma das grandes responsáveis por isto são as lampadas LED, que nos últimos anos vem substituindo as lampadas incandescentes, mas também possibilita a criação de telas de televisão e celulares!
Quem ainda tem lampadas incandescente em casa? Até senti calor em pensar nelas!
O experimento ANITA (ANtartic Impulsive Transient Antenna) é um experimento montado na Antártica para detectar neutrinos ultra energéticos de raios cósmicos atrás de ondas de rádio.
Não entendeu nada? Vamos por partes:
Quando uma partícula carregada vinda do espaço entra na nossa atmosfera, ela colide com outras partículas e isto cria um chuveiro de partículas conhecido como raio cósmico.