Muita gente não sabe dessa bizarrice ucraniana: Volodimir Zelensky.
O atual presidente é um comediante que se candidatou em 2019 quase como uma piada. Com discursos contra a corrupção, apoiou os movimentos de 2013 e representou a Nova Política.
Olha esse vídeo dele de 2015:
Mas o mais bizarro é que ele se candidatou porque ele era protagonista de uma série de comédia onde, pasmem: ele se torna presidente da Ucrânia!
Na série ele é um professor que faz um discurso raivoso contra a corrupção em sala, e um aluno filma e coloca na internet.
Com isso, o professor concorre à presidência e vence.
A eleição de Zelesnky está no mesmo contexto que Trump e Bolsonaro: antipolítico, antistablishment, "contra isso que tá aí".
Hoje o comediante é um dos protagonistas do maior conflito internacional desde a Guerra Fria.
Quem diria que eleger um comediante despreparado com motivações puramente emocionais, pra demonstrar a sua insatisfação com a política tradicional, poderia dar problema, né?
Aproveito que o meu post sobre o presidente da Ucrânia viralizou pra divulgar meu podcast de história, inclusive o episódio sobre Rússia e Ucrânia. Considere clicar em seguir! :)
Essa semana levantei uma conversa sobre esse cara aí da foto. Bora falar falar sobre Stalin nesse fio 🧶? #historiaemmeiahora
A figura de Josef Stalin é extremamente complexa e precisa ser estudada com bastante cuidado ao mesmo tempo que é preciso ter bastante responsabilidade para não encobrir os diversos crimes que foram cometidos contra sua própria população.
O que torna o assunto ainda mais difícil é abordar o salto industrial e econômico que a URSS teve nos primeiros anos de seu governo.
Tem um lance maneiro no trampo que eu to fazendo com os podcasts: tem muita gente que legitimamente gosta do meu trabalho, torce por ele e até ajuda diretamente com o apoiase, pix ou divulgando. Dá sempre um calorzinho no peito. Nunca me senti tão amado como de 2021 pra cá.
Nunca achei muito legal as coisas que eu faço e nem a pessoa que eu sou. Mas vocês me fazem ter certeza que a maior parte disso é coisa da minha cabeça. Bom demais acordar mal consigo e receber mensagem e o apoio de gente que te admira.
E eu legitimamente acho que o carinho que eu recebo é muito maior que muita gente que tem proporções parecidas com as minhas na internet recebem. Pode parecer doideira, mas eu tenho pouquíssimo hate. 99% é mensagem positiva. Obrigado mesmo. Faz uma diferença gigantesca.
Em 1924 o Vasco teve um desempenho meteórico no futebol, em diversos campeonatos diferentes. Os adversários cariocas decidiram então criar a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), uma nova entidade que exigiu que o Vasco tirasse 12 jogadores do seu time.
Na época, o futebol de elite era um esporte considerado apenas para a elite. A AMEA alegou que os cruz-maltinos tinham atletas de profissão duvidosa. Na prática, o que a entidade queria dizer era que o Vasco tinha jogadores negros, mulatos, operários e analfabetos.
E, como conta no site do próprio clube:
"O Club de Regatas Vasco da Gama recusou a proposta prontamente."
O presidente do time José Augusto Prestes enviou uma carta que é carinhosamente chamada pelos torcedores até hoje de "A Resposta Histórica".
Você conhece os impérios africanos além do Egito? Nesse fio 🧶 eu quero apresentar um pouco sobre o grande Império Axum. #historiaemmeiahora
Nos séculos II e I a.C., a região do “chifre da África”
se desenvolveu como uma área de intensas trocas comerciais e culturais. A partir dessas trocas que uma cultura própria foi criada, a Da’Amat, unindo tradições semitas e os costumes locais do Nordeste da África.
Uma das principais características do Império Axum foi o seu comércio. Além de ser a forma que encontraram de gerar riqueza para se organizarem politicamente, o comércio de Axum expandiu as rotas comerciais fazendo-os chegar até a Rota da Seda.
Saiu uma série na Netflix chamada "Anne Frank, Minha Melhor Amiga". Bora conhecer um pouco mais da história real dessa jovem com esse fio 🧶? #historiaemmeiahora
Anne Frank foi uma criança e adolescente extremamente talentosa e com um potencial criativo fora do comum, mas infelizmente viveu em um período muito complicado na história da humanidade. Com sua família, Anne precisou se esconder dos nazistas por mais de dois
anos!
As coisas começaram a ficar complicadas para a família Frank na Alemanha. Anne precisou ir para a casa de sua avó por alguns dias antes de irem para a Holanda. A sra. Rosa Holländer era carinhosa e influenciou muito sua neta. A morte da avó foi um grande trauma na vida de Anne.
Você provavelmente já ouviu falar na internet que na época da Ditadura não existia corrupção no Brasil. Mas será que isso é verdade?
Se liga nesse fio 🧶 e bora falar de corrupção na Ditadura Militar! #historiaemmeiahora
Como falei no episódio do meu podcast, a Ditadura é um tema que mexe com as emoções de muitos. As reações mais comuns são revolta, saudosismo e até tristeza. A história dos militares na política brasileira é antiga e precisa ser estudada com cuidado.
Um dos personagens mais comuns nas investigações sobre corrupção foi o Ministro da Fazenda, Delfim Netto. Além dos casos que falei no episódio, Netto ainda foi acusado pelo Ministério Público de desviar verba pública em um empréstimo da Caixa para o dono da empresa Coroa-Brastel.