Você conhece os impérios africanos além do Egito? Nesse fio 🧶 eu quero apresentar um pouco sobre o grande Império Axum. #historiaemmeiahora
Nos séculos II e I a.C., a região do “chifre da África”
se desenvolveu como uma área de intensas trocas comerciais e culturais. A partir dessas trocas que uma cultura própria foi criada, a Da’Amat, unindo tradições semitas e os costumes locais do Nordeste da África.
Uma das principais características do Império Axum foi o seu comércio. Além de ser a forma que encontraram de gerar riqueza para se organizarem politicamente, o comércio de Axum expandiu as rotas comerciais fazendo-os chegar até a Rota da Seda.
Ser um Império que tinha uma cidade portuária sem dúvidas contribuiu para que isso fosse possível. O Império Romano também se envolvia em diversas negociações.
Utilizavam um sistema baseado em moedas, produzidas pelo próprio Império, feitas de metal e ouro. Nelas era estampado o busto do rei que estava no poder. Por muito tempo essas moedas foram as únicas fontes disponíveis para estudarmos ou conhecermos quem foram os primeiros reis.
Nesse ponto as pessoas geralmente perguntam: “Mas como é possível estudar um governante apenas com sua “foto” em uma moeda?” Mesmo tendo poucas
informações podemos fazer as seguintes perguntas:
Existe algum símbolo religioso nessa moeda? O rei é representado com algum tipo de adereço? Isso quer passar que tipo de imagem? O material da moeda indica prosperidade econômica ou pobreza do reino? Lembre-se: são as perguntas que movem a História!
A confecção de moedas não foi a única tecnologia que o Império Axum desenvolveu. Os axumitas desenvolveram sua arquitetura a partir do trabalho em pedras. Templos, Igrejas, palácios e outras construções gigantescas feitas a partir das pedras!
Atualmente as igrejas são patrimônios da Humanidade e estão protegidos pela Unesco.
Além da arquitetura ser usada dentro do culto religioso, o Império Axum desenvolveu um costume de construir obeliscos, chamados de estrelas, para servir de túmulo dos reis que morriam. Inclusive, a bandeira da atual Etiópia contém estrelas em referência aos seus primeiros reis.
Essa prática de construir obeliscos deixou de ser usada quando o rei Ezana (333d.C - 356) se converteu ao cristianismo e alterou uma série de práticas religiosas e de costume. A partir de então a fé cristã se tornou um dos pilares do Império Axum.
Além do cristianismo, os símbolos judaicos também fazem parte da história do Império Axum. Se você já assistiu “Indiana Jones e os caçadores da Arca perdida”, sabe que o arqueólogo procurava a Arca da Aliança, tesouro judeu onde os 10 mandamentos supostamente estão guardados.
Se o Harrison Ford tivesse escutado o episódio do História em Meia Hora e pesquisado um pouco mais, saberia que, de acordo com os etíopes, a Arca da Aliança está em uma Igreja na Etiópia!
Hey, @harrisonford, check out my podcast if you play a role in another Indiana Jones!
O Império Axum também foi o lugar onde São Elesbão e a Santa Efigênia atuaram e ficaram conhecidos aqui no Brasil por serem dois santos da Igreja Católica negros. Dessa forma os escravizados também teriam algum tipo de proximidade com a fé cristã, de acordo com a Igreja.
Gostou do fio? Aprendeu algo? Se sim, quebra um galho: dá um RT no primeiro tuíte e, se quiser, ouça meu podcast sobre o incrível Império Axum!
Saiu uma série na Netflix chamada "Anne Frank, Minha Melhor Amiga". Bora conhecer um pouco mais da história real dessa jovem com esse fio 🧶? #historiaemmeiahora
Anne Frank foi uma criança e adolescente extremamente talentosa e com um potencial criativo fora do comum, mas infelizmente viveu em um período muito complicado na história da humanidade. Com sua família, Anne precisou se esconder dos nazistas por mais de dois
anos!
As coisas começaram a ficar complicadas para a família Frank na Alemanha. Anne precisou ir para a casa de sua avó por alguns dias antes de irem para a Holanda. A sra. Rosa Holländer era carinhosa e influenciou muito sua neta. A morte da avó foi um grande trauma na vida de Anne.
Você provavelmente já ouviu falar na internet que na época da Ditadura não existia corrupção no Brasil. Mas será que isso é verdade?
Se liga nesse fio 🧶 e bora falar de corrupção na Ditadura Militar! #historiaemmeiahora
Como falei no episódio do meu podcast, a Ditadura é um tema que mexe com as emoções de muitos. As reações mais comuns são revolta, saudosismo e até tristeza. A história dos militares na política brasileira é antiga e precisa ser estudada com cuidado.
Um dos personagens mais comuns nas investigações sobre corrupção foi o Ministro da Fazenda, Delfim Netto. Além dos casos que falei no episódio, Netto ainda foi acusado pelo Ministério Público de desviar verba pública em um empréstimo da Caixa para o dono da empresa Coroa-Brastel.
Sobre globalização, escrevi um texto pro site Jornal Folk:
Saci x Thor
Lucas nasceu no Rio de Janeiro e tem 15 anos. Aslan em Istambul, na Turquia. Ambos nasceram em 2005 e isso é o suficiente, nos tempos atuais, para se compartilhar muita cultura. Lucas e Aslan possuem diferenças geográficas exorbitantes, mas hoje em dia isso não é um problema.
Lucas e Aslan fazem vídeos no TikTok, Lucas e Aslan assistem os mesmos seriados na Netflix, Lucas e Aslan possuem perspectivas e opiniões sobre o mundo que são até bem parecidas. Lucas e Aslan poderiam facilmente se conhecer jogando Fortnite ou algum outro jogo online.
Já ouviu falar de Simón Bolívar, o Libertador da América? Se liga nesse fio 🧶 #historiaemmeiahora
Como falamos no episódio, Simón Bolívar foi um dos maiores líderes do processo de independência da América Latina. Seu nome é lembrado até hoje em símbolos de vários países diferentes espalhados pelo continente.
Muito do que Simón Bolívar foi em sua fase adulta pode ser creditado aos ensinamentos que recebeu de seus professores em sua adolescência. Andrés Bello e Simón Rodríguez trouxeram ao conhecimento do Bolívar o pensamento iluminista que estava crescendo e tomando forma na Europa.
Tá rolando uma treta pesada entre a Rússia e a Ucrânia e tem gente que fala até em Terceira Guerra. Bora entender um pouco mais sobre o que tá rolando? Se liga nesse fio 🧶 #historiaemmeiahora
Os conflitos entre Rússia e Ucrânia não começaram
agora. Para entender isso é preciso voltar ao século X! A formação dos dois países está intimamente ligada a uma história em comum a partir da Rússia de Kiev (ou Russ de Kiev).
Ao longo dos anos, um dos locais mais importantes para o Império Russo e posteriormente para a Rússia moderna era a Crimeia. Ter o controle dessa região representava a oportunidade de ter acesso ao Mar Negro e ter contato comercial e também militar com áreas de interesse.