Um artigo recente fez com que muitas pessoas de modo equivocado falassem que o RNA mensageiro da vacina da Pfizer poderia se integrar ao nosso material genético.

@mab_sp125 e eu vamos apontar os problemas do artigo e onde estão os erros dessa interpretação 👇🧶
A transcrição é um processo em que se cria uma fita de RNA a partir de uma fita de DNA, ou seja, é como se pegássemos informações específicas do material genético para criar uma receita que pode dar origem, entre várias moléculas, a proteínas.
Já a transcrição reversa é quando um RNA é transformado de volta em um DNA. Esse processo é importante para as células, utilizado por alguns vírus para incorporar seu material no genoma do hospedeiro e também é usado para técnicas de biologia molecular!
Mas é importante destacar uma coisa: em geral, esse processo ocorre em condições muito específicas.

Primeiro, em células humanas saudáveis, o RNA maduro está numa parte da célula bem diferente do DNA, fisicamente distantes deplatformdisease.com/blog/mrna-vacc…
Segundo, essa atividade de transcrição reversa não é vista de forma significativa em células humanas maduras e saudáveis. Em quais situações vemos bastante essa atividade?

Vemos em alguns vírus de RNA, como o HIV, que transforma seu RNA em DNA.
Mas só a ação da transcrição reversa não é suficiente para ele colocar esse DNA (vindo de seu RNA) no NOSSO DNA. Precisa de um segundo elemento que vá integrá-lo nele, chamado de (pasmem) integrase.
Também podemos ver em contextos específicos da célula: durante a divisão celular, que envolve uma molécula chamada LINE-1.

Porém, esse mecanismo dificilmente acontece em células saudáveis. Onde vemos muito? Em células cancerígenas ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/artic….
Por que tudo isso é importante? Porque vai nos ajudar a entender as falhas metodológicas deste artigo. Os cientistas usaram células conhecidas como Huh7, para analisar se o RNA da vacina da Pfizer poderia se integrar em seu material genético.
As células Huh7 (células tumorais do tipo epitelial) são células “imortais”, com uma capacidade imensa de se reproduzir. Essas células foram estabelecidas em 1982 (!) a partir de células cancerígenas de fígado de uma pessoa de 57 anos com esse câncer. huh7.com/#:~:text=Huh%2…
Só por esse fato, a gente vê a primeira falha: não estamos falando de células saudáveis, o artigo utiliza células cancerígenas, que apresentam de forma significativa esse mecanismo de transcrição reversa, para avaliar o contexto da vacina da Pfizer.
Outro ponto relevante: 48h após a exposição a vacina de RNA, o CONTROLE do experimento, que não recebeu vacina alguma, tem um aumento da expressão da LINE-1 muito SUPERIOR às concentrações da vacina testadas.
Os autores do estudo compararam a expressão de LINE-1 pela vacina não com seu controle mas fora do experimento. Um erro grave que inviabiliza totalmente essa conclusão.

Não há evidência de expressão de LINE-1 pela vacina.
E o que faz essa LINE-1 e por que estamos falando dela?

Bom, essa enzima é capaz de fazer um “copia e cola” em nosso DNA. Ela é capaz de pegar um pedaço de DNA, transformar em RNA, novamente em DNA e integrá-lo no genoma.
Mas a metodologia que foi proposta pelos autores não suporta o raciocínio de “se eu mostrar que vacina faz uma célula expressar LINE-1 eu mostro o mecanismo pelo qual pode haver integração do mRNA da vacina no genoma."
Entretanto vejam que o estudo não mostra que a vacina causou expressão de LINE-1 mas essas células cancerígenas expressam LINE-1 independentemente da vacina. Vide acima o experimento que mostramos.
Então o que houve? Simples: as células cancerígenas, como a escolhida para o estudo, expressam LINE-1. É uma das múltiplas potencialidades de uma célula cancerígena.

1- nature.com/articles/gim20…
2- ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
A escolha dessa célula para o presente estudo gera um viés imenso na metodologia e erros importantes na interpretação dos dados, porque o metabolismo dessas células cancerígenas em nada tem em comum com nossas células saudáveis. Não pode ser usado como um modelo.
Fora isso, apenas um experimento do estudo mostra que TALVEZ o mRNA se transformou em DNA dentro da célula cancerígena em questão.

Mas não houve qualquer experimento mostrando que se integrou no genoma.
E, justiça seja feita, os autores não afirmam isso no estudo todo (que os dados sugerem uma integração).

Mas estamos vendo pessoas por aqui e em outros locais afirmando tal fenômeno, o que sugere um não entendimento do estudo, ou uma postura de má fé orientada para desinformar.
Essa molécula (um DNA avulso), no interior da célula, seria rapidamente degradada, portanto, para quem conhece biologia molecular, não há plausibilidade biológica para concluir que haveria potencial de integração de DNA em uma célula saudável, considerando os experimentos feitos
Portanto, MESMO se não houvesse as falhas metodológicas acima, NÃO É POSSÍVEL concluir que um resultado como esse apontasse para uma integração desse DNA (vindo de um RNA) para O NOSSO DNA.
Ah, tem mais um ponto importante, que mostra o quão diferentes são estudos laboratoriais do que ocorrem em nosso corpo: a dose da Pfizer é de 30mcg. Vamos partir desse princípio de 30mcg de mRNA. Dados de biodistribuicao apontam que 20% chega ao fígado. ema.europa.eu/en/documents/a…
Mesmo considerando que o que foi medido foi a membrana lipídica da vacina, vamos considerar que chegasse no nosso fígado 6mcg de mRNA numa dose de Pfizer. O que fizeram no experimento?
Usaram 4mcg para cada 200.000 células cancerígenas por poço de 2mL das placas de cultura. Acontece que nosso fígado tem cerca de 200.000.000.000 de células que receberiam 6mcg de mRNA. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16930941/
Estamos falando de uma dose de cerca de 1.000.000 maior do que poderia ocorrer no nosso corpo. Acumular uma quantidade brutal de mRNA dessas pode facilmente propiciar artificialmente uma reação a formar pequenos fragmentos de DNA num ambiente com LINE-1
Em resumo: modelo usado no estudo equivocado. Experimento de expressão de LINE-1 errado. Não há experimento que mostra integração no genoma.
Portanto, é mais um estudo complicado, com falhas importantes e que não nos dá base para concluir que haveria qualquer integração por parte da vacina da Pfizer ao nosso DNA.

Cuidado com essa desinformação que, anda e vira, e retorna de forma oportunista
E cuidado com interpretações de "potenciais" dentro de algo que, pelo conjunto de experimentos e viéses metodológicos, não é capaz de acusar esse mecanismo, nem sua potencialidade para esse contexto investigado pelo artigo. É sobre biologia molecular
Versão do fio publicado no perfil do sempre relevante @mab_sp125
Agradecimento especial para @bardinidouglas @Oparbento1 @alinefortuna2 @BrunoRobalinho @josegallucci @NaimeDr @AnaCarolPecanha @seleno_glauber e a Mari (não tenho o @ dela :( ) que sempre contribuem com ótimas discussões - e uma delas foi essa!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻

Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Mar 9
Pessoal, não façam isso com quem convive com um transtorno psiquiátrico. Não tenham esse nível de insensibilidade e desrespeito. Independente da opinião de vocês sobre qualquer assunto, não sejam a pessoa que USA as vulnerabilidades de outros em prol de sua narrativa.
Gente, queria agradecer por todo o apoio e carinho. Em uma situação mais normal, eu ne mteria visto o comentário. Mas somou do momento ser complicado e de ele vir na sequência que fiz a postagem, aí somou tudo. Já tomei algumas atitudes aqui, e só agradecer mesmo
Read 4 tweets
Mar 9
🚨BAIXAS COBERTURAS VACINAIS PARA A POLIO🚨
@g1cienciaesaude destaca o ressurgimento da polio em Israel🇮🇱 e uma nova cepa registrada no Malaui🇲🇼 (sudeste da África) e as baixas coberturas em 2021 para essa vacina no Brasil🇧🇷.

Há risco para a reintrodução da polio por aqui!👇🧶
Segundo a matéria: "Considerando todas as (3) doses, a cobertura vacinal era de 96,55% em 2012. Em 2021, caiu para 59,37%. A mais baixa foi a da dose de reforço dada aos 4 anos: apenas 52,51% das crianças receberam essa dose em 2021, segundo os dados do DataSUS até 6 de março."
Segundo @gersonsalvador na reportagem, "até 2015, a cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil se aproximava de 100%". A partir de 2016, ocorreu uma "queda vertiginosa" g1.globo.com/saude/noticia/…
Read 13 tweets
Mar 9
Recentemente, um estudo associou a infecção viral pelo vírus Epstein-Barr a um risco maior (32x) para esclerose múltipla, podendo estar presente antes do desenvolvimento da doença!

Vamos comentar um pouco sobre esse estudo, trazendo dados para outras doenças e vírus também 🧶👇
MELL NÃO QUERO LER FIO LONGO!
Bora para as principais conclusões:
🔹O risco de EM aumentou 32 vezes após a infecção pelo EBV
🔹MAS não aumentou após a infecção por outros vírus, incluindo o citomegalovírus de transmissão semelhante.
Vamos a algumas apresentações, antes de entrar nos dados:
1⃣MIELINIZAÇÃO - é o processo de cobrir partes do axônio com um revestimento que funciona como um isolante elétrico (a bainha de mielina). Um tipo de célula que a produz é o oligodendrócito
Read 29 tweets
Mar 9
Dados sobre vacinação + reforço no contexto da COVID-19:
- Comparado com totalmente vacinados + reforço, os NÃO VACINADOS têm um risco:
🔹11x maior de testar positivo
🔹67x maior de hospitalizar
🔹180x maior de ir a óbito

🧶👇

Os dados são do Arizona🇺🇸 e podem ser conferidos aqui:
Os dados são de Janeiro/22, a partir de indivíduos acima de 18 anos, totalmente vacinados que receberam o reforço, comparado com indivíduos não vacinados.

Read 9 tweets
Mar 8
Em 2020:
🔹Observou-se quedas chegando a 65% na aplicação de algumas vacinas em alguns estados brasileiros
🔹No mundo, reduções de ~30% foram vistas nos primeiros meses de 2020

O texto é da @PesquisaFapesp de Ricardo Zorzetto, e vou comentar um pouco abaixo os riscos disso 🧶👇 Image
Nós já estávamos vendo uma tendência de queda nessas coberturas em anos anteriores. Na tabela do fio abaixo, em vermelho, a gente já vê coberturas baixas, em vermelho, sinalizando que a meta para aplicações daquele imunizante não foram atingidas
Altas coberturas vacinais tem salvado vidas e evitado prejuízos a saúde ao longo dos anos, não só no Brasil, mas no mundo. Nesse fio, comento a partir de dados do Our World in Data sobre o benefício dessa proteção para o indivíduo e para a sociedade
Read 23 tweets
Mar 8
Não foi uma vez que estive em mesa redonda/painel de congresso em que o nº de mulheres era muito inferior ao de homens - quando eu não estava sozinha. Não foi uma vez em que me vi em uma reunião de homens vendo o deboche na cara de um deles para minha fala.👇🧶
Também não foi uma vez que fui alvo de agressões de diversas formas, por ser mulher/jovem/bonita ou por existir naquele lugar, naquele momento, falando o que não deveria ser dito. Não foi uma vez que recebi ameaça contra minha integridade e minha vida.
Infelizmente não foi uma vez que eu me vi violentada de diversas maneiras. Não foi uma vez que vi homens tentando diminuir meu sucesso, seja por comentários diminuindo minha conquista, seja por ações prejudicando minha imagem.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(