Caminhos decisórios levaram à derrocada da segregação sul-africana. A Central #DATADOC de Jornalismo de Dados, preparou um fio para você entender a trajetória dos fatos. Confira o fio.
No histórico dia 17 de Março de 1992, 68,7% da população branca sul-africana votava pelo fim do Apartheid, em vigor desde 1948. Veja aqui o gráfico da votação: bit.ly/3JjrhYL
Na época do imperialismo, a África teve suas regiões disputadas pelos países europeus na política exploratória dos seus recursos naturais. A formação da África do Sul passa pelos holandeses e britânicos no século XIX.
A este século remonta a criação da "Lei de Passe" pelos súditos da Inglaterra na política de restringir a circulação das pessoas negras nas áreas ocupadas pelas pessoas brancas.
Os brancos representavam um quinto da população da África do Sul e tinham direito a 92,5% das posses de terras. Já os negros, eram maioria dos habitantes (dois terços da população) , mas só tinham acesso a 7,5% das terras.
Em 1948 chega ao poder Daniel François Malan, do Partido Reunido Nacional, com a plataforma do Apartheid, implementando em todas as estruturas, medidas restritivas e punitivas à população negra.
O sucesso do regime se deu às custas do apoio ideológico à superioridade racial, apagamento das religiões africanas e eugenia - ideário racista e discriminatório também tinha como pano de fundo interesses econômicos na região.
Outras etnias como mestiços e indianos também sofriam com restrições de livre deslocamento, mediante apenas o uso do passe. Salários inferiores, má qualidade de educação, proibição do casamento entre brancos e negros e manifestações, eram também imposições do sistema.
As primeiras manifestações contrárias à segregação racial surgiram a partir da criação do Congresso Nacional Africano (CNA), partido politico voltado para os direitos dos negros. Mandela era um dos líderes, sendo preso em 1962 e condenado à prisão perpétua dois anos depois.
Já em 1976, ocorreu o Levante do Soweto - considerado o início da derrocada do Apartheid. Com 600 mortes de manifestantes e 13 mil presos, a violência se espalhou pelo país, levando a centenas o número de mortos.
A insegurança nacional, faz o sistema dominante buscar nas lideranças da CNA formas de apaziguar as manifestações, por isso os líderes condenados à prisão perpétua, como Nelson Mandela, foram libertos e os direitos gradativamente reintegrados.
Em 1994 após movimento de redemocratização, Mandela é eleito presidente e a África do Sul, volta a integrar a ONU com o fim do Apartheid.
🗓️A HISTÓRIA DOS DEZ DIAS QUE NUNCA EXISTIRAM NO CALENDÁRIO
Cinco de outubro de 1582 nunca existiu. Nem o dia seis, nem o sete... Na verdade, dez dias sumiram do calendário. As pessoas foram dormir na quinta, 4, e acordaram na sexta, 15. Entenda o que aconteceu.🧶👇🏽
Provavelmente, você já ouviu falar do calendário maia (aquele que supostamente "previa" o fim do mundo em 2012), do calendário chinês, do judaico...
Ao longo dos séculos foram usados vários tipos de calendário para contar os dias em diferentes sociedades e culturas ao redor do mundo. Existem aproximadamente 40 calendários em uso ainda hoje.
Há 80 anos, frequentadores da Praça do Ferreira se aglomeravam para vaiar o sol que teimava em aparecer. Registrado por um repórter do O POVO, o episódio daquele 30 de janeiro de 1942 virou um marco da irreverência cearense.
“Iêêêêêêêêiii!”. Para quem é cearense ou admira a cultura do Estado, sabe bem o som da estridente vaia. Era 30 de janeiro de 1942, quando o sol resolveu “dar as caras” em Fortaleza, após dias de chuvas intensas.
Naquele dia, uns contam que o tempo estava “bonito para chover”. Outros que chovia forte há dois dias, entrando no terceiro. O Ceará, vindo de uma seca, clamava para que o sol desse uma trégua por mais uns dias,mas ele, naquele 30 de janeiro, teimou e apareceu avermelhado no céu.
Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.
Neste fim de ano, em meio à pandemia de covid-19 - embora com queda acentuada das curvas de mortes e infecções - crescem no Brasil os casos de gripe. As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas.
O conhecimento e a reação aos sintomas são necessários diante dos riscos de transmissão da covid-19. Conforme orientações do @minsaude, uma pessoa infectada deve, além de procurar atendimento, ficar isolada de outros indivíduos e fazer quarentena durante 14 dias.
Não, eles não são "os últimos românticos" e nem vivem em um conto de fadas. Saiba se você é um e ainda não sabe. Entenda o significado no fio,🧶👇🏾
Você já conheceu uma pessoa inteligente, bonita, simpática e — olha só! — solteira, e mesmo assim não sentiu vontade nem de dar uns beijos, ainda que houvesse abertura para tal?
Só fica atraída(o) por alguém depois de meses de muitos encontros e longas conversas? Você acha que as pessoas falam demais de sexo, como se fosse a coisa mais importante do mundo?
PAULO FREIRE: POR QUE O PENSADOR BRASILEIRO MAIS CITADO NO EXTERIOR É O MAIS POLÊMICO NO PAÍS
Em 2021, faz 100 anos que nasceu Paulo Freire. Para lembrar essa data, O POVO começa a publicar uma reportagem especial sobre o patrono da educação brasileira. É só seguir o fio.
Depois da experiência de alfabetização de adultos em Angicos (RN), em 1963, a proposta de Paulo Freire seria aplicada no Plano Nacional de Alfabetização (PNA), do governo João Goulart, cuja implementação foi interrompida pelo golpe militar em 31 de março de 1964.
A proposta de Paulo Freire era que as pessoas aprendessem a ler e escrever a partir das questões existentes na realidade em que viviam, tomando consciência dos problemas e dos próprios direitos e deveres. Ler o mundo para então ler as palavras.
#ParalimpiadasOPOVO | O Time Brasil conseguiu, só hoje, duas medalhas de ouro no lançamento de disco e mais três medalhas de prata, garantindo o sexto lugar na classificação geral.
O atleta mineiro conquistou o ouro no lançamento de disco da classe F56 na noite do último domingo das #Paralimpíadas de #Tokyo2020, criando um novo recorde paralímpico para o lançador brasileiro🥏: bit.ly/3DvuJgj
Tênis de mesa🏓: Bruna Alexandre é prata após jogo duro com australiana: bit.ly/3sZRowD